Compartilhando posts pelo reader _ rss

Ando sumida, mas garanto, a correria está grande.
Porém, para não acharem que estou abandonando o blog, comunico que fiz uma pequena inclusão na coluna lateral para poder dividir com vocês, de forma ágil, o que acho interessante e inspirador durante minhas pesquisas diárias pela web.
Reparem que adicionei um novo widget entitulado "Boas ideias", bem abaixo dos links dos blogs que visito constantemente. Por ele vocês poderão acompanhar, clicando nos links, ideias que vejo em blogs nacionais e internacionais que adicionei ao meu reader.


 Widget com links para posts interessantes.


Hã? O que é isto? Tudo bem, vou explicar melhor para quem não conhece esta ferramenta.
Não é preciso ter um blog, basta uma conta em algum leitor, como o do Google ou Yahoo, p.ex.
Na maioria dos blogs é possível encontrar um link de RSS que possibilita ao usuário acompanhar melhor os blogs que gosta.


Link RSS para adicionar um blog ao leitor web.

Ao clicar o link do RSS o usuário será direcionado a página do feedburner para escolher qual leitor prefere para adicionar o blog, ou até mesmo se inscrever para receber notícias dos posts por e-mail.

Página do feedburner para escolha de leitor.

A partir daí basta adicionar o endereço do blog ao leitor e pronto! Terá uma página online com todos os blogs que gosta e poderá visualizar todos os posts e atualizações dos blogs por lá.

Adicionando o blog ao leitor.

Dentro deste leitor, abaixo de cada postagem, existem algumas opções para interagir com os blogs, como um ícone para compartilhamento do post com os leitores de seu blog, amigos do twitter, facebook e outras redes sociais. Para isto basta ir na coluna lateral do leitor em "itens compartilhados", configurar o compartilhamento, clicar no ícone de compartilhamento e pronto, quem estiver te seguindo poderá saber por ande anda e o que tem aprovado em suas navageções. Legal, né?

Página do leitor com opção para compartilhar posts prediletos.

Claro que isto não substitui um bom post comentando ideias legais que vejo por aí, mas foi a melhor solução que encontrei no momento para manter vocês antenados no que vejo por aí de bom.
Espero que gostem!
Até!

Livro de assinaturas e álbum de fotos

Esta encomenda pintou num mês super atarefado que reuniu festa de Sophia, saúde debilitada e encomendas diferenciadas, mas não tinha como recusar, além da oportunidade de criar algo novo, também pude participar de um momento especial e marcante na vida de uma amiga virtual que tenho muito carinho, já que se tratava do aniversário de 15 anos de uma de suas filhas.

A Fabi, minha xará, tem o blog Ideias, Detalhes e Dicas e é uma arteira de mão cheia, ela mesma produziu toda a festa da filha o que certamente deu um tom muito mais especial ao evento.

Para a festa elas escolheram as cores rosa e lilás e usaram como tema, Borboletas. Recebi carta branca para elaborar o projeto, o que trouxe um pouco de insegurança, mas, assumo, fiquei toda boba com a confiança. Porém, não pude deixar de pesquisar com ela as preferências da aniversariante e sua personalidade. Descobri que é uma jovem moderna, com gosto romântico e delicado, não à toa escolheu tal tema e cores da festa.

Diante das informações que precisava imaginei para este livro uma capa com borboletas pousadas sobre o papel, dispostas aleatoriamente, criando sensação de movimento. Fui, então, em busca de um papel de scrapbook, ideal para encadernação, que tivesse textura e padronagem que remetessem a um tecido com palavras como que carimbadas. Achei um papel rosa claro com fundo marfim que se encaixou perfeitamente ao projeto. Recortei algumas borboletas em tamanhos diferentes na Silhouette, assim como as letras para o nome da aniversariante. Usei detalhes em flores artificiais e papel vegetal. Para encadernação optei por mesclar a costura cruzada com fitas de gorgurão rosa claro. Dentro mesclei folhas de papel rosa e marfim.

O resultado vocês podem conferir logo abaixo.

livro_de_assinaturas_album_de_fotos Livro de assinaturas e álbum de fotos. Criação e confecção, Favas Design.

Na pressa acabei esquecendo de fotografar o livro, mas a Fabi, gentilmente, me cedeu algumas fotos que ela fez.

Um álbum de fotos de um momento tão especial e marcante na vida de uma adolescente que traz ainda recados e registros das pessoas que fizerem parte deste momento certamente trará ótimas recordações e alegria.

Quem quiser verificar a trabalho lindo feito pela Fabi para a filhota é só dar um pulinho lá no blog dela, além de super caprichado e emocionante, é fonte de muita inspiração para outras mamães talentosas.

Até!

Convite infantil – Tema Meninas Superpoderosas.

Olha, não vou enganar, não. Evito encomendas com temas para convite de personagens disney, de revistas, séries, desenhos de canais infantis e todo e qualquer design já criado. Vou explicar porque. Quando crio gosto de ter liberdade na criação, inovar e quando posso, ousar. Isto é quase impossível para personagens já criados. O desenho, cores, design em geral, já foi concebido, fica-se preso ao que já foi criado, e mais, limitado a criar o que já se espera encontrar, como cores dos elementos que compõe o personagem. Além de limitador, é um pouco frustrante, pelo menos para mim, criar o que já se conhece, o elemento surpresa é quase sempre difícil de se estabelecer.

Bem, como disse QUASE impossível, pois demanda maior pesquisa e criatividade para ver o que já existe e tentar inovar. Um desafio, sem dúvida alguma, mas não impossível.

Ano passado minha sobrinha escolheu um tema conhecido e bem usual também, princesa, mas até hoje recebo constantemente pedidos de encomenda do convite que criei. Não podia fazer feio este ano, não é?

A questão é que este ano o desafio foi bem maior! Criar um convite cujo tema é “As meninas superpoderosas”, admito, me assustou. Não conhecia a história, apenas o desenho das personagens, que tem forte referência japonesa, cabeças e olhos grandes, corpo pequeno, sem definição de mãos e pés. Não é meu estilo, mas topei o desafio.

PROCESSO CRIATIVO

Fui correr atrás do porque da escolha do tema junto à aniversariante, um pequeno briefing, para tentar acertar no design. Claro que ajuda bastante conhecer o gosto da cliente, já sabia da preferência pelo rosa, pelos brinquedos bem femininos, a vaidade e delicadeza, e que é uma menina super obediente e correta. A resposta à minha pergunta não me surpreendeu, ela escolheu o tema porque,  “_ Ah! Porque elas salvam as pessoas, tia!” Que fofa! Só podia ser minha sobrinha!

Muito bem, respostas respondidas, fui atrás de referências. Acreditem, assisti vários episódios do desenho, já estava até decorando os textos! Descobri o porque da criação do desenho e até li um pouquinho sobre o autor. Acabei com a ideia fixa de criar algo que contasse um pouquinho da origem das meninas, pois achei mais interessante na historinha animada e mais próximo da ideia de solidariedade extraída por minha sobrinha.

Para quem não sabe, as meninas superpoderosas surgiram de uma experiência laboratorial, mais propriamamente de uma mistura de elementos que as simbolizam, pimenta (temperos), açúcar, e tudo que há de melhor no mundo. Por acidente um outro elemento foi adicionado, o elemento X, que deu os superpoderes às meninas. Na minha interpretação ele melhor representa a imaginação e a fantasia.

Resolvi criar um convite que ilustrasse esta origem. Pensei primeiro num tubo de ensaio com os elementos dentro, mas achei muito pouco original. Optei por desenhar um beaker com cada elemento disposto em sequência num círculo que ao ser girado ia adicionando-os ao vidro e no final apresentava os superpoderes escolhidos pela aniversariante.

preview_layout_1_meninas_superpoderosas

Preview do primeiro layot do convite tema meninas superpoderosas. Criação, Favas Design.

ARTE FINAL

Achei o resultado interessante, mas não muito feminino e delicado, traços marcantes da personalidade de minha sobrinha.

Então preparei um segundo layout, com um elemento ainda muito associado ao universo feminino, o da culinária. Ao invés de um beaker, recorri a panela, de cor preta, parecida com as de barro, que por sinal, é utilizada na abertura do desenho. Como fundo, usei o verde limão, tom que associa o paladar e a natureza, aproximando mais a um design campestre, rústico e combinando também com os traços fortes na cor preta do desenho das meninas.

Ao invés de inserir os elementos no círculo, resolvi deixá-los soltos, para criar maior interação do convidado, criando um convite-brinquedo. Bastava tirá-los dos potinhos desenhados e colocá-los dentro da panela, recortada e em uma camada sobreposta ao fundo do convite. No texto de introdução o convidado foi orientado a girar a colher na panela para ler a conclusão do texto e conhecer os superpoderes escolhidos pela aniversariante. No verso inseri os dados da festa.

Como já imaginava, foi o escolhido.

convite_meninas_superpoderosas Arte final do convite tema meninas superpoderosas. Criação e confecção, Favas Design.

 

Para melhor compor o estilo adotado optei pelo envelope em papel kraft.

Também preparei as tags de agradecimento para as lembrancinhas, caixinhas também em papel kraft com cupcakes produzidos e decorados pela avó da aniversariante, minha mãe, com superpoderes açucareiros! :)

lembrancinhas_meninas_superpoderosas

E aí? O que acharam?

Até!

Convite infantil _ tema Tempo

Outro tema original que foi muito gratificante para mim criar, já que a mãe é super criativa e adora participar ativamente de toda a decoração e produção da festa, foi  o “Tempo”.

Recebi a encomenda através de um e-mail super simpático e que já me mostrava o quanto seria instigante o trabalho.

Pedro, o aniversariante, faria 10 anos e como é um menino super inteligente escolheu, junto com a mãe, fugir dos temas tradicionais de festas de menino e tentar usar um pouco do que estava aprendendo na escola e o que tinha vista da exposição do Einstein numa proposta de tema para festa, ou seja, o tempo.

Apesar do tema ser bem abrangente, consegui extrair através de alguns bate-papos com a mãe os gostos e personalidade do aniversariante e fiquei ainda mais surpresa ao descobrir o quanto se interessa por assuntos bem maduros para idade dele, como astrologia, astronomia e mitologia. Daí veio a ideia de trabalhar com estes assuntos mesclando, num mesmo design, símbolos do zodíaco, a apresentação circular, em referência ao formato tradicional do relógio e a adaptação do planisfério para o dia do nascimento de Pedro e o dia da festa, ou seja, através do desenho no convite foi possível visualizar as constelações estelares nas duas datas. Além disso, o tempo do nascimento de Pedro até o dia da festa foi estimado em dias, horas, minutos e segundos, como era desejo dele e da mãe desde o início, repetindo uma medição do tempo utilizada por Einstein e demonstrada na exposição visitada por eles, motivo principal da escolha do tema.

Para isto, sobrepus 3 círculos, um com os símbolos do zodíaco, outro com os meses e outro com as horas. Dois deles eram móveis, o dos meses e das horas, que ao serem girados, ajustavam a hora e dia do nascimento e hora e dia da festa, mudando o céu e o texto, na intenção de criar uma espécie de bússola do tempo. Como tag para o nome do convidado no envelope recorri à outro objeto referencial para medições, a régua, que tinha os traços como marcadores dos anos até o aniversário do Pedro, 10 anos.

Segundo a mãe o aniversariante adorou o convite, o mais importante afinal, não é?

Vejam o resultado:

convite_tempo Convite tema Tempo, formato bússola do tempo, criação e confecção, Favas Design.

Imagino que a festa deve ter ficado linda, criativa e bem no gostinho do Pedro, afinal, todos os detalhes foram pensados pela mãe. Melhor pessoa para ilustrar o tempo de vida de Pedro até hoje não há, não é mesmo?

Até!

Convite para batizado – formato luminária

Conforme prometido, mostrarei o convite que fiz para o batizado que ocorreu no dia do aniversário de 1 ano de uma linda menina.

A mãe gostou tanto da proposta do convite móbile para o aniversário que resolveu me encomendar também o de batizado. Como seriam poucos convidados a orientação foi a de que eu criasse algo complementar às lembrancinhas, um aromatizador de ambientes e um terço. Sugeri, então, um convite-luminária, ou seja, um convite que remetesse ao simbolismo do evento, de benção divina, proteção, iluminação. Como ela não quis colocar a foto da filha, recorri a um outro símbolo do batismo, a pomba.

Admito que fiquei tão satisfeita com o resultado que senti vontade de guardar um para mim!

convite_batizado Convite luminária. Criação e confecção, Favas Design.

Na pressa acabei esquecendo de fotografar um deles com a vela acessa, mas acredito que tenha ficado bem bonito.

Neste modelo utilizei papel couchê com impressão colorida e forrei por dentro com papel vegetal também com impressão colorida de flores. Na beirada superior pendurei flores recortadas também em papel couchê com fio encerado. Um fita quadriculada nas cores rosa, amarelo e azul foi usada aleatoriamente para prender o convite e ajudar a fechar a luminária. Encontrei um mini vaso de cerâmica pintada de branco que combinou perfeitamente com a vela de rechaut que foi adicionada ao convite e ambos embalados em saco de voil branco liso.

Projeto encantador, não acham?

Até!

Convite para festa infantil – formato móbile

Adoro criar convites para festas com temas que fogem aos usuais.

Meses atrás recebi uma encomenda especial, o convite para uma festa de 1 ano com o tema Sonhos. Super romântico e diferente, não?

Logo me veio à cabeça um móbile com carneirinhos pendurados. A cliente super aprovou e foi bem divertido criar este convite. Encontrei uma música que se encaixava bem ao tema e fiz uma pequena adaptação como texto para o convite, que foi impresso em papel vegetal.

Neste caso, utilizei técnicas de colagem e recorte de scrapbook, e abusei dos papéis especiais para esta técnica. Os carneirinhos desenhei digitalmente e imprimi, assim como as nuvens, coração e estrela. Usei detalhes com pedrinhas e cordão de algodão.

Ao abrir o envelope o convidado deparava-se com um convite em camadas e ao soltar os cordões virava um móbile.

Gostei muito do resultado, acho que ficou bem delicado.

convite_sonhos

Convite tema sonhos, formato móbile. Criação e confecção, Favas Design.

Para esta mesma aniversariante criei o convite de batizado que ocorreu um pouco antes da festa de aniversário. Mas este, mostro em outro post.

Até!

Entrevistada da semana _ Gazeta online

Acho que este é o mês das entrevistas! 
Claro, só tenho a agradecer, afinal, nada melhor do que ter o trabalho divulgado e reconhecido, não é?
Pois bem, recebi um convite super especial da jornalista Rachel Martins para participar de uma de suas colunas publicadas no blog  Revista.AG, do Gazeta Online, jornal do ES.


E como não poderia deixar de ser, já que se trata de mídia social, rede e web, este convite surgiu da indicação de uma pessoa que conheci na web e hoje é uma grande amiga, talentossísima, que admiro muito, Kátia Bonfadini, do Casos e Coisas da Bonfa. Obrigada Kátia!
Já tinha lido a entrevista dada por ela no mesmo blog e aproveitei para conhecer o espaço.  As matérias publicadas por lá são bem interessantes e vale navegar um pouquinho para lê-las.
Minha participação está publicada na coluna "Blogueira da Semana" de hoje, que a cada semana traz uma blogueira diferente falando um pouco de sua experiência neste tipo de mídia.
Agradeço muitíssimo a oportunidade Rachel, e nem preciso dizer como fiquei feliz em poder contribuir um pouquinho neste assunto, não é?
Corram lá para ler e depois me digam o que acharam,ok?
Até!

Entrevista no Orange Design

Quem gosta de estar por dentro de tudo que se refira a design levanta o dedo!
Pois bem, tive o prazer de conhecer faz um tempinho um blog caprichado, o Orange Design, que nos mantêm atualizadíssimos sobre o tema. E claro, com muita dose de bom gosto e conhecimento. Isto porque a dona do espaço não poderia ser mais indicada, Luíza Boaventura, estudante de design de produtos e designer de móveis, é, sem dúvida alguma, a maior interessada em manter-se informada sobre tudo de bom que rola na área. E o melhor, divide isto tudo conosco no blog!

Talento para a coisa a gente já percebe de cara, o design do blog é super criativo, moderno e bonito. E a menina sabe do seu valor! É candidata a um dos prêmios mais badalados do meio web, o Peixe Grande. Não é pouca coisa não viu!

E vejam só! Não é que fui escolhida por esta super profissional para uma entrevista no Orange?! É ou não é para ficar toda boba?
Então? O que estão esperando? Corram lá para ler minha entrevista e conheçam o super Orange Design!
Ah! E deixem seu voto para o blog acessando o link para o prêmio Peixe Grande, porque ele está merecendo.
Espero vocês lá!
Até!

Festa Pirata Sophia _ Parte II_ roupa customizada, kits pirata, e lembrancinhas

Pois bem, conforme prometido, eis a continuação da festa da Pirata Sophia.

Na maioria das festas que vou a aniversariante aparece fantasiada na hora do bolo. Acho legal se fantasiar, mas no caso da festa de Sophia, onde toda a animação e decoração foram boladas para inserir a aniversariante e os convidados no contexto, achei mais adequado customizar uma roupa para Sophia, para que ela pudesse se sentir uma piratinha de fato, mas de forma confortável e bonita.

Comprei as peças separadas, não consegui achar tudo em uma única loja, deu um trabalhinho, mas gostei muito do resultado. Montei a caracterização com um short tipo baloné com uma estampa alegre de árvores azuis, uma blusa com mangas bufantes e de botões, um colete jeans com corte de época, um chapéu típico de pirata, tapa olhos, uma bandana, cinto e espada presa a este. Ainda incluí no visual um gancho artesanal feito com copo de plástico e aplique de gancho em papel, que foi dado também aos convidados. Na última hora, resolvi dar um ar mais colorido à roupa e pedi socorro à talentosíssima e super prestativa Luma, do No mundo da Luma, que com todo carinho confeccionou um lindo brôche de papagaio. Agora me digam, Sophia ficou linda demais, não ficou?

Pirata Sophia em ação! Visual customizado, Favas Design.


Como ela ainda está desfraldando tinha um plano B na bolsa, que no finalzinho da festa foi usado, uma calça roxa saruel, que ficou tão bonita ou até mais que o shortinho.

Para que os convidados também pudessem entrar no clima, preparei kits com itens típicos de pirata, chapéu, tapa olhos, bandana, gancho e espada. Este kit também foi dado na festa da escola e montei-os adaptando alguns templates que encontrei aqui.

 Kit de caracterização pirata. Criação e cnfecção, Favas Design.

As crianças ficaram super fofas! Foi muito legal vê-los caracterizados.


O pessoal da animação foi uma supresa à parte. Nunca vi Sophia tão socializada com animadores de festa, ela normalmente fica afastada, olhando. Nos anos anteriores ela até participou, mas com alguém da família junto. Desta vez não, corria atrás dos animadores, interagia, ria, gritava, totalmente enturmada e feliz. Fiquei muito satisfeita com o trabalho deles. À princípio pensei em não contratar ninguém, já que a festa foi realizada num clube que tem um parque infantil maravilhoso, cheio de diversão e entretenimento para as crianças mas depois fiquei achando que seria mais interessante, pois os recreadores poderiam dar atenção às crianças deixando os pais mais livres para conversarem e aproveitarem a festa também. Pois bem, acertei em cheio na escolha! Sucesso total! As crianças participaram ativamente das brincadeiras, oficinas, caça ao tesouro, teatrinho, tudo muito interativo e animado. Outro fato foi a atenção e paciência da Daniela, proprietária da Animasom, comigo. Ela fez uma pacote super personalizado, caracterizando inclusive os animadores para o tema da festa. Adorei! E Sophia e as crianças mais ainda! Não tenho as fotos da festa feitas pela fotógrafa, mas meu marido fez um registro do iniciozinho da festa, assim que chegamos que mostra dois dos animadores uniformizados.

Animadores da Animasom e Sophia.


No post anterior mostrei um pouquinho das lembrancinhas, mas agora vou falar um pouco mais.
Diferente do convite, que meu deu um trabalhão para fazer, esta foi a lembrancinha mais simples que já fiz e a que achei mais criativa e bonita. Além dos kits piratas, queria que os convidados pudessem levar para casa um pouco da mensagem que quis transmitir com a festa, ou seja, de que nosso maior tesouro não é material, e sim, o que podemos construir com nossa mente e coração. Então, escrevi uma mensagem tentando incentivar a criatividade e a imaginação e bolei um mini baú em papel que ao ser desdobrado mostrava a paisagem de uma ilha. Separado montei  um conjuntinho de etiquetas adesivas com as ilustrações do kit de scrap "Little Treasures" da Mindy Terasawa, o mesmo que usei no convite da escola, e escrevi que ali cada um criaria sua própria história de pirata. Inclui ainda no baú um joguinho da memória com bichinhos e cores.
O livro que escrevi e coloquei junto aos barquinhos nas mesas de convidados complementou a lembrancinha. Nas últimas páginas separei um espaço para que a criança colasse sua historinha montada com as etiquetas. Ficou bem legal.

Mini baú de papel desdobrável. Criação e confecção, Favas Design.

A mensagem escrevi inspirada no livro "E um rinoceronte dobrado", de Hermes Bernardi Jr., e dizia assim:

Coloquei neste baú
um pouco do que gosto.

Uma pitada de aventura,
um arrepio de suspense,
um suspiro de saudade
e um sorriso de alegria

Apertei mais um tantinho
e incluí,
meus gritos de brincadeira,
minhas gargalhadas de faceira
e meu olhar de arteira.

E você?
O que em sua caixa colocaria?

Texto de Fabi Carvalhos.

Estava realmente inspirada para esta festa, não acham?

Mini baú desdobrável. Criação e confecção, Favas Design. Ilustrações, Mindy Terasawa.

Para o texto do livrinho tive a ajuda inestimável da minha querida Tia Adelaide, que sempre me ajuda na área literária. Também adorei o resultado.

Livrinho História de Pirata. Criação e confecção, Favas Design.
Texto, Fabi Carvalhos e Maria Adelaide. Ilustrações, Mindy Terasawa.

O texto foi inspirado no livro "O elefantinho malcriado", de Ana Maria Machado, e contava o seguinte:

De uma boa história eu gosto.
E você também, aposto.

Conheço uma interessante.
Uma história de pirata,
que vou contar neste instante.

Havia um capitão diferente,
no chapéu trazia um macaco
e um dos olhos cobria
com um coração reluzente.

Seu navio era enorme,
com velas floridas
que mexiam
quando o vento batia.

Em dias de sol
no navio só havia alegria!
Os piratas iniciavam uma cantoria
que só acabava quando o dia caía.

Já nos dias de chuva era uma correria!
Baldes na mão jogando para fora
a água que enchia o navio
deixando o chão escorregadio.

Mas vida de pirata é assim,
dias de aventura que nunca chegam ao fim.
Como esta história que não acaba aqui.

É que agora cabe a você
continuar esta história.
A folha em branco
aguarda seus rabiscos da vez.
Pegue um lápis
e entre pelo mundo do "era uma vez".

Texto de Fabi Carvalhos e Maria Adelaide Brito.

Nas páginas seguintes vinha o espaço para colar a historinha da lembrancinha e outro em branco, para a criança desenhar o que quisesse.

Faltou eu mostrar o que fiz para o lanche na escola de Sophia, mas na pressa acabei esquecendo de fotografar. Só me restou uma lancheirinha de isopor personalizada e a barra de chocolates que incluí na lembrancinha da escola, o mini baú desdobrável.

Lancheira e barra de chocolate personalizados. Criação, Favas Design.

Cada lancheira foi identificada com o nome de cada aluno e coloquei sanduichinhos, docinhos e um cupcake decorado de barquinho. Acho que as crianças gostaram, mas não pude conferir, pois infelizmente no colégio de Sophia os pais não podem participar da festinha.

Bem, é tudo que tenho para mostrar. Outras fotos podem ser vistas no blog da Amanda Calvancanti.

Espero que tenham gostado. Até a proxima!

Festa Pirata Sophia _ Parte I _Decoração do salão.

Bem, como prometi vou começar a postar a festa de Sophia. Dividi em partes porque ainda não tenho todas as fotos. E depois postarei com mais detalhes sobre os trabalhos que fiz, ou seja, as lembrancinhas, enfeites de mesa, kit pirata e kit da festa na escola.

Quem escolheu o tema foi a própria Sophia, devo dizer que ela é uma menina bem autêntica e cheia de personalidade. Diferente da maioria das meninas ela não curte o papel de princesa, prefere ser o dragão ou o cavalheiro, ou seja, perfil ativo, gosta de aventura e movimento, não daria para ficar sendo a princesinha indefesa, não é? Ela quer é defender, ir à luta, literalmente! :) Admito que isto me encanta bastante, na idade dela também preferia os papéis mais ativos, nunca fui muito chegada a ficar esperando príncipe encantado.

Mas, pessoalmente, acho o perfil de histórias de pirata que conhecemos muito agressivo. Aquelas caveiras, brigas, matança, isto não faz minha cabeça e não gostaria de instigar isto em minha filha.
Então, resolvi fazer algumas mudanças no tema. Propus às talentosíssimas meninas da Árvore Vermelha que inseríssimos na decoração elementos femininos como estampas florais, cores alegres e alterássemos o significado do tesouro para algo mais romântico, com um significado mais nobre, que a pirata na realidade estivesse em busca de um tesouro mais que precioso, vital às nossas vidas, o amor.

Daí surgiram várias ideias legais. Tinha pensado em colocar atrás da mesa da decoração ao invés de um painel, redes, velas estampadas e um mastro com a piratinha dentro olhando por uma luneta. Para a mesa do bolo já tinha definido que minha mãe faria-o em formato de navio e que gostaria de compor com uma ilha e nela um baú como flores e corações de um lado e do outro elementos marinhos. Elas me mostraram algumas peças que tinham prontas para o tema pirata, mas como o principal elemento era masculino, pedi que alterassem para uma bonequinha vestidinha de pirata.

Também sugeriram como fundo para a mesa de bolo cobrir a parede de espelho do salão com tecido floral, fazendo às vezes de velas de um navio. Compraram minha ideia do mastro, mas sugeriram fazer em recorte de vinil e aceitaram alterar o pirata. As meninas são super flexíveis e bem criativas. Propuseram incluir um baú com flores de papel cobertas em tecido e dizeres legais. Nem preciso dizer que adorei a ideia, adoro literatura, textos, tudo que transmita sensibilidade e arte.

Além das meninas da Árvore Vermelha este ano contei com a ajuda de outros profissionais tão talentosos quanto, como a fotógrafa Amanda Cavalcanti; o pessoal da Animasom; os biscoitos, pão de mel e bolo em pirulito da Dayane do Bella Chocolates; os docinhos do Rei Camila;  e uma grata descoberta, a Luma do No mundo da Luma, que além de me ajudar em cima da hora confeccionando o macaquinho símbolo da festa ainda fez um papagaio lindo para enfeitar a roupinha de Sophia, tudo super caprichado e bonito. Mas o melhor ainda estava por vir, ela presenteou Sophia com as encomendas, nem acreditei! Só uma pessoa especial como ela mesmo! Obrigada Luma!

O talento na cozinha mantive do ano anterior, é a equipe do Alfas Buffet. Gente! Eles conseguiram se superar! Ano passado já tinham feito um super buffet e este ano foram sucesso absoluto! Além de talentosos, o Albino e a Fátima são hiper simpáticos e atenciosos. Tiveram a maior paciência com meus pedidos extras, só eles mesmos.

Mas vamos às fotos, produzidas e tratadas por Amanda Cavalcanti. No blog dela tem mais fotos, vale conferir. Aliás, não posso deixar de elogiar o trabalho da Amanda. Ela foi-me indicada pela Beta Bernardo e me surpreendeu com seu olhar detalhista e sensível. O melhor foi ver a disposição da menina seguindo Sophia para todos os lados e  não foi pouco, não, viu? A festa foi realizada num clube aqui no RJ que possui um parque infantil imenso! Haja pernas! Valeu, Amanda!


Mesa do bolo. Decoração, Árvore Vermelha. Docinhos, Rei Camila. Bolo, mamãe!


Bem, este ano não deu para recusar a oferta da minha mãe em fazer o bolo, que não é porque é minha mãe não, mais é unanimidade, todos ficam encantados e admirados com a beleza e o sabor, ele é totalmente bom! Mas vou logo avisando, ela só faz para os netos, detesta a ideia de fazer para fora, diz que deixaria de ser prazer para virar dever. Melhor para mim e meus irmãos, não é?

Ano passado, pensando em não estressá-la com esta tarefa contratei os serviços de outra pessoa e tive uma super decepção, além de chegar horas atrasada, quase na hora do parabéns, o bolo chegou totalmente diferente do que tínhamos combinado, uma catástrofe.  Achei até plástico dentro do bolo! Fiquei com a nítida sensação de que o bolo acidentou-se, deve ter caído, desmontado e a pessoa tentou consertar jogando um monte de balas por cima, não tem nem como descrever o horror que ficou! Nunca mais!

Mas este ano tudo deu certo e ficou maravilhoso! Também, impossível não ficar deixando nas mãos talentosas e prendadas da minha querida mãe! A preocupação com os detalhes foi tão grande que todo o bolo era comestível, inclusive as velas, acreditam? Ela desenhou o macaquinho símbolo até no chapéu da piratinha Sophia, incrível! O nome da aniversariante vinha na tampa do micro baú, maravilhoso! Tinham bóias, canhão, flores, papagaio na haste das velas, rede, escada, eram tantos detalhes que fiquei até zonza! Sophia ainda hoje fala do bolo de tão encantada que ficou com ele! Muito obrigada mamãe!


Detalhes da mesa do bolo.


Como havíamos combinado, de um lado da mesa uma ilha com um baú recheado de flores e dizeres alegres, a bonequinha vestida de pirata, os docinhos que foram arrumados pelas meninas da Árvore Vermelha em embalagens coloridas, o bolo no meio e do outro lado ondas, polvo, estrelas do mar e uma baleia em feltro além de balinhas embaladinhas em papel crepon. Um charme!


Lembrancinhas e decoração da mesa de bolo.


Logo à frente da mesa do bolo as meninas decoraram o espaço com um texto super fofo em formato de mapa, uma árvore, um livro aberto com um texto do escritor Manuel de Barros, "O menino que carregava água na peneira", e as lembrancinhas que fiz, pequenos baús e livrinhos que mostrarei com mais detalhes num post futuro. Sensibilidade pura!

Mesa de guloseimas. Pão de mel, bolo em pirulito e biscoitos, Bella Chocolates. Cupcakes, mamãe! Macaquinho em feltro, No Mundo da Luma. Personalização das guloseimas, Favas Design.


Fiquei incumbida, além dos convites, lembrancinhas e enfeites de mesa,  da mesa de guloseimas. Para me ajudar encomendei alguns pães de mel, bolo em pirulitos e biscoitos da Dayane, do Bella Chocolates. Tudo muito gostoso e caprichado. O potinho de balas e a personalização das guloseimas eu mesma fiz. Agora os cupcakes foram feitas pela especialista no assunto, mamãe! Novamente satisfação total! Ela usou a receita de cupcake de nutella que já postei aqui no blog. Alguns ela mesma confeitou com carinhas de pirata, outros decorei com ondas e velas usando o modelo que encontrei aqui. As tartaruguinhas de chocolate comprei prontas, são da marca Tortuguitas.

Enfeite da mesa dos convidados. Criação e confecção, Favas Design.

Para enfeite da mesa dos convidados optei por algo bem simples, estava sem tempo para criar algo mais elaborado. Então cortei pedaços de caixas de papel, "descasquei" parte do papel e montei a base dos barquinhos. Para velas usei uma estampa da chita parecida com a que foi usada atrás da mesa do bolo e imprimi em papel vegetal, na intenção de levar para fora a decoração do salão. Dentro dos barquinhos coloquei jujubas e os arrumei sobre livrinhos nos quais escrevi a história e criei o design. Vou mostrá-los com mais detalhes no mesmo post das lembrancinhas,  ok? Sobre as toalhas brancas cedidas gentilmente pelo buffet coloquei pedaços de TNT listrado. Ficou bem legal mas o vento no dia não ajudou. Os barquinhos quase sairam voando! Mas tudo bem, o que valeu foi a intenção. :)

Bem, mantenham-se conectados aqui no Favas que logo, logo tem mais, viu?

Então, até lá!