Decoração do apartamento

Conforme prometido, hoje vou falar um pouco da decoração do meu atual apartamento.
Antes de virmos morar aqui, André o alugava e por isso nunca deu muita atenção à reformas ou decoração.
O encontramos em bom estado, mas com o mesmo projeto e materiais de quando foi construído. O chão era de ardósia, os armários de madeira bem ruinzinha, e o projeto da sala muito estreito. Como a frente do prédio dá para a mata, a iluminação não é muito boa. Além disso, a cozinha não tem janelas, pois emenda na área de serviço, que só dispõe de dois pequenos basculhantes. É o clássico "apertamento", sabem? Um dois quartos bem justinho. :)
Então, juntos tomamos algumas decisões para tentar deixá-lo mais amplo, iluminado, aconchegante e com nossa cara.
Comprei várias revistas de decoração para nos ajudar a definir a melhor solução, e acabei achando uma ótima idéia para apartamentos pequenos na edição n.6 da "Casa & Decoração". Infelizmente tiraram a matéria com a foto que me inspirou do site, mas o nosso projeto acabou ficando bem parecido com o da revista.
Pela planta original a localização da porta da cozinha dificultava uma boa disposição dos móveis e acomodação da TV na sala, então, unindo o útil ao agradável, já que a cozinha era escura, quebramos e fizemos uma cozinha americana. A marcenaria deu muita dor de cabeça, não tivemos sorte com o marceneiro, mas o resultado final, fora alguns detalhezinhos, ficou bem a contento. Eis a cozinha atualmente:


A porta foi idéia minha, e modéstia à parte, deu todo um charme à sala. Desenhei para o marceneiro a posição certinha dos espelhos e dos "bits", para que ficassem sincronizadinhos.
Bem, como nenhum dos dois é arquiteto, designer de interiores ou engenheiro, defeitinhos acabaram aparecendo. Por exemplo, esqueci de pensar num detalhe básico para as portas, o puxador. Ficaria muito mais bonito se fosse embutido, mas com a porta já pronta, não deu, então acabamos optando por um de inox escovado e em linhas retas, para acompanhar o restante da decoração da sala.
A bancada ou "passa prato", como alguns chamam, teve a parte que dá para a sala laqueada, com detalhes de bits também, e a que fica para a cozinha revestida em fórmica. O porém é que não pensei na parte de baixo, sobreposta ao piso sem proteção nenhuma para lavagem do chão. Mas tudo bem, o piso é próprio para cozinhas, e de fácil limpeza, dispensando lavagens pesadas. Ufa! Um alívio. Outro detalhe que passou desapercebido e incomoda bastante na limpeza do dia-a-dia é o trilho da porta de blindex. Quando a instalamos para separar a cozinha da área de serviço o chão já tinha sido trocado, então o trilho ficou para fora. Urg! Junta sujeira e para limpar é um porre! Fazer o que. Agora é aguentar.
No geral o projeto ficou bem legal e bonito.
Na sala decorei com móveis modernos, linhas retas, e escohi uma mesa com tampo em vidro, pois li que amplia o espaço. Realmente faz diferença.
No início, quando desenhei a estante e pensamos na posição dos móveis, arrumamos o sofá de frente para a estante, separando os ambientes de "home theater" e sala de jantar com um "buffet" . Mas depois de um tempo resolvi mudar, pois reparei que as visitas sentavam à mesa ao invés de no sofá. Acho que diminuía muito a sala também. Então rearrumei o sofá paralelo à mesa, e usei o buffet como rack para a TV. Deu super certo e ampliou bastante o ambiente. É claro que se não tivêssemos quebrado a parede isso não seria possível. Esta alteração possibilitou uma decoração muito mais flexível para a sala.
A estante também se acomodou bem como suporte à mesa de jantar, e hoje guarda utensílios e outras coisinhas. Olha só a bichinha:

Bem simples, mas muito funcional. Quando a projetei pensei em todos os bagulhos eletrônicos que André tanto gosta. Ela acomoda bem até uma impressora à laser multifuncional, grandona, que na época que foi comprada reclamei um bocado mas que hoje me ajuda um tantão na produção de meus convites e demais artes gráficas. Tive que dar o braço à torcer, né, gente? :)
Os puxadores da estante, se tivesse lido o artigo da Lúcia do Criative-se antes da reforma, seria diferente do atual. Isto porque ele é bonitinho, mas ordinário para quem tem filhos pequenos. Rezava cada vez que Sophia se mexia perto dele quando a televisão ficava sobre a estante. Ele é pontudo, super perigoso para o pequerruchos. Mas agora com a televisão em outro lugar ela quase não chega mais perto deles, graças a Deus!
Nos quartos, fora os pisos, só mexemos nos armários. Não tinha muito mais a fazer também. O orçamento já estava ficando acima do esperado, e os projetos de iluminação sairam da nossa cabeça. Deixamos a sala e os quartos com luminárias comuns mesmo. Os armários desenhei conforme umas idéias que tirei de revistas e segui o mesmo desenho da bancada e estante da sala, laqueados com detalhes de bits. Ficaram bonitos, mas demoraaaaram para ficar prontos que já estava ficando sem fios de cabelo de tanto puxá-los! :)
Vejam o do quarto de casal:

Ainda faltam uns detalhes na decoração do quarto, como algum quadro ou espelho em cima da cabeceira da cama, mas acabo deixando sempre para depois.
Caramba! Este post está ficando longo! Mas já vou acabar, só falta o quarto de Sophia. O principal, gente!
O quartinho de Sophia, nem preciso dizer, foi pensado com o maior carinho. Queria personalizá-lo, dar uma carinha alegre, mas sem encher muito de cores e detalhes porque acho que lugar de dormir tem que ser bem claro, suave, clean. Como nos mudamos na mesma época que comecei a pensar na festa de um ano dela, acabei optando em decorar o quarto no mesmo estilo da festa, ou seja, MDF coberto com tecido e pintado.
Escolhi três cores que adoro, e acho bem alegres, verde claro, amarelo, e laranja. Procurei por estampas com estas cores e floridinhas, para ficar bem feminino. Desenhei flores, borboletas, joaninhas e uma árvore, que serve como porta-retratos, e pedi à mesma loja que fez os bichinhos do aniversário para recortar o MDF.
A inspiração, tanto para a decoração da festa, quanto para o quarto, veio de um catálogo de uma loja de roupa infantil, mas procurando por mais idéias na internet acabei achando uma loja super fofa que trabalha justamente nesta linha de decoração, a Bloom. A diferença é que eles usam adesivos de parede e eu escolhi pintar. Acho mais bonitinho para quarto de criança, dá um ar de "feito por mim", meio escolar, sei lá.
Pois bem, pintei os recortes, cobri com os tecidos e depois colei-os na parede. Ficou bem bonitinho. Ia cobrir o bandô com uma cortina em tecido, mas acabei desistindo por causa da alergia respiratória de Sophia. Aliás, por conta dela tive que tirar a maioria dos bichinhos de pelúcia que ela ganhou, uma pena. Mas tudo pela saúde da filhota, né?
A idéia da árvore porta-retratos tirei de uma foto que vi numa revista, era feita também em MDF, mas servia de cabideiro. Muito legal também. Confiram como ficou bonitinha a decoração do quarto da minha fofucha:


Bem, pessoal, para quem gosta e tem facilidade, nada mais prazeroso do que nós mesmos criarmos e fazermos a decoração da nossa casa e, principalmente, do quartinho dos nossos filhos, não é não? Mas acreditem, um profissional é sempre muito bem vindo! Nos previne de muita dor de cabeça... :)
Quem quiser saber direitinho como eu fiz a decoração do quarto de Sophia ou tirar dúvidas sobre outras coisas que postei por aqui, fique à vontade de me enviar um e-mail, ok? Vocês podem encontrar o meu no link "contatos" na barra de navegação do blog.
Também tenho outros sites e blogs internacionais para indicar que achei bem interessantes sobre os temas decoração e artesanato, e que vira e mexe dou uma olhadinha para me inspirar. Vou listar alguns:
-Ohdeedoh;
-Decor8;
-Design sponge;
-Etsy;
-True up;
-Made by girl;
-Oh!Joy!
-Armelle Blog;
-Hostess with the Mostess.

Dos nacionais, os que mais gosto e acompanho ando atualizando no meu "blogroll" na barra lateral. É só ir acompanhando que estou sempre incluindo um novo que conheci e gostei.
Então é isso. Muita criatividade para todos!
E inté!

18 Deixe aqui seu comentário:

Rosi disse...

Nossa Fabi
Que linda sua casa. Quanta criatividade, heim moça?! Adorei.
Acabo de comprar um apartamento na planta e já comecei a pesquisar o que gosto e o que não gosto na decoração. Me agrada muito essa armário em branco com portas que deslizam, assim como a Lúcia do CRIATIVE-SE fez. Acho que vou copiá-las, rssssss.
O quartinho da Sophia é muito meigo. Gosto de cores claras também sem tirar a alegria das cores nos detalhes. Acertou em cheio.
Um ótimo final de semana para vc.

Lidiane Vasconcelos disse...

Fabi

Ah! Reforma é tudo de bom né? ....hummm, tá! Depois que acaba, certo? ;)

Quero dizer que achei o seu “apertamento”...ehehehe... de muito bom gosto. Acho que você soube pensar nos detalhes e foi muito feliz. Ficou moderno e elegante. Ponto para você! :D

Oh! Te lendo no comentáriolá no Bicha Fêmea, fico daqui pensando em quanto a vida de uma mulher vira de ponta cabeça quando ela é mãe. E mesmo assim queremos (muitas de nós, porque há as que não queiram) tanto vivenciar isso, né? Eu sou das que quer. Mas sinceramente, gostaria de ouví-la relatar depois se conseguiu ficar ás boas contigo mesmo nem que seja um pouquinho de tempo por semana, nem precisa ser diariamente...ehehehe... é que quero ter esperança que possa haver vida (para A MULHER Lidiane) depois da maternidade. Sei, sei... já ouvi falar que ser mãe é algo indescritível em termos de felicidade para a mulher, mas a gente não tem mesmo necessidade de voltar a ser apenas mulher de vez em quando, como acontecia antes de virar MÃE? :o

Vixe, estou filosófica hoje...
Beijos!!!!

Feito a Mão disse...

Fabi,ficou lindo seu apê. Temos gostos parecidos. Meus móveis seguem a mesma linha. Só que junto ao branco tenho detalhes em capuccino. Adorei o post.

Lidi, se preocupa não, no começo é uma loucura mesmo, mas aos pouquinhos vc vai encontrando um jeitinho de ir se reencontrando. Tb pensava que minha vida acabaria (no sentido de crescimento profissional e cultural) depois dos filhos. Ledo engano. Eles nos inspiram a crescer e a nos aperfeiçoar.

Bom finald e semana a todas.

Anônimo disse...

Inspiradora a "matéria". :)

Já indiquei para duas amigas...

Beijinhos,
Monique

Lidiane Vasconcelos disse...

Fabi

Então tá bom! Aproveita o findi trabalhando com prazer, e curte a pequena e maridão também. E a gente se fala. :D

Beijos!

Fla disse...

Nossa que delícia de post.
Aliás lindo teu blog.
Estou aqui agradecendo a visita e retribuindo também.
Já estou te seguindo.
Olha, já vi idéias ótimas para eu aplicar em casa, adorei.

Bjs
Fla

Feito a Mão disse...

Fabi,

Quanto a festa de aniversário, vc tá me perguntando se macaco gosta de bananas?

Isso já rendeu muitas discussões aqui em casa. Eu gosto muito do tema, já o marido acha que eu exagero.

Quanto à imunidade, vc tem razão. As aulas das meninas começara há 2 semanas e as duas já estão tossindo, com o narizinho escorrendo.

Dá uma peninha, né? Mas faz parte... Como vc disse, estão se fortalecendo.

Vamos torcer para que a Sophia nunca tenha os visitantes da cabeça,mas se os tiver, vc já sabe...

Cheiro.

Ana disse...

oi,
Obrigada pela sua visitinha ao meu blog, fiquei muito feliz com seu comentário. espero que possa voltar mais vezes. Também gostei de mais do seu cantinho, lindo mesmo e sempre vou visitar vc.
Abração!

Re Batista disse...

Oi Fabi! Também adorei te conhecer! Obrigada pela visita! Olha, muito lindo o seu apartamento, e parabéns pelas idéias! Ficou de muito bom gosto toda a decoração! O quartinho da Sofhia... que fofo! Adorei! BjOs pra vc e ótimo fim de semana!

Verônica Cobas disse...

Ei, Fabi..

Acho você surpreendente e uma generosa fonte de ideias e talentos. O projeto da cozinha está maravilhoso. A porta de correr com roldanas aparentes ( Lucia realmente usou a mesma sacada na cozinha dela) é especialmente bonita. E gostei até mesmo do espelho, que é algo que - de maneira geral - não gosto muito em cozinha. Lindo demais. Bom te ler! bjs. Veronica

Beta Bernardo disse...

Fabi, que talento é esse?? Vc me surpreende a cada post!!!
É muita criatividade junta!!
Seu apê tá lindo!!! Branquinho do jeito que eu gosto, cheio de projetos bacanas. Amei!!!
O quarto da Sophia tá um mimo!!! Ahhh... quero mais fotos! srsrs
Parabéns e muitas felicidades no seu ninho!!!
Bjks, Beta

Katia Bonfadini disse...

Fabi, com base nas suas criações de convites e lembrancinhas, eu não tinha dúvidas de que sua casa era linda! Amei a integração da sala com a cozinha! Eu adoraria poder fazer isso no meu apertamento também, mas a planta original não permitia isso... Acho que o nosso apê tem um tamanho satisfatório pra mim e pro Marcelo, mas eu adoraria ter uma sala mais ampla pra receber os amigos. Achei suas soluções fantásticas! O quarto da Sofia também é uma graça!!!! E sai do rosinha, que é aquela coisa meio óbvia. Parabéns, você tem muito bom gosto!!!

Rosi disse...

FELIZ DIA DO AMIGO, Querida!!!

Lucia Laureano disse...

Oi Fabi!!!
Tô de queixo caído com o projeto da sua casa! Impossível dizer que você não teve a ajuda de um arquiteto! Super profissional, principalmente nos detalhes de marcenaria, que na minha opinião são a parte mais complicada!
Seu estilo é muito parecido com o meu, gostei de tudo o que foi escolhido, inclusive, qdo estava pensando em substituir as portas dos armários a ideia era exatamente esta de postas de correr com bit, em mdf branco e laqueado...
O quarto da Sophia é um mimo! Eu estava aqui justamente matutando como poderia fazer umas libélulas de mdf para recobrir com tecido eu mesma, agora já sei quem pode me ajudar :-)
Parabéns pelo talento!

Ana Carolina Peixoto disse...

Fabi, precisamos combinar da gente ir mais vezes no seu apê... Pelo que pude perceber, vc mudou a sua sala. A sala de jantar passou para o lado que era a sala de estar? Bom, vc como sempre com muito bom gosto! Tá tudo cada vez mais lindo!
Bjs,
Carol

Agvania Lima disse...

Ola! achei simplesmente maravilhosa as portas para fechar a cozinha, estava procurando algo parecido e encontrei seu blog, gostaria de saber se seria possivel voce me dizer qual o material das portas e qual a espessura, ah e tambem se em baixo das portas tem alguma guia. desde ja agradeço sua atenção e parabens pelo seu bom gosto!

Fabi Carvalhos disse...

Oi, Agvania! As portas foram feitas em madeira laqueada com bits e espelhos para decorar. A guia fica somente em cima, em baixo não tem nada. É uma ferragem alemã, em inox, com rolagem especial, a maioria dos marceneiros já trabalha com ela. A espessura é a padrão para portas. Sem dúvida esta porta faz todo o diferencial na decoração e, claro, é super funcional. Tb fica muito bonito em madeira TECA.Beijão!

Anônimo disse...

If you could e-mail me with a few suggestions on just how you made your blog look this excellent, I would be grateful.