Pois bem, conforme prometido, eis a continuação da festa da Pirata Sophia.
Na maioria das festas que vou a aniversariante aparece fantasiada na hora do bolo. Acho legal se fantasiar, mas no caso da festa de Sophia, onde toda a animação e decoração foram boladas para inserir a aniversariante e os convidados no contexto, achei mais adequado customizar uma roupa para Sophia, para que ela pudesse se sentir uma piratinha de fato, mas de forma confortável e bonita.
Comprei as peças separadas, não consegui achar tudo em uma única loja, deu um trabalhinho, mas gostei muito do resultado. Montei a caracterização com um short tipo baloné com uma estampa alegre de árvores azuis, uma blusa com mangas bufantes e de botões, um colete jeans com corte de época, um chapéu típico de pirata, tapa olhos, uma bandana, cinto e espada presa a este. Ainda incluí no visual um gancho artesanal feito com copo de plástico e aplique de gancho em papel, que foi dado também aos convidados. Na última hora, resolvi dar um ar mais colorido à roupa e pedi socorro à talentosíssima e super prestativa Luma, do No mundo da Luma, que com todo carinho confeccionou um lindo brôche de papagaio. Agora me digam, Sophia ficou linda demais, não ficou?
Festa Pirata Sophia _ Parte II_ roupa customizada, kits pirata, e lembrancinhas
Festa Pirata Sophia _ Parte I _Decoração do salão.
Bem, como prometi vou começar a postar a festa de Sophia. Dividi em partes porque ainda não tenho todas as fotos. E depois postarei com mais detalhes sobre os trabalhos que fiz, ou seja, as lembrancinhas, enfeites de mesa, kit pirata e kit da festa na escola.
Quem escolheu o tema foi a própria Sophia, devo dizer que ela é uma menina bem autêntica e cheia de personalidade. Diferente da maioria das meninas ela não curte o papel de princesa, prefere ser o dragão ou o cavalheiro, ou seja, perfil ativo, gosta de aventura e movimento, não daria para ficar sendo a princesinha indefesa, não é? Ela quer é defender, ir à luta, literalmente! :) Admito que isto me encanta bastante, na idade dela também preferia os papéis mais ativos, nunca fui muito chegada a ficar esperando príncipe encantado.
Mas, pessoalmente, acho o perfil de histórias de pirata que conhecemos muito agressivo. Aquelas caveiras, brigas, matança, isto não faz minha cabeça e não gostaria de instigar isto em minha filha.
Então, resolvi fazer algumas mudanças no tema. Propus às talentosíssimas meninas da Árvore Vermelha que inseríssimos na decoração elementos femininos como estampas florais, cores alegres e alterássemos o significado do tesouro para algo mais romântico, com um significado mais nobre, que a pirata na realidade estivesse em busca de um tesouro mais que precioso, vital às nossas vidas, o amor.
Daí surgiram várias ideias legais. Tinha pensado em colocar atrás da mesa da decoração ao invés de um painel, redes, velas estampadas e um mastro com a piratinha dentro olhando por uma luneta. Para a mesa do bolo já tinha definido que minha mãe faria-o em formato de navio e que gostaria de compor com uma ilha e nela um baú como flores e corações de um lado e do outro elementos marinhos. Elas me mostraram algumas peças que tinham prontas para o tema pirata, mas como o principal elemento era masculino, pedi que alterassem para uma bonequinha vestidinha de pirata.
Também sugeriram como fundo para a mesa de bolo cobrir a parede de espelho do salão com tecido floral, fazendo às vezes de velas de um navio. Compraram minha ideia do mastro, mas sugeriram fazer em recorte de vinil e aceitaram alterar o pirata. As meninas são super flexíveis e bem criativas. Propuseram incluir um baú com flores de papel cobertas em tecido e dizeres legais. Nem preciso dizer que adorei a ideia, adoro literatura, textos, tudo que transmita sensibilidade e arte.
Além das meninas da Árvore Vermelha este ano contei com a ajuda de outros profissionais tão talentosos quanto, como a fotógrafa Amanda Cavalcanti; o pessoal da Animasom; os biscoitos, pão de mel e bolo em pirulito da Dayane do Bella Chocolates; os docinhos do Rei Camila; e uma grata descoberta, a Luma do No mundo da Luma, que além de me ajudar em cima da hora confeccionando o macaquinho símbolo da festa ainda fez um papagaio lindo para enfeitar a roupinha de Sophia, tudo super caprichado e bonito. Mas o melhor ainda estava por vir, ela presenteou Sophia com as encomendas, nem acreditei! Só uma pessoa especial como ela mesmo! Obrigada Luma!
O talento na cozinha mantive do ano anterior, é a equipe do Alfas Buffet. Gente! Eles conseguiram se superar! Ano passado já tinham feito um super buffet e este ano foram sucesso absoluto! Além de talentosos, o Albino e a Fátima são hiper simpáticos e atenciosos. Tiveram a maior paciência com meus pedidos extras, só eles mesmos.
Mas vamos às fotos, produzidas e tratadas por Amanda Cavalcanti. No blog dela tem mais fotos, vale conferir. Aliás, não posso deixar de elogiar o trabalho da Amanda. Ela foi-me indicada pela Beta Bernardo e me surpreendeu com seu olhar detalhista e sensível. O melhor foi ver a disposição da menina seguindo Sophia para todos os lados e não foi pouco, não, viu? A festa foi realizada num clube aqui no RJ que possui um parque infantil imenso! Haja pernas! Valeu, Amanda!
Convite tema "Pirata" _ estilo "tunnel book"
Não pretendia demorar tanto a postar o convite da festa para família e amigos de Sophia mas, infelizmente, fui internada de emergência para uma cirurgia e fiquei algum tempo me recuperando físicamente e emocionalmente.
Bem, passado o susto e a tristeza retorno para continuar a mostrar tudo que fiz para a festa de Sophia.
Estou aguardando as fotos registradas pela fotógrafa mas vou adiantando o que tenho.
Este convite, assim como todos os que crio, foi pensado para agradar a quem mais interessa, a aniversariante e claro, surpreender os convidados. Acho que alcancei em cheio meu intuito. Sophia amou, ficava horas olhando pelo furinho e me dizendo o que via e admirando seu rostinho na imagem com o poema, muito legal! O trabalho já valeu só pela alegria dela!
Há tempos queria testar um estilo de livro que acho bem interessante, o tunnel book. Em buscas pelo google é possível encontrar várias versões deste modelo, mas vi um, num livro infantil, que me chamou atenção e me inspirou para o convite.
A intenção era projetar um convite que lembrasse uma luneta, ou telescópio, usada pelos piratas em alto mar. Tinha visto um outro modelo bem mais fácil de fazer aqui mas como sou abusada e teimosa resolvi fazer o modelo mais difícil. E bota difícil nisso! À primeira vista fazer uma concertina, aquelas dobras paralelas no papel parecendo sanfona, é fácil, mas não se iludam, uma dobra errada e adeus projeto! Sem exagero, se as dobras não ficarem perfeitamente sincronizadas as páginas ficam todas desalinhadas e o livro torto. Pois bem, acho que fiquei especialista no assunto porque fiz tantas dobras que minhas mãos doíam!
A padronagem foi escolhida seguindo a proposta de romantizar um pouco o tema, bem masculino, e transmitir a identidade da festa. Esta última intenção não foi alcançada por total desorganização minha. Deixei de conversar e alinhavar bem minhas ideias com as meninas da decoração, do Ateliê Árvore Vermelha, e no final a padronagem e paleta de cores do convite fugiu um pouco da que foi adotado na festa. Felizmente, antes de produzir os enfeites de mesa, personalização das guloseimas e lembrancinhas conversei com elas e pude alterar o projeto inicial em tempo. Mas como o convite não tem necessariamente que seguir a decoração da festa, não foi tão desastroso o resultado.
O desenho principal fiz editando e tratando ilustrações que tinha e uma foto de Sophia, tudo com a intenção de harmonizar as imagens e passar a ideia de uma única ilustração. Modéstia à parte, ando craque neste estilo, talvez por amar photoshop e ilustração e me sentir muito confortável usando este software. O resultado me agradou muito, ficou bem alegre e divertido.
Também me senti particularmente mais criativa para os textos. Escrevi o poeminha do convite, um outro para o livro que fez parte do enfeite de mesa e o da lembrancinha. Claro, todos revisados e corrigidos pela minha querida tia Adelaide, especialista em literatura infantil, que deixou-os muito mais interessantes.
Bem vamos as fotos.
Não queria usar a caveira original dos piratas, acho-a muito agressiva, então substituí pela imagem de um macaquinho com um coração na venda dos olhos. Não ficou fofo? A etiqueta recortada em flor também ajudou a feminilizar mais o tema.
Não queria levar a ideia de um pirata ganancioso e mal, queria passar outra mensagem, mas educativa, então idealizei a proposta de uma pirata que busca um tesouro muito mais especial que ouro ou dinheiro, ela busca o amor e para tal valoriza os bons valores morais. Daí surgiu o poema:
Brisa do mar!
Um pirata em seu navio
E novas aventuras no ar.
Terra à vista! _ grita um marujo.
Baixar velas! _ ordena o capitão.
Vamos atracar
E pelas pistas do mapa da ilha
Muitos mistérios desvendar.
Mas o pirata e seus marujos sabem
Que quem se faz ao mar
Tem muito o que contar;
Que amizade, lealdade, coragem
Não podem faltar,
Para o maior dos tesouros encontrar:
o AMOR.
Ao olhar pelo orifício e puxar a concertina, dando distância para o foco na imagem de fundo, era possível visualizar a imagem de uma ilha com animais fofinhos como o leão, hipopótamo, girafa e zebra. Escolhi estes animais porque Sophia adora o filme "Madagascar". Numa placa vinha o texto: siga as pistas no mapa e participe desta aventura!
Convite para festa de Sophia na escola_ em rolo de papel
Fiquei estes dias sumida e quase em reclusão total preparando a festa de 3 anos da minha filha. Sábado foi a festa. Sucesso total, principalmente com quem mais interessava, a aniversariante, que curtiu e se divertiu tanto que parecia pinto no lixo!
Começarei mostrando o convite que fiz para a festa da escola. Como o número de alunos era bem maior do que no ano passado, resolvi fazer duas festas, uma na escola, outra para amigos e parentes. Achei que estava simplificando mas acabei concluindo que arrumei foi mais trabalho!
Usei o mesmo tema para as duas, escolhido pela minha filha, Piratas, só mudei um pouco o significado. Vou explicar. Queria algo mais romântico e feminino, então pensei em criar uma piratinha em cores bem alegres e que na realidade estivesse em busca de um tesouro muito mais importante que o ouro ou o dinheiro, o amor!
Aproveitei para testar novas ideias. Há um tempinho tinha visto um trabalho muito interessante de uma artista plástica francesa, Anastassia Elias e fiquei apaixonada por um de seus projetos, um diorama feito dentro de um rolo de papel higiênico. Um projeto simples mais super bonito e criativo.
Não pensei nele de cara, primeiro quebrei muito a cabeça e passei várias noites em claro tentando fazer um outro projeto que acabei usando no convite para a festa da família e que mostrarei no próximo post.
Acho que pelo cansaço deste outro busquei um projeto mais simples para a escola e foi aí que lembrei do tal trabalho.
Alterei a ideia original, criar uma silhoueta dos desenhos no contraste com a luz, e imprimi os desenhos coloridos na frente por achar que ficava mais alegre. Atrás ficaram branquinhos, na cor do papel de fundo. O texto incluí num papel que forrei por fora. Não usei rolos de papel higiênico, pois não tinha a quantidade que precisava, então criei meus próprios rolos com o papel que utilizei para o texto. Todos os desenhos que usei compõe o kit de scrap "Little Treasures" da designer Mindy Terasawa.
O resultado ficou muito legal, vejam só:
Para quem quiser tentar fazer em casa é bem fácil. 1- Meça a circunferência do rolo, e então corte um papel, que servirá como papel de fundo dentro do rolo, com a medida do comprimento da circunferência; 2-Corte em pequenas dimensões os desenhos que quiser compor o diorama, deixando um pedaço embaixo em branco para prender ao papel de fundo. Sugiro cortar os desenhos e montar o cenário por cima do papel de fundo antes de fazer os cortes para prendê-los; 3-Depois disso, faça os pequenos cortes para prender os desenhos ao papel de fundo. 4- Coloque o papel dentro do rolo, ajeite um pouco, e pronto! Bem facinho, não?
Bem, é isso. Volto em breve com o outro convite e toda a decoração da festa.
Até!