Depois que resolvi criar um blog comecei a pesquisar sobre ferramentas e dicas em outros blogs especializados no assunto.
Existem vários, alguns bons, outros nem tanto. O fato é que acabei elegendo meus prediletos, que sigo e assino o feed, e considero confiáveis e atualizados.
Digo isso porque alguns blogs são mantidos por pessoas que não entendem muito ou nada de programação, apenas copiam o que leêm pela web, e acabam reproduzindo códigos errados, que podem danificar ou mesmo destruir seu template. Por isso, atenção, critério e cuidado nunca são demais, viu?
Bem, mas o que me impulsionou a escrever hoje foi uma notícia publicada em alguns dos blogs que acompanho, o Usuário Compulsivo, Dicas Blogger, Ferramentas Blog, e Notícia e Blog.
Mesmo lendo muito sobre blogs e web design, ainda não tinha dado a devida atenção ao painel inicial do Blogger. Pela notícia divulgada por este pessoal, acabei descobrindo que o Blogger disponibiliza para qualquer usuário uma versão "Draft", ou Blogger em Rascunho, onde testa mudanças que poderão ser implementadas no futuro. Por ser uma versão de teste, parece que alguns recursos podem ser retirados ou alterados a qualquer momento sem prévio aviso, daí o risco, mas para o recurso publicado acho que vale experimentar.
Vez por outra recebo emails pedindo que explique como publicar páginas que não fiquem visíveis na página inicial, as chamadas páginas estáticas, para que sirvam de páginas para publicação de informações fixas, como contato, política de privacidade, descrição de algo, etc. Para isso, era necessário "enganar" o blogger e publicar as páginas com datas anteriores à criação do blog. Pois bem, agora, pela versão "draft", não é mais preciso isto. O blogger disponibilizou a criação pelo painel de configurações destas páginas, e ainda possibilita a escolha para apresentação destas páginas como gadget no sidebar ou como menu de navegação, no topo da página, abaixo do cabeçalho.
Para os que desejam um menu de navegação, mas não querem se aventurar na alteração do código para implentá-lo, é uma boa opção, limitada, pois só podem ser criadas até 10 páginas, e não admite inclusão de menu por categorias (tags), nem mudança de design, mas já ajuda, não é?
A seguir ilustro, de forma suscinta, o passo-a-passo, mas para compreenderem melhor como funciona este e outros recursos interessantes que estão disponíveis no rascunho, sugiro que leiam os posts dos links que citei anteriormente, e também dos blogs oficiais do Blogger, o Blogger in Draft e o Blogger Buzz.
1- Abra o painel principal do Blogger e clique em "Blogger em Rascunho" que se localiza no rodapé da página.
2- Vá em "Nova Postagem" e clique em "Editar páginas". Este recurso possibilita a criação das páginas estáticas. Escolha como título a palavra que ficará visível no menu.
4- Escreva o texto que vai aparecer na página ao clicarem no link do menu. Clique em "publicar página".
5- A primeira vez que criar uma página será oferida a possibilidade de escolher como quer que os links apareceçam, ou seja, como menu, como link no sidebar, ou ainda, não escolher formato algum, ficar apenas como página estática.
6- Clique em visulializar página. Se optar pelo formato "guia", o menu de navegação, verá mais ou menos isso:
7- Se optar por formato algum, depois, no painel de configurações, em layout, elementos da página, você poderá em "adicionar gadget" escolher onde incluirá as tais páginas clicando em "páginas".
Quem quiser se manter antenado sobre novidades, recursos, e dicas para o blog, também tenho outras boas indicações de blogs. Em português, os GF soluções e BloggerSPhera, e em inglês, o BloggerStop.
É isso. Até!