Presente especial do dia dos namorados: Caixa de Vinho / Porta Retratos

Recebi uma encomenda para o dia dos namorados que adorei criar e sempre fico muito feliz quando vejo o resultado, a caixa de vinho que vira porta retratos.
A primeira que fiz mostrei neste post aqui onde expliquei como cheguei até esta ideia.
Pois bem, como na maioria das encomendas que recebo, me dediquei a criar algo com a carinha de quem encomendou.
Recebi as fotos da Bruna, super simpática e cooperativa, e logo vi que se tratava de um casal jovem bem romântico. Ela me contou um pouquinho da história deles, me passou a música preferida e consegui captar melhor os gostos e preferências dos dois.
Desenvolvi a padronagem especialmente para esta caixa, pensando em cores neutras, que agradam homens e mulheres e que combinassem com os tons predominantes das fotos. Para os elementos gráficos recorri a formas circulares que remetessem ao verão, já que a maioria das fotos eram na praia, e a caixas de diálogos, inspirada pela letra da música que eles mais gostam. Também utilizei círculos desenhados à mão livre, dando mais movimento ao projeto.
Bem , vejam como ficou.

Caixa de vinho / porta retratos. Criação e confecção, Favas Design.

Esta caixa é quase um kit, pois, além da prórpia caixa que vira um porta-retratos também incluo o rótulo personalizado, mini-cartão, e um mini-álbum, que vai dentro da tampa da caixa.

Mini-álbum. Criação e confecção, Favas Design.

Desta vez fiz o mini-álbum no estilo concertina, mas sem costura, e usei o mesmo fechamento da caixa, fita de gorgurão costurada com fecho.
Bem, sou suspeita para comentar, mas é um dos projetos que mais gosto. Acho-o bonito, funcional e criativo. Difícil não gostar de um presente como este, vocês não acham?
Em breve disponibilizarei as padronagens e elementos gráficos que criei para ele aqui no blog junto com um tutorial completinho para um outro formato de caixa bem mais simples de se produzir e também bem legal. Por isso, quem gostou fique de olho nos próximos posts!
 Até!

Mini Álbum Cartonado

Como já devem ter percebido gosto muito de projetos versáteis.
Pois bem, navegando por um dos sites de projetos de scrap híbrido que mais gosto, o Splitcoaststampers, encontrei um modelo de mini-álbum bem interessante.
Na realidade o tutorial disponibilizado por lá é para cartão, mas vi na galeria algumas adaptações para mini-álbum e fiquei tentada a experimentar. Vou admitir que sempre fico um pouco receosa com trabalhos que envolvem somente papel grosso, acho-os bem frágeis, mas resolvi testar justamente pela característica da versatilidade.
Ele é chamado de tri shutter fold album, acho que em referência aquelas janelas em que se dobram as venezianas. A versatilidade do projeto está justamente aí. As dobras recortadas, estilo venezianas, dão sustentabilidade ao álbum e possibilitam que ele seja disposto sobre uma mesa como um porta-retratos. As fotos podem ser presas tanto na parte da frente quanto atrás, o que ajuda aqueles que quiserem colocar mais fotos.

  Mini-álbum cartonado. Tri shutter fold album. Produzido por Favas Design.

O fiz para presentear o filho de minha prima e usei um kit coordenado de papéis de scrapbook da designer Anna Griffin que comprei justamente com o intuito de fazer um álbum para ele, pois mescla os tons que foram usados na decoração do quarto do bebê.
Aproveitei os desenhos do kit, recortei e decorei o álbum, dando um ar mais infantil.
Como ela é que incluirá as fotos, nos espaços reservados para as mesmas informei o tamanho ideal, para ajudar na escolha do tamanho para impressão.

 Mini-álbum cartonado. Uso como porta retratos. Produzido por Favas Design.

O resultado me surpreendeu, ficou bem maleável, apesar do material usado. Pretendo experimentar montar um projeto parecido com capa dura. Vamos ver se fica bom também.
Estou preparando alguns álbuns com fotos de aniversário e de casamento com técnicas de encadernação e layout híbrido, ou seja, mesclando elementos digitais e artesanais. Assim que estiverem prontos postarei por aqui. Acho que vão gostar!
Então, até lá!

Novo modelo de convite _ Contos Infantis em formato pop up cascata (waterfall)

Ai, ai, ai! Estou sumidinha, não é? Desculpem!

Mas olha, estou bem viva, viu? E produzindo muito, graças a Deus!
Para terem uma ideia do que ando fazendo, hoje vou postar um convite que entreguei há um tempinho e que ficou bem bonito.
Pela festa ter como tema "Contos Infantis" a mãe me pediu que preparasse um convite que lembrasse um livro.
Pois bem, de uns tempos para cá ando pesquisando e estudando sobre cartões e livros em pop up, então resolvi sugerir um modelo que é conhecido como waterfall, ou seja, cascata. Ideia comprada pela cliente, parti para a criação.

Precisava dar uma aparência de livro ao convite, então, o fiz de forma que a frente parecesse com uma capa de livro e trouxesse uma introdução com um trecho de algum poema ou texto infantil. Minha tia me deu a dica de um texto que resumia bem o tema e o adaptei ao universo masculino, já que o aniversariante era um menino. O trecho foi extraído do livro "Ervilina e o Princês" da escritora Sylvia Orthof e vocês poderão conferir na imagem a seguir.

 Capa e contracapa do convite "Contos Infantis". Criação e confeccão, Favas Design.

A historinha foi contada através de imagens que desenhei com fotos do aniversariante, personalizando bem o convite. Essas imagens podiam ser vistas, quadro a quadro, ao ser puxada uma fita presa ao papel. A intenção era transmitir a sensação de páginas viradas, como num livro, mas com uma nova roupagem, reduzindo o volume e espaço usados e proporcionando uma apresentação animada para o convite.
Apesar de ser um pouco trabalhosa a confecção o resultado vale a pena!
Criei quatro quadros, vejam a sequência:

Convite "Contos Infantis". Sequência dos quadros criados para o formato pop up em cascata. Criação e confecção, Favas Design.

Ah! Como sempre me preocupo em criar convites "usáveis", isto é, que não sejam descartados após a leitura, aproveitei as abas laterais para desenhar molduras que pudessem servir para prender fotos e transformasse o convite num porta-retratos ilustrado. Legal, não é? Para ajudar os convidados a perceberem esta funcionalidade do convite anexei instruções de uso no último quadro, acho que ajudou bastante.

Instruções para uso do convite como porta-retratos e demonstração do uso. Criação e c onfecção, Favas Design.

E aí? Gostaram deste novo modelo?
As possibilidades são infinitas para este formato, bem flexível a diversos temas e ocasiões.
Até!

Aprimorando conhecimentos em design digital e gráfico.

Vez ou outra recebo e-mails me perguntando se ministro algum curso sobre Photoshop ou Design digital. Fico até lisonjeada mas ainda não cheguei neste nível de conhecimento. Estou dando meus primeiros passinhos neste universo e aprendendo aos poucos, mas pensando sobre o assunto, descobri uma maneira de ajudar, compartilhando com vocês os cursos que já fiz, estou fazendo e os que pretendo fazer, e claro, dando minha opinião sobre cada um deles.

Quando resolvi mudar de área o primeiro curso que fiz foi o de Webdesign na Infnet. O custo é bem alto e o curso oferece aulas para o aprendizado básico, o que me decepcionou bastante, mas tem um diferencial e tanto, não se limita a ensinar a utilização de softwares, oferece aulas voltadas para o conhecimento da prática no mercado e isto já fica claro com a seleção dos professores, a maioria atuante no mercado.

Depois deste, resolvi tentar um de Design Web que achei na internet e que gostei tanto, que já estou no quarto curso oferecido pelo profissional. São os cursos do Bruno Ávila, blogueiro, publicitário e web designer cheio de carisma. Não são caros, entretanto também não são voltados para principiantes. Um mínimo de conhecimento é exigido para que não se fique boiando nas aulas, que podem ser feitas no horário que o aluno achar mais conveniente, mas tem um porém, tem data de término para acesso. Atualmente ele oferece apostilas no final do curso, o que ajuda a rever as aulas. Já fiz o de Design Web, PSD para HTML e CSS, Design Joomla, PHP para webdesigners e agora estou fazendo o de Identidade Visual, recomendo todos e mais ainda seu blog, o Avante, cheio de notícias interessantes e relevantes para curiosos e quem atua na área.

Também fiz o curso online Web para Designers da editora Arteccom, que publica a revista Webdesign, que gosto bastante. Acesso ilimitado ao curso, mesmo depois de terminado, chat com palestras em tempo real, fórum para interação aluno-professor/aluno-alunos são alguns dos recursos oferecidos, no entanto o achei muito teórico. Eles lançaram outros cursos depois, mas por causa deste fator que considero bem relevante, não me animei a fazer os outros.

Como venho de uma formação acadêmica totalmente distinta da área de comunicação e design, resolvi fazer também um curso de fotografia no Ateliê da Imagem, com o intuito de aguçar minha visão, mergulhar no mundo visual e estimular minha sensibilidade artística. Funcionou, mas também serviu para descobrir minhas limitações na área. Não levo o menor jeito para a coisa!  Gostei bastante, o custo não é baixo, mas vale o investimento.

 

Com a boa receptibilidade do que venho criando para convites, embalagens e design web, percebi que minha praia era mesmo a área de design digital e gráfico.

Parti então para cursos em design gráfico. O primeiro foi o de encadernação. Lendo e pesquisando sobre o assunto concluí que aprendendo bem encadernação conseguiria me inteirar sobre cartonagem e aprimorar o desenvolvimento de produtos criados com papel. Uma amiga tinha me indicado um curso super badalado pelos designers cariocas sobre criatividade, o Diário Gráfico, ministrado pelo ilustrador Renato Alarcão. Pois bem, consultando seus workshops cheguei até o curso criado pela esposa dele, a Rosa Guimarães, que tem um estúdio totalmente voltado para encadernação, o Zoopress Studio.  Já comentei aqui sobre ela quando mostrei os cadernos que fiz no curso e depois dele. Ele também tem o custo alto, mas vale o investimento. Rosa é muito caprichosa e transmite o tempo todo sua preocupação com a qualidade final do produto. Não tem como sair de lá sem as principais noções para o desenvolvimento de um livro, no mínimo, bem acabado. Senti falta de algumas dicas, aqueles toques que chamamos de "o pulo do gato", mas como ela também vive da venda dos livros que ensina a fazer, a gente até entende o porque da omissão destas dicas. E também tem outra coisa, a prática é que faz o profissional, não é? Podemos aprender a teoria, mas se não houver prática dificilmente conseguiremos um resultado satisfatório.

Foi com o mesmo raciocínio que decidi procurar me informar e aprender sobre scrapbook. Já perceberam como em scrap são usadas diversas técnicas de artes plásticas e design gráfico e digital? No scrapbook é possível encontrar costura, pintura, técnicas de escultura, recursos de fotografia, ferramentas de tratamento e edição de imagens, conceitos de design, como cores, formas, alinhamento, etc., e muito mais. Criar layouts em scrapbook exige que o profissional, ao menos, tenha conhecimentos básicos destas áreas. Com isso, resolvi me inscrever em mini-cursos que descobri através da divulgação em blogs sobre o assunto. Estes mini-cursos, assim como o material e ferramentas de scrapbook são bem caros aqui no Brasil, infelizmente, mas quem pensa em seguir por esta área, são imprescindíveis. O primeiro fiz na ACAlbum com a Suzy West e definitivamente não gostei. Tudo muito corrido, sem flexibilidade para criações próprias, tínhamos que seguir o roteiro e voar para fazer tudo.

O segundo fiz na Papperie com a Donna Downey. Outra coisa!  Vocês podem conferir até no tamanho do meu sorriso nas fotos! Os projetos feitos durante o curso ainda estão sendo finalizados por mim, mas assim que estiverem prontos mostro aqui para vocês. A Donna é super simpática, acessível e cativante, deixa os alunos livres para criarem do jeito que quiserem. Aliás, este é o slogan dela, inspirar-se e criar da sua maneira, livremente. Além disso, as meninas da Papperie são bem atenciosas, ganhamos um mimo super fofo de lá e um kit do evento que estou até com pena de usar de tão lindo! Fiquei super animada com o curso, tanto que até já reservei vaga para um próximo que terá lá na Papperie, desta vez com a Ana Shirkey, da marca americana Stampin'Up! que adoro!

E como conhecimento nunca é demais, este mês iniciei um curso de um software que uso, mas não domino, o Illustrator, na PUC/RJ, ministrado pelo Mestre em Design pela Central Saint Martins College of Art and Design, Lula Rocha. Estou amando! Indico a todos aprenderem a usar o Illustrator e o Photoshop. Sei que são softwares caros, mas valem muito o investimento.

album_shiri_idan Cursos de scrapbook digital não são muito fáceis de se encontrar, mas hoje recebi um e-mail de uma scrapper, a Michelle, ou Mic como prefere ser chamada, divulgando um curso que, acredito, interessará muita gente. Mic é webjornalista, blogueira, e sócia do Palavra-Chave e tem o scrapbook como hobby, mas olha, nem parece. Os layouts criados por ela são lindos e super criativos. Pois bem, ela está oferecendo um curso de scrapbook digital. Não precisa saber usar o photoshop, ela ensinará a utilizar as ferramentas básicas do programa. O objetivo é capacitar os participantes a criar álbuns, convites e lembranças digitais, apresentar conceitos e peculiaridades do mundo do Scrap Digital, oferecer referencial e teoria para a criação de páginas de Scrap, e ensinar os recursos fundamentais do Photoshop para a criação de páginas de Scrap. O curso tem duração de um dia e ela o dvidiu em duas turmas, uma no dia 08 de maio e outra no dia 22 de maio, de 9 as 14hs, no centro do RJ. Quem se interessar é só entrar em contato com ela pelo e-mail divulgado em seu blog.

Acredito que todo bom profissional nunca deve deixar de estudar, porque sempre temos o que aprender, principalmente nos dias de hoje, onde as novas tecnologias e informações surgem cada vez mais depressa. E mais, que dividir conhecimentos só nos faz crescer e aprender mais e mais.

Então, está aí. Deixo hoje aqui minha contribuição para aqueles que, assim como eu, desejam aprender mais sobre comunicação e design.

Espero que aproveitem bastante!

Até!

Foto selecionada por Daryan Dornelles!

Gente! Estou toda boba!
A Katia Bonfadini, do blog Casos e Coisas da Bonfa realizou um concurso de fotografias de viagem onde uma foto seria escolhida pelos leitores e outra por um super fotógrafo, o Daryan Dornelles, do Fotonauta.
E aí? Bom, a minha foto foi escolhida pelo Daryan, acreditam? Nem eu! :)
E o melhor foi ler o comentário dele sobre a escolha da foto:

“Vou começar dizendo que tanto a composição da foto quanto o enquadramento e a luz estão muito bons. Achei interessante a inclusão de pessoas na foto, sem que estas estejam em primeiro plano. A fotógrafa certamente possui um olhar diferenciado e escolheu um ângulo pouco comum. Essa foi a imagem que mais me instigou e me fez ter vontade de conhecer o local fotografado.  Até pela moldura usada como acabamento, a foto me lembra um cartão postal de qualidade.”



Caramba! Não é para estar dando pulos de alegria?
Nem em sonho imaginei uma coisa destas!
Não acredita? Então passa lá para conferir!

DETALHE IMPORTANTE!

Acabei esquecendo de comentar que fiz esta foto com uma câmera compacta com míseros 4 megapixels!
Na época não fazia ideia de equipamentos, enquadramentos, iluminação ou seja lá o que for relacionado a fotografia, foi puro reflexo.
Estava descendo da balsa, indo para um albergue e quando olhei para frente não resisti e cliquei!
Fim de tarde, aquele clima bucólico, o mar invadindo a calçada, achei encantador!
Comento isto para que as pessoas vejam que não é preciso máquinas profissionais maravilhosas, o que vale ao meu ver, é o senso de oportunidade, sensibilidade e criatividade.
Portanto, não deixem de fotografar só porque não tem um equipamento profissional, viu?

Até!

Convite especial para gêmeas na Páscoa

Estava ansiosa para mostrar este convite! Ele me deu uma prazer enorme para criar e outro maior ainda quando vi o resultado.

Meses atrás recebi um e-mail com o pedido de ideias para um convite, no mínimo, diferente: a comemoração do primeiro aniversário de duas irmãs gêmeas.

Desde o primeiro instante percebi que era uma encomenda especial. A mãe, sempre muito simpática e educada, descreveu o que o nascimento das meninas significou para toda a família. Nem preciso dizer o quanto fiquei encantada com todo o tratamento, desde as palavras até as fotos das lindas irmãs. E foi impossível deixar de refletir todo este encantamento na criação do convite.

A mãe optou por decorar a festa num estilo vintage misturando elementos da Páscoa, que ocorre próximo a data de nascimento das meninas, com objetos da época da avô e feitos pela própria para compor a festa. A paleta escolhida foi rosa, amarelo, verde e azul em tons pastéis.

Depois de alguns e-mails decidimos por um convite que mostrasse as meninas imersas neste clima, literalmente. Mesclei o estilo fantasy do scrapbook com elementos próprios ao vintage, como renda, envelhecimento de papéis, flores secas e pintura.

Para tanto, depois de ler o texto escrito pelos pais, belíssimo à propósito, imaginei um convite em formato de cartão aberto ao meio, para ajudar a transmitir a ideia de uma janela que mostra um cenário em transformação. De início, estático. Ovos e coelhos num jardim. Mas ao se abrir a janela, surpresa! Surgem as meninas e pintinhos ocupando o lugar antes dos ovos, ilustrando a ideia do tempo, naturalmente efêmero, criando constantes nuances a vida.

No texto de introdução, a chamada: o tempo de abrir uma janela pode ser o suficiente para que acontecimentos especiais transformem nossa vida…  Dentro do convite transcrevi o texto escrito pelos pais, que explicam tal transformação e a importância das meninas na vida deles. Lindo, emocionante e marcante!

convite_easter_vintage

Convite para gêmeas Páscoa vintage. Criação e confecção Favas Design.

 

Os detalhes ficaram por conta da moldura do texto de introdução, um laço em fita de cetim, flores secas e dentro, ao redor da imagem com as meninas, cantoneiras na mesma cor e material da moldura.

convite_easter_vintage_2

Interior do convite. Criação e confecção Favas Design.

 

Para o envelope bolei um design que harmonizasse com o estilo do convite, e claro, não podia faltar a renda, totalmente vintage!

envelope_convite_easter_vintage

Envelope do convite Páscoa vintage. Criação e confecção Favas Design.

 

Agora, me digam com toda a sinceridade, ficou ou não ficou lindo?

Tinha criado um segundo layout, no formato de um cartão postal com recortes em alto e baixo relevo e a foto em sépia das meninas, mas a mãe ficou tão satisfeita com o primeiro modelo que nem quis ver o outro.

Mas vamos combinar que as modelos também ajudaram muito, não é? Tão lindas e fofas! E o texto dos pais? Liiiindo!

Fazer este convite me fez descobrir o quanto gosto de criar convites românticos!

Será que é fase ou estilo?

Bom, quando descobrir aviso a vocês!

Até!

Nova ferramenta do Blogger para personalização do seu blog

Bom, vou começar assumindo que, definitivamente, sou péssima administradora de tempo.
Acho que minha vida não é muito diferente de nenhuma outra mulher moderna, mas, infelizmente, não tem sobrado muito tempo para o blog.
Então, para que eu não precise ficar me justificando a cada nova postagem vou combinar o seguinte, não terei constância nas postagens mas serão sempre muuuuuuito relevantes!
Estou com uns trabalhos engatilhados para mostrar para vocês, mas vou iniciar a nova regra com uma notícia que vai agradar muito aos usuários do blogger.
Já tinha comentado em outra postagem que o blogger disponibiliza no painel do usuário uma versão draft do editor de postagens e que por ela é possível criar páginas estáticas. Pois bem, agora, para a felicidade daqueles que desejam ter um blog organizadinho e bonito sem nenhum custo e ainda com uma carinha personalizada, está em teste uma ferramenta em que o próprio blogueiro pode criar seu design facilmente.
Basta estar usando ou optar por um template do blogger e fazer as alterações que desejar clicando em layout>designer do modelo.

Imagem: Mamanunes.

Diz aí, a notícia é boa ou não é?
Então não perca tempo! Aprenda como usar esta ferramenta nos mínimos detalhes através do ótimo tutorial que a Marcia Nunes publicou no seu blog Mamanunes.
Ah! E aproveita para conhecer outras dicas super legais que ela publica por lá.

Até!

Mochilinhas, maletinhas e uma caixinha bem delicada.

Uma recente encomenda que recebi foi feita especialmente para o aniversário de uma linda bailarina.

A mãe me pediu que fizesse as lembrancinhas da festa do colégio e os enfeites de mesa da festa para família e escolheu, a princípio, mochilinhas como a que mostrei antes aqui e aqui.

Entretanto, depois de conversarmos e de serem passados mais dados sobre a festa, que tinha como tema bailarina e pónei, e traria na decoração as cores lilás, rosa bebê, rosa pink e branco, acabamos nos decidindo pela criação não só de mochilinhas, mas também de maletinhas e uma caixinha estilo matchbox como enfeite de mesa.

Projetei-as tentando alcançar a delicadeza e o romantismo descritos nos e-mails da mãe e acredito que o resultado agradou.

A mochilinha foi feita com papel cartão colorido e papel 180g com padronagens impressas além de fitas de cetim amarrando as tags com o nome da aniversariante.

mochilinhas_ponei_bailarina

Mochilas de papel tema pónei e bailarina. Projeto gráfico, Favas Design.

As maletinhas também foram feitas com papel cartão nas cores da decoração da festa e papel 180g com as mesmas padronagens das mochilinhas impressas. Detalhes também em fita cetim.

maletinha_ponei

Maletinha em papel tema bailarina e pónei. Projeto gráfico, Favas Design.

Já as caixinhas que tentavam simular caixinhas de música traziam somente a bailarina ao serem abertas. As caixinhas foram preenchidas com barras de chocolate e bombons batom, todos adequadamente embalados e personalizados. Neste projeto foi usado somente papel 180g impresso, com as padronagens definidas.

matchbox_ballerina

Caixinhas de papel estilo caixinha de música tema bailarina. Projeto gráfico, Favas Design.

O projeto original desta caixa foi criado pela designer Patti Lee e em seu blog encontra-se o tutorial para a confeçção do mesmo. No meu caso, além de alterar parte do design também alterei as medidas, aumentando-as.

Um detalhe que acabei esquecendo de comentar por aqui é que há alguns meses adquiri uma máquina de corte que tem o formato parecido com o de uma impressora, a Silhouette Craft Cutter. Ela corta tanto imagens vetoriais como fotos e ilustrações. Neste projeto usei ilustrações em JPEG e configurei-a para deixar uma pequena borda branca ao redor. Ela corta várias imagens ao mesmo tempo, e bem rápido. Nem preciso dizer como tem me ajudado, né? Assim que tiver um tempinho vou escrever um pouco mais sobre ela e outras ferramentas que uso.

Peço desculpas pelas fotos desfocadas e azuladas. Na pressa acabei esquecendo de ajustar a câmera para a exposição correta.

Bem, ando sumida do blog, mas não o abandonei, viu?

Terei de passar um tempo sem aparecer por aqui novamente pois estou terminado alguns projetos importantes.

Mas olha, tem bastante post legal por aqui, aproveitem para visitá-los e conhecerem um pouco mais do que andei escrevendo, ok?

Muito obrigada pelo carinho e visita!

Até!

KABUUUM!!!!!!!! Um convite explosivo!

Ando sumida, mas tenho boas justificativas: família, trabalho, estudos e saúde.
Como ainda tenho feito tudo sozinha, acabo ficando sem tempo para postar como e o que gostaria.
Tenho conhecido muito trabalho legal e adoraria dividir minhas descobertas com vocês, mas ainda não encontrei tempo para isso.
Por enquanto, vou mostrar o que ando fazendo, aos pouquinhos, ok?
O trabalho que mostrarei hoje foi bem divertido de criar.
Uma mãe resolveu festejar o aniversário junto com o filho e o tema escolhido foi "Liga da Justiça". Para tanto, ela me pediu que o convite, além de remeter ao tema, informasse aos convidados que eles poderiam se fantasiar também.
Bem, vou admitir que o tema me assustou um pouco, pois prefiro criar temas sem personagens conhecidos e licenciados, mas acabei me divertindo bastante pesquisando e criando este convite. Depois de enviar dois layouts em estilos diferentes, acabamos decidindo por um que fosse mais artesanal e diferente.
Cheguei a ideia final depois que comecei a pensar num convite que não só remetesse ao universo de super heróis, mas também fosse divertido, uma brincadeira, para remeter também a um baile de fantasia bem animado. Foi aí que surgiu a ideia de fazer um convite bomba!
Pesquisei sobre convites neste estilo e encontrei um que simulava uma bomba estilo granada. Achei bem interessante, mas ainda não era o que eu precisava. Foi aí que pensei numa bomba-relógio. O formato com  três canos, um relógio e fios daria para criar algo que não fosse muito infantil, já que a festa também seria para os amigas da mãe, adultos. O resultado ficou bem divertido e criativo.
Convites bomba-relógio. Criação e confecção Favas Design.

O visual ficou tão legal que meu irmão, que veio me visitar no dia que entregaria os convites, até brincou perguntando se eu tinha mudado de trabalho e agora produzia bombas! :)
Dentro do círculo do relógio, no local do cronômetro, incluí a hora da festa, e nos ponteiros escrevi a data. Para o texto introdutório me baseei nas histórias em quadrinhos e criei um texto que remetesse aos super hérois: "Com eles a Terra está segura. Mas algo de inesperado está por vir..."
Como tag para escrever o nome do convidado desenhei um alicate de corte, simulando o corte do fio que detona ou não a bomba.

Detalhes do convite bomba-relógio. Criação e confecção, Favas Design.

Puxando um dos fios o convidado veria o convite propriamente dito. Uma pequena surpresa, ligada a bailes de fantasia, ficou por conta de confetes que coloquei junto ao convite, e que sairiam ao puxá-lo.
Não vou mentir, adorei o resultado! E acho que superou as expectativas dos aniversariantes.
E vocês? O que acharam?
Não deixem de opinar, ok? É muito bom e importante para mim saber a opinião de vocês, só assim posso melhorar, sempre!


Até!

Blogger em Rascunho _ recurso criar páginas estáticas.

Depois que resolvi criar um blog comecei a pesquisar sobre ferramentas e dicas em outros blogs especializados no assunto.
Existem vários, alguns bons, outros nem tanto. O fato é que acabei elegendo meus prediletos, que sigo e assino o feed, e considero confiáveis e atualizados.
Digo isso porque alguns blogs são mantidos por pessoas que não entendem muito ou nada de programação, apenas copiam o que leêm pela web, e acabam reproduzindo códigos errados, que podem danificar ou mesmo destruir seu template. Por isso, atenção, critério e cuidado nunca são demais, viu?
Bem, mas o que me impulsionou a escrever hoje foi uma notícia publicada em alguns dos blogs que acompanho, o Usuário Compulsivo, Dicas Blogger, Ferramentas Blog, e Notícia e Blog.
Mesmo lendo muito sobre blogs e web design, ainda não tinha dado a devida atenção ao painel inicial do Blogger. Pela notícia divulgada por este pessoal, acabei descobrindo que o Blogger disponibiliza para qualquer usuário uma versão "Draft", ou Blogger em Rascunho, onde testa mudanças que poderão ser implementadas no futuro. Por ser uma versão de teste, parece que alguns recursos podem ser retirados ou alterados a qualquer momento sem prévio aviso, daí o risco, mas para o recurso publicado acho que vale experimentar.
Vez por outra recebo emails pedindo que explique como publicar páginas que não fiquem visíveis na página inicial, as chamadas páginas estáticas, para que sirvam de páginas para publicação de informações fixas, como contato, política de privacidade, descrição de algo, etc. Para isso, era necessário "enganar" o blogger e publicar as páginas com datas anteriores à criação do blog. Pois bem, agora, pela versão "draft", não é mais preciso isto. O blogger disponibilizou a criação pelo painel de configurações destas páginas, e ainda possibilita a escolha para apresentação destas páginas como gadget no sidebar ou como menu de navegação, no topo da página, abaixo do cabeçalho.
Para os que desejam um menu de navegação, mas não querem se aventurar na alteração do código para implentá-lo, é uma boa opção, limitada, pois só podem ser criadas até 10 páginas, e não admite inclusão de menu por categorias (tags), nem mudança de design, mas já ajuda, não é?
A seguir ilustro, de forma suscinta, o passo-a-passo, mas para compreenderem melhor como funciona este e outros recursos interessantes que estão disponíveis no rascunho, sugiro que leiam os posts dos links que citei anteriormente, e também dos blogs oficiais do Blogger, o Blogger in Draft e o Blogger Buzz.


1- Abra o painel principal do Blogger e clique em "Blogger em Rascunho" que se localiza no rodapé da página.



2-  Vá em "Nova Postagem" e clique em "Editar páginas". Este recurso possibilita a criação das páginas estáticas. Escolha como título a palavra que ficará visível no menu.






4- Escreva o texto que vai aparecer na página ao clicarem no link do menu. Clique em "publicar página".




5- A primeira vez que criar uma página será oferida a possibilidade de escolher como quer que os links apareceçam, ou seja, como menu, como link no sidebar, ou ainda, não escolher formato algum, ficar apenas como página estática.




6- Clique em visulializar página. Se optar pelo formato "guia", o menu de navegação, verá mais ou menos isso:



7- Se optar por formato algum, depois, no painel de configurações, em layout, elementos da página, você poderá em "adicionar gadget" escolher onde incluirá as tais páginas clicando em "páginas".










Quem quiser se manter antenado sobre novidades, recursos, e dicas para o blog, também tenho outras boas indicações de blogs. Em português, os GF soluções e BloggerSPhera, e em inglês, o BloggerStop.

É isso. Até!