As cores na alimentação

Acho que nem todos sabem, mas sou formada em Nutrição. Tenho mais de 10 anos de experiência na área de qualidade, mas no final da faculdade, e nos primeiros anos de formada, atuei na área de produção e dietética. Escolhi Nutrição porque sempre gostei de culinária, e achava que uma coisa estava relacionada à outra. Bem, na realidade até se estuda sobre produção de alimentos em cozinhas, mas não se aprende a cozinhar. Hoje já existem muitas faculdade de gastronomia, mas na época não. Eu imaginava que uma nutricionista, além de boa cozinheira, ainda poderia ajudar as pessoas mais pobres, ensinando a prevenirem doenças. Gostava da idéia de atuar na área de saúde pública. Bem, neste ponto até que acertei, a nutricionista é responsável, sim, pela orientação e tratamento dietético das pessoas, mas bem, quanto à realidade do trabalho na rede pública, isto já é outra história, e vou pular esta parte.
O que quero dividir com vocês hoje é o que aprendi na faculdade e na prática sobre o equilíbrio na alimentação através das cores dos alimentos. Acho que o que mais me atraía e me atrai na gastronomia são as cores dos alimentos e a possibilidades de design na gastronomia. Sim, design, não só na estrutura física dos restaurantes, mas na aparência dos pratos, nas embalagens dos alimentos, nas melhores combinaçãos estéticas e nutricionais dos alimentos.
As cores dos alimentos na culinária e na Nutrição podem indicar se o alimento está apto ou não ao consumo e em que nutrientes são mais ricas, além de tornarem um prato mais atraente ou não.
O ideal é que, ao prepararmos um prato, seja em casa, seja na rua, estejamos atentos ao equilíbrio na distribuição das cores. Pratos com uma ou duas cores, certamente, não beneficiarão uma dieta balanceada.
Esta preocupação não deve estar associada somente ao peso, não. Uma dieta saudável é essencial para qualquer biotipo.
A cada dia fica mais claro que a origem da maioria das doenças atuais está relacionada à história pregressa da alimentação do indivíduo. A osteoporose, por exemplo, ocorre, na maioria das vezes, por causa da excessiva ingestão de açúcar, que impede a adequada absorção do cálcio. É claro que fatores genéticos, e hormonais também estão correlacionados, mas a limentação influi e muito no desenvolvimento ou não desta doença. Uma combinação que prejudica a absorção do cálcio, presente principalmente no leite e laticínios, é misturá-los com alimentos ricos em ácido oxálico, como o espinafre.
Para quem tem dificuldade na absorção do ferro, e para as crianças, o ideal é ingerir alimentos ricos em vitamina C após as refeições, ou seja, sucos de frutas ou saladas, pois esta vitamina auxilia na absorção deste mineral.
Não preciso nem falar nas cardiopatias, não é? Todo munda já está cansado de saber que alimentos ricos em gordura animal favorecem a obstrução das artérias e consequentes comprometimentos cardiovasculares.Quer auxiliar na digestão destes alimentos? Insira alimentos ricos em fibras, como a aveia, e também o iogurte na sua dieta.
Então, para ajudá-los a equilibrar melhor a dieta, e terem uma vida mais saudável, preparei uma lista com as cores que relacionam o alimento aos seus nutrientes. Não estão todos os alimentos listados, mas os principais. Também listei os principais benefícios deste nutrientes.

Clique na imagem para ampliá-la
Fonte: Equilibrium



As cores são grandes aliadas também na alimentação das crianças, pois tornam o prato mais atrativo e divertido. Para as crianças mais rebeldes tenho duas sugestões que geralmente agradam bastante. Uma é o purê de batata com bertalha picadinha no mix. Achei uma receita na internet, mas é com espinafre e leva leite, que como falei antes não combinam bem, então substituam por bertalha que ficará tudo ok. Por sinal encontrei esta receita no blog de um homem, legal, né? Os homens na cozinha são sempre muito bem vindos! :)

Purê de batatas com bertalha
(adaptado de Obagastronomia)

Ingredientes
1/2 kg de batatas em pedaços grandes
150 ml de leite quente
80 g me manteiga sem sal e gelada
1 punhado grande de bertalha cozida, escorrida e bem picada
80 g de queijo parmezão ralado ralado grosso
Sal
Pimenta-do-reino moída na hora




Preparo:
Cozinhe a batata em água com sal até ficar macia (sem desmanchar). Passe pelo espremedor ainda quente. Ponha em uma panela grande, adicione a bertalha e aqueça em fogo baixo, para evaporar o resto de líquido.Vá colocando o leite aos poucos, mexendo com força e sem parar. Acrescente a manteiga, também em partes,e bata bem. Coloque o queijo ralado e pimenta-do-reino e mexa muito bem. Sirva imediatamente!

A outra opção, é o macarrão ao pesto adaptado também, pois neste, sim, incluo o espinafre. Sigo a receita original direitinha, colocando inclusive as nozes, pois para crianças as oleoginosas, como nozes e amêndoas, são ótimas, ricas em ômega 3 e 6 que estimulam o desenvolvimento neurológico, além de possuirem gordura "boa". Eis a receita:

Macarrão ao pesto com espinafre

Foto retirada de Alimentíssimo
Ingredientes
500g de massa tipo fusilli 1 xícara (chá) folhas de manjericão fresco 1 xícara (chá) salsa 1 molho de espinafre 1/2 colher (chá) sal 1 colher (chá) pimenta-do-reino moída 1 colher (chá) alho amassado 2 colheres (sopa) nozes 1/2 xícara (chá) azeite de oliva
1 colher de chá de óleo de canola




Preparo:
Cozinhe o macarrão em água fervente com sal a gosto e um fio de azeite. Cozinhe o espinafre, escorra a água e triture-o no mix ou liquidificador com o manjericão, salsa, nozes, pimenta e azeite . Faça um refogado com o alho, óleo e sal, adicione a mistura do mix, e retire do fogo depois de 1 a 3 min. Misture à massa já cozida e sirva quente. Se desejar polvilhe com queijo ralado.

Bem, então é isso. Quem quiser tirar alguma dúvida sobre alimentação saudável fique à vontade. Não atua mais na área mas me mantenho informada.
Inté! E "salut"!

17 Deixe aqui seu comentário:

Verônica Cobas disse...

Oi, Fabi

Você me é sempre surpreendente. Parece que estou abrindo um livro do qual nada sei e que, a cada página, me traz a revelação de um novo talento. Gosto disso. Adoro surpresas inteligentes. Te saber nutricionista e com um texto tão linear e coloridamente informativo foi novo e bom.
Gostei das dicas e das receitas. Adoro pesto e provo todos que cruzam o meu itinerário gastronômico. Seu blog está realmente muito bonito.

beijos. Vê

Ana Carolina Peixoto disse...

Amiga, amei as dicas! Os meus pratos e os da Malu são sempre coloridos! Tenho variado bastante o cardápio dela, coloquei mais tempero e ela tem se mostrado mais animadinha com a comida. Mas continuo levando uns 40/50 minutos para dar comida para ela. No sábado comemos um espinaghetti (massa de spaghetti integral, tomate sem pele e sem caroço, ricota e espinafre). Fez um sucesso e a família toda comeu!
Bjs,
Carol

Fabiana disse...

Fabi, gostei muito do seu texto, vou tentar colocar e prática muitas coisas que aprendi hj com vc.
Um beijo!

Rosi disse...

Menina
Tú arrasou hoje.
Apesar de te conhecer há pouco tempo adorei saber desse teu lado, sempre achei Nutrição uma área ó-te-ma, até cheguei a pensar na possibilidade de cursar.
Bem, como sabe sempre convido uma blogueira para entrevistar, juntas escolhemos um tema, elaboro as perguntas e torcemos para que seja um sucesso, rssssssss
Portanto, vc é uma das minhas escolhidas, rá. Sabe que eu estava pensando em qual tema, e Nutrição é bastante adequado, mas esse teu post foi um balde de água fria, rsssssss. Vamos juntas definir outro? O que acha? Mande um e-mail pra mim: rosicosta@robotton.com.br (comercial)e vamo que vamo.
Bjs, Flor

Beta Bernardo disse...

Fabi, show o seu post!!
Não bastasse atacar de arteira, ataca de nutricionista!! srsrs
Tudo muito importante e precisa entrar na minha veia... nem que seja por osmose! Tô salvando seu texto pra ler mil vezes! ;))
A cada dia gosto mais desse espaço!
Parabéns pelo dom!
Bjks, Beta

Fla disse...

Menina adorei teu post.
É sempre bom aprender não é mesmo? E isso das cores eu já tinha ouvido falar mas nem lembrava mais.
E ei, pesto de espinafre deve ser tudo de bom hein?! Adorei.
Obrigada por compartilhar.
Bjs
Fla

Aline Vachelli disse...

Oi Fabi!!
Adorei te ver no novo blog!! Já coloquei os comments em janela popup, obrigada pelo toque!!
Estou correndo agora, mas volto depois para ler seu post, que me interessou muito!!
Beijão...

Feito a Mão disse...

Fabi,

Amei suas dicas. Com vc aprendi mais sobre nutrição do que com todas as nutrecas que já frequentei.

Vou procurar me lembrar de tudo isso ao preparar as refeições aqui em casa (ou ao supervisionar o cardápio feito pela minha ajudante... hehe, nem sempre sou eu a chef... )

Quanto ao seu comentário lá no meu cantinho, amiga, fique sabendo que toda mãe sente dúvidas, insegurança e se sente desorientada uma vez ou outra. Quanto mais vc se cobrar, mais vai se sentir distante do seu ideal, da sua meta. Se seu objetivo é ser a mãe perfeita, a profissional do ano e a Amélia em casa, esqueça! Vc não vai dar conta de tudo. Não todo tempo, não sem ajuda.

Certa vez, num desses cursos de gestão de recursos humanos que fiz, a facilitadora concluiu sua explanação citando uma palestra do ex-presidente da Coca-cola
"Imagine a vida como um jogo, no qual você fazem malabarismo com cinco bolas que lança ao ar. Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o lado espiritual.

O trabalho é uma bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima.Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas."

Às vezes uma bolinha vai estar no alto, sobre as demais, às vezes, vai estar por baixo. Mas todas estarão sendo movimentadas para não cairem no chão.

Não sei se me fiz entender.

Bjs

Amanda Nogueira. disse...

Oi Fabi,

desculpe não te dar um alô antes!
Estou correndo com minhas coisas e nem tenho tido tempo de ficar na internet! Volto pro Rio amanhã, então você nem imagina a bagunça que está aqui, entre coisas que vão, que ficam etc etc
Obrigada pela visita ao meu blog!
Depois passo com calma por aqui!
Já vi que também faz convites diferentes!
Até mais!

Lidiane Vasconcelos disse...

Ai, Fabi!
Que maravilha de post cheio de informações úteis, hein? Bom, eu procuro sempre comer colorido. Não tenho dificuldade para colorir bem o prato porque sempre gostei de legumes e verduras. Além do mais, sou chegada nas frutas.

Bronca é o marido, minha filha. Ele foge das frutas, legumes e verduras como o “diabo da cruz”. Digo a ele que vou ficar sem moral quando a gente tiver uma criança e eu pedir para ela comer essas coisas e ela não quiser. Já sei que ela vai logo justificar que o pai não come...

Preciso é começar a pensar em respostas bem convincentes para essa criança. ;)

...
Na TPM todas as mazelas do mundo atacam a gente. É impressionante! Mês passado tive enxaqueca nesse período, e este mês, no caso o último Sábado, foi durante o fluxo (não antes, na famigerada TPM).

E tua mãe é forte como touro, então. Imagina se eu consigo fazer tudo o que há de ser feito na rotina! Eu fico imprestável, não sirvo para nada quando estou em crise. Aff!

Ah! Ser boa mãe, boa filha e boa esposa já era algo pelo que a mulherada já se cobrava antes mesmo do feminismo, né? Depois do feminismo, veio mais uma cobrança: ser boa profissional. Enfim, acho isso tudo válido, mas o problema é que a gente erra a mão e se cobra mesmo em excesso, né? Mas a gente aprende a balancear melhor. Vêm aí as novas gerações e eu espero que tudo seja um pouco mais equilibrado. ;)
Beijos, bonitona!

Re Batista disse...

Olá Fabi! Como vc está linda? Que maravilha este post, hein? Eu sou muito interessada nesta área de saúde, bem estar e comer bem, e adorei as receitinhas. O macarrão está tentador (sou fanática por macarrão). Adorei!
Quanto aso filmes, vale realmente a pena assistir, todos são histórias reais, e isso me encanta, pq a gente assiste e vê que pessoas de verdade, como nós, conseguiram fazer diferença nesse mundo e nos deixar seus exemplos. Assiste sim. BjOs e ótimo dia!
Ah, eu postei sobre a revista da Nestlé, e tenho certeza que se vc já não recebe vai adorar receber.

Lucia Laureano disse...

Fabi,

Eu não sabia que você era nutricionista! Por sinal, eu por conta de segurar para não ganhar peso nesta gestação deixei os hematócitos caírem 6 pontos! Agora estou tomando 2 materna por dia, apesar do obstetra ter achado que minha dieta está bem balanceada... Que tal um post sobre a alimentação na gestação?! Vai bombar!

Feito a Mão disse...

Fabi, obrigada pelo seu comentário no Bicha sobre o post que eu escrevi.

Sabe o que eu mais gosto no bicha fêmea? Essa oportunidade que a Lidi nos proporciona de conhecermos umas às outras: cada uma numa cidade, num estilo de vida, numa situação diferente, falando um pouco de seu mundo, de suas opiniões e ouvindo as experiências alheias.

Acho isso de uma riqueza ímpar! Onde mais na blogosfera nos sentamos como numa sala de visitas, papeando sobre assuntos sérios ou divertidos, refletindo e interagindo desse jeito?

Por isso considero a oportunidade que tive um presente.

Bjks

Beth disse...

Olá colega(rs,rs,rs).Eu também sou nutricionista e tenho um "fraco"por artesanatos.Trabalho com saúde pública há mais de 14 anos e gosto muito do que faço,mais como você disse ,é uma outra história.Gostei muito do seu post;essas informações são sempre preciosas para melhoria da qualidade de vida.Seu cantinho é lindo,seus trabalhos também.Bjs.

Anônimo disse...

[url=http://firgonbares.net/][img]http://firgonbares.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]free adobe software for students, [url=http://firgonbares.net/]software at a discount[/url]
[url=http://firgonbares.net/][/url] CS3 Extended Mac Retail coreldraw graphics suite x4
administration software canada [url=http://firgonbares.net/]discounted academic software[/url] kaspersky download plus cd
[url=http://firgonbares.net/]old software store[/url] buy software online
[url=http://firgonbares.net/]buy adobe acrobat software[/url] student discounts on adobe creative suite premium 3
selling software into [url=http://firgonbares.net/]autocad drawings[/b]

Anônimo disse...

[url=http://murudobaros.net/][img]http://murudobaros.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]winzip 12 torrent, [url=http://murudobaros.net/]where to buy software online[/url]
[url=http://murudobaros.net/]adobe creative suite 3 master collection serial number[/url] adobe acrobat professional 9 crack cheap microsoft office for students
software purchase canada [url=http://murudobaros.net/]software distributor canada[/url] educators discount software
[url=http://murudobaros.net/]discount software final[/url] discount adobe software
[url=http://murudobaros.net/]buy cheap softwares[/url] buy adobe software in
adobe photoshop cs3 for mac student version [url=http://murudobaros.net/]adobe photoshop cs4 extended for mac serial number[/b]

Anônimo disse...

[url=http://vonmertoes.net/][img]http://vonmertoes.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]cheap oem software adobe, [url=http://bariossetos.net/]free nero download[/url]
[url=http://vonmertoes.net/][/url] composer software academic all adobe software
old microsoft software [url=http://hopresovees.net/]discount software review[/url] software discounts for non
[url=http://bariossetos.net/]music software downloads[/url] student software shop
[url=http://hopresovees.net/]where to buy adobe photoshop[/url] retail store layout software
Software 20-30 [url=http://vonmertoes.net/]Mac StuffIt[/b]