Convite infantil – Tema Meninas Superpoderosas.

Olha, não vou enganar, não. Evito encomendas com temas para convite de personagens disney, de revistas, séries, desenhos de canais infantis e todo e qualquer design já criado. Vou explicar porque. Quando crio gosto de ter liberdade na criação, inovar e quando posso, ousar. Isto é quase impossível para personagens já criados. O desenho, cores, design em geral, já foi concebido, fica-se preso ao que já foi criado, e mais, limitado a criar o que já se espera encontrar, como cores dos elementos que compõe o personagem. Além de limitador, é um pouco frustrante, pelo menos para mim, criar o que já se conhece, o elemento surpresa é quase sempre difícil de se estabelecer.

Bem, como disse QUASE impossível, pois demanda maior pesquisa e criatividade para ver o que já existe e tentar inovar. Um desafio, sem dúvida alguma, mas não impossível.

Ano passado minha sobrinha escolheu um tema conhecido e bem usual também, princesa, mas até hoje recebo constantemente pedidos de encomenda do convite que criei. Não podia fazer feio este ano, não é?

A questão é que este ano o desafio foi bem maior! Criar um convite cujo tema é “As meninas superpoderosas”, admito, me assustou. Não conhecia a história, apenas o desenho das personagens, que tem forte referência japonesa, cabeças e olhos grandes, corpo pequeno, sem definição de mãos e pés. Não é meu estilo, mas topei o desafio.

PROCESSO CRIATIVO

Fui correr atrás do porque da escolha do tema junto à aniversariante, um pequeno briefing, para tentar acertar no design. Claro que ajuda bastante conhecer o gosto da cliente, já sabia da preferência pelo rosa, pelos brinquedos bem femininos, a vaidade e delicadeza, e que é uma menina super obediente e correta. A resposta à minha pergunta não me surpreendeu, ela escolheu o tema porque,  “_ Ah! Porque elas salvam as pessoas, tia!” Que fofa! Só podia ser minha sobrinha!

Muito bem, respostas respondidas, fui atrás de referências. Acreditem, assisti vários episódios do desenho, já estava até decorando os textos! Descobri o porque da criação do desenho e até li um pouquinho sobre o autor. Acabei com a ideia fixa de criar algo que contasse um pouquinho da origem das meninas, pois achei mais interessante na historinha animada e mais próximo da ideia de solidariedade extraída por minha sobrinha.

Para quem não sabe, as meninas superpoderosas surgiram de uma experiência laboratorial, mais propriamamente de uma mistura de elementos que as simbolizam, pimenta (temperos), açúcar, e tudo que há de melhor no mundo. Por acidente um outro elemento foi adicionado, o elemento X, que deu os superpoderes às meninas. Na minha interpretação ele melhor representa a imaginação e a fantasia.

Resolvi criar um convite que ilustrasse esta origem. Pensei primeiro num tubo de ensaio com os elementos dentro, mas achei muito pouco original. Optei por desenhar um beaker com cada elemento disposto em sequência num círculo que ao ser girado ia adicionando-os ao vidro e no final apresentava os superpoderes escolhidos pela aniversariante.

preview_layout_1_meninas_superpoderosas

Preview do primeiro layot do convite tema meninas superpoderosas. Criação, Favas Design.

ARTE FINAL

Achei o resultado interessante, mas não muito feminino e delicado, traços marcantes da personalidade de minha sobrinha.

Então preparei um segundo layout, com um elemento ainda muito associado ao universo feminino, o da culinária. Ao invés de um beaker, recorri a panela, de cor preta, parecida com as de barro, que por sinal, é utilizada na abertura do desenho. Como fundo, usei o verde limão, tom que associa o paladar e a natureza, aproximando mais a um design campestre, rústico e combinando também com os traços fortes na cor preta do desenho das meninas.

Ao invés de inserir os elementos no círculo, resolvi deixá-los soltos, para criar maior interação do convidado, criando um convite-brinquedo. Bastava tirá-los dos potinhos desenhados e colocá-los dentro da panela, recortada e em uma camada sobreposta ao fundo do convite. No texto de introdução o convidado foi orientado a girar a colher na panela para ler a conclusão do texto e conhecer os superpoderes escolhidos pela aniversariante. No verso inseri os dados da festa.

Como já imaginava, foi o escolhido.

convite_meninas_superpoderosas Arte final do convite tema meninas superpoderosas. Criação e confecção, Favas Design.

 

Para melhor compor o estilo adotado optei pelo envelope em papel kraft.

Também preparei as tags de agradecimento para as lembrancinhas, caixinhas também em papel kraft com cupcakes produzidos e decorados pela avó da aniversariante, minha mãe, com superpoderes açucareiros! :)

lembrancinhas_meninas_superpoderosas

E aí? O que acharam?

Até!

12 Deixe aqui seu comentário:

Bird disse...

Fabi suas criaçoes sao de tirar o folego!! :)

Oh sei que vc é supoer ocupada, mas se vc tiver algum PAP ou tutorial algum dia e quiser vir mostrar la no Bord Craft, é so me dizer ok? ;)

beijocas

Leticia disse...

Fabi
Como sempre uma loucura heim? Super criativo e bonito!!!!!
Vê se não some muito! Ficamos com saudadessssss! Se bem que vi o seu coment que vai mudar... ai, vai ficar uma loucura, né?
Te desejo super sorte... ah! Quero ver sim as suas adaptações!!!!! E se vc permitir, postar! :-)
Beijos
lelê

Priscila disse...

Fabi!!!!!
Estou encantada! Quanta criatividade! Bom gosto. Fico admirada com o cuidado que você dispensa a cada trabalho. Quanto carinho. O convite ficou o máximo! Adorei as tags!
Bjs.

Fla disse...

Fabi, será que eu preciso dizer que ficou lindo de viver? Amo seu trabalho.
Viu, deixa eu te perguntar uma coisa, você também faz logotipos? Se sim, manda um email pra mim? Queria pedir um orçamento!
Beijos

Simone Scharamm disse...

Oi, Fabi,
Que maravilha esses convites! O que eu acho mais bacana é toda a pesquisa que você faz antes de desnvolver o tema...incrível!!!
Também adoro pesquisar pras minhas festinhas!
Parabéns!!! Ficou um super-convite-poderosdo!rs! E as lembrancinhas??? Lindas e apetitosas! Parabéns pra mamy!
Beijos! A Sophia já está bem? Espero que sim.
Ótima semana!

Jaque disse...

MEU DEUS!!! Você está de parabéns não só pelo design, mas por toda explicação do conceito de criação. Isso mostra o quanto você é profissional, criativa e mais ainda, super inovadora!
PARABÉNS!!!
Bjos, Jaque

FabiolaTeles disse...

Lindo demais.
Fabiola.
http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

Ana Carolina Peixoto disse...

Amiga, ficou lindo!!!!! Como sempre muito capricho! Tudo muito clean e alegre!
bjs,
Carol
PS: Depois pasas lá o blog... tem o JP com o conj de moleton que vc deu!

joicy disse...

Cheguei aqui por intermédio do blog Feito a Mão e estou adorando tudo isso! Você tem mãos de fadas, sabia?! Tanta coisa linda e bem do jeito que eu gosto, original! Em comum, temos o nome de nossas filhas, a minha Sophia também é muito sapeca , levada da breca! E ainda tem só 11 meses. rsrs
Um beijo grande e Parabéns pela criatividade.

Anônimo disse...

I just signed up to your blogs rss feed. Will you post more on this subject?

Luci Cardinelli disse...

aahhh vc ainda pergunta o que achei? se gostei? Ficou lindo como sempre.
Sou sua fã!

beijos e ótimo final de semana!!

Katia Bonfadini disse...

Fabi, que peças lindas!!!! Só você pra criar algo tão diferente e criativo com um tema já existente!!!! É preciso ser muito talentosa como vc pra conseguir esse feito, parabéns!!!!! P.S.: Acho que vou comer seu alfajor... hoje quase não resisti, rsrsrsrs! Será que a gente consegue se encontrar na semana que vem? Bjs!