Festa Pirata Sophia _ Parte I _Decoração do salão.

Bem, como prometi vou começar a postar a festa de Sophia. Dividi em partes porque ainda não tenho todas as fotos. E depois postarei com mais detalhes sobre os trabalhos que fiz, ou seja, as lembrancinhas, enfeites de mesa, kit pirata e kit da festa na escola.

Quem escolheu o tema foi a própria Sophia, devo dizer que ela é uma menina bem autêntica e cheia de personalidade. Diferente da maioria das meninas ela não curte o papel de princesa, prefere ser o dragão ou o cavalheiro, ou seja, perfil ativo, gosta de aventura e movimento, não daria para ficar sendo a princesinha indefesa, não é? Ela quer é defender, ir à luta, literalmente! :) Admito que isto me encanta bastante, na idade dela também preferia os papéis mais ativos, nunca fui muito chegada a ficar esperando príncipe encantado.

Mas, pessoalmente, acho o perfil de histórias de pirata que conhecemos muito agressivo. Aquelas caveiras, brigas, matança, isto não faz minha cabeça e não gostaria de instigar isto em minha filha.
Então, resolvi fazer algumas mudanças no tema. Propus às talentosíssimas meninas da Árvore Vermelha que inseríssimos na decoração elementos femininos como estampas florais, cores alegres e alterássemos o significado do tesouro para algo mais romântico, com um significado mais nobre, que a pirata na realidade estivesse em busca de um tesouro mais que precioso, vital às nossas vidas, o amor.

Daí surgiram várias ideias legais. Tinha pensado em colocar atrás da mesa da decoração ao invés de um painel, redes, velas estampadas e um mastro com a piratinha dentro olhando por uma luneta. Para a mesa do bolo já tinha definido que minha mãe faria-o em formato de navio e que gostaria de compor com uma ilha e nela um baú como flores e corações de um lado e do outro elementos marinhos. Elas me mostraram algumas peças que tinham prontas para o tema pirata, mas como o principal elemento era masculino, pedi que alterassem para uma bonequinha vestidinha de pirata.

Também sugeriram como fundo para a mesa de bolo cobrir a parede de espelho do salão com tecido floral, fazendo às vezes de velas de um navio. Compraram minha ideia do mastro, mas sugeriram fazer em recorte de vinil e aceitaram alterar o pirata. As meninas são super flexíveis e bem criativas. Propuseram incluir um baú com flores de papel cobertas em tecido e dizeres legais. Nem preciso dizer que adorei a ideia, adoro literatura, textos, tudo que transmita sensibilidade e arte.

Além das meninas da Árvore Vermelha este ano contei com a ajuda de outros profissionais tão talentosos quanto, como a fotógrafa Amanda Cavalcanti; o pessoal da Animasom; os biscoitos, pão de mel e bolo em pirulito da Dayane do Bella Chocolates; os docinhos do Rei Camila;  e uma grata descoberta, a Luma do No mundo da Luma, que além de me ajudar em cima da hora confeccionando o macaquinho símbolo da festa ainda fez um papagaio lindo para enfeitar a roupinha de Sophia, tudo super caprichado e bonito. Mas o melhor ainda estava por vir, ela presenteou Sophia com as encomendas, nem acreditei! Só uma pessoa especial como ela mesmo! Obrigada Luma!

O talento na cozinha mantive do ano anterior, é a equipe do Alfas Buffet. Gente! Eles conseguiram se superar! Ano passado já tinham feito um super buffet e este ano foram sucesso absoluto! Além de talentosos, o Albino e a Fátima são hiper simpáticos e atenciosos. Tiveram a maior paciência com meus pedidos extras, só eles mesmos.

Mas vamos às fotos, produzidas e tratadas por Amanda Cavalcanti. No blog dela tem mais fotos, vale conferir. Aliás, não posso deixar de elogiar o trabalho da Amanda. Ela foi-me indicada pela Beta Bernardo e me surpreendeu com seu olhar detalhista e sensível. O melhor foi ver a disposição da menina seguindo Sophia para todos os lados e  não foi pouco, não, viu? A festa foi realizada num clube aqui no RJ que possui um parque infantil imenso! Haja pernas! Valeu, Amanda!


Mesa do bolo. Decoração, Árvore Vermelha. Docinhos, Rei Camila. Bolo, mamãe!


Bem, este ano não deu para recusar a oferta da minha mãe em fazer o bolo, que não é porque é minha mãe não, mais é unanimidade, todos ficam encantados e admirados com a beleza e o sabor, ele é totalmente bom! Mas vou logo avisando, ela só faz para os netos, detesta a ideia de fazer para fora, diz que deixaria de ser prazer para virar dever. Melhor para mim e meus irmãos, não é?

Ano passado, pensando em não estressá-la com esta tarefa contratei os serviços de outra pessoa e tive uma super decepção, além de chegar horas atrasada, quase na hora do parabéns, o bolo chegou totalmente diferente do que tínhamos combinado, uma catástrofe.  Achei até plástico dentro do bolo! Fiquei com a nítida sensação de que o bolo acidentou-se, deve ter caído, desmontado e a pessoa tentou consertar jogando um monte de balas por cima, não tem nem como descrever o horror que ficou! Nunca mais!

Mas este ano tudo deu certo e ficou maravilhoso! Também, impossível não ficar deixando nas mãos talentosas e prendadas da minha querida mãe! A preocupação com os detalhes foi tão grande que todo o bolo era comestível, inclusive as velas, acreditam? Ela desenhou o macaquinho símbolo até no chapéu da piratinha Sophia, incrível! O nome da aniversariante vinha na tampa do micro baú, maravilhoso! Tinham bóias, canhão, flores, papagaio na haste das velas, rede, escada, eram tantos detalhes que fiquei até zonza! Sophia ainda hoje fala do bolo de tão encantada que ficou com ele! Muito obrigada mamãe!


Detalhes da mesa do bolo.


Como havíamos combinado, de um lado da mesa uma ilha com um baú recheado de flores e dizeres alegres, a bonequinha vestida de pirata, os docinhos que foram arrumados pelas meninas da Árvore Vermelha em embalagens coloridas, o bolo no meio e do outro lado ondas, polvo, estrelas do mar e uma baleia em feltro além de balinhas embaladinhas em papel crepon. Um charme!


Lembrancinhas e decoração da mesa de bolo.


Logo à frente da mesa do bolo as meninas decoraram o espaço com um texto super fofo em formato de mapa, uma árvore, um livro aberto com um texto do escritor Manuel de Barros, "O menino que carregava água na peneira", e as lembrancinhas que fiz, pequenos baús e livrinhos que mostrarei com mais detalhes num post futuro. Sensibilidade pura!

Mesa de guloseimas. Pão de mel, bolo em pirulito e biscoitos, Bella Chocolates. Cupcakes, mamãe! Macaquinho em feltro, No Mundo da Luma. Personalização das guloseimas, Favas Design.


Fiquei incumbida, além dos convites, lembrancinhas e enfeites de mesa,  da mesa de guloseimas. Para me ajudar encomendei alguns pães de mel, bolo em pirulitos e biscoitos da Dayane, do Bella Chocolates. Tudo muito gostoso e caprichado. O potinho de balas e a personalização das guloseimas eu mesma fiz. Agora os cupcakes foram feitas pela especialista no assunto, mamãe! Novamente satisfação total! Ela usou a receita de cupcake de nutella que já postei aqui no blog. Alguns ela mesma confeitou com carinhas de pirata, outros decorei com ondas e velas usando o modelo que encontrei aqui. As tartaruguinhas de chocolate comprei prontas, são da marca Tortuguitas.

Enfeite da mesa dos convidados. Criação e confecção, Favas Design.

Para enfeite da mesa dos convidados optei por algo bem simples, estava sem tempo para criar algo mais elaborado. Então cortei pedaços de caixas de papel, "descasquei" parte do papel e montei a base dos barquinhos. Para velas usei uma estampa da chita parecida com a que foi usada atrás da mesa do bolo e imprimi em papel vegetal, na intenção de levar para fora a decoração do salão. Dentro dos barquinhos coloquei jujubas e os arrumei sobre livrinhos nos quais escrevi a história e criei o design. Vou mostrá-los com mais detalhes no mesmo post das lembrancinhas,  ok? Sobre as toalhas brancas cedidas gentilmente pelo buffet coloquei pedaços de TNT listrado. Ficou bem legal mas o vento no dia não ajudou. Os barquinhos quase sairam voando! Mas tudo bem, o que valeu foi a intenção. :)

Bem, mantenham-se conectados aqui no Favas que logo, logo tem mais, viu?

Então, até lá!


9 Deixe aqui seu comentário:

Bird disse...

Fofo demais!! Adorei o tema para menina também!!

Cada detalhe lindo e mutio caprichado!!

Parabéns Fabi! :)

Fernanda Reali disse...

Tudo lindo e de extremo bom gosto!
Não desisti de te conhecer, viu? Estou esperandoas crianças voltarem às aulas.

bjs

Katia Bonfadini disse...

Fabi, mais uma vez vc me deixou de queixo caído!!!!!! Amei o enfeite da mesa dos convidados, que charme, que criatividade! E já te falei que tenho a maior dificuldade com peças tridimensionais, né? Por isso te admiro ainda mais!!!! Li seu e-mail e, na verdade, sou eu que fico lisonjeada por vc considerar minha opinião dessa maneira porque seu talento é nato e vc é uma das pessoas mais criativas que já conheci na vida. Originalidade e autenticidade não te faltam! Pra mim, esse é o segredo do seu sucesso! Você é única e especial!!!!!! Bjs!

Ópera Cacau disse...

Fabi, super fofo e de bom gosto, como sempre. Um beijão.

Fla disse...

Fabi, quando eu crescer eu quero ser igual a você!
=)
Tudo lindo e perfeito! Parabéns!
Espero que você esteja melhor querida. Beijos

Fabiana disse...

Simplesmente perfeito Fabi, como tudo o que vc toca né? Uma festa linda, cheia de detalhes únicos e diferentes. Adorei! E que bolo é aquele? A sua mãe é uma artista! Adorei, lindo! Parabéns! Bjokas!

Simone Scharamm disse...

Oi, Fabi,
Estou muito encantada com essa festa! Quanta criatividade! E que bolo mais lindo é esse? Parabéns a você e a sua mãe! Realmente incrível!!!
Beijos!

Ana Carolina Peixoto disse...

Fafá, eu estive lá e pude conferir: estava tudo lindo e de muito bom gostos como sempre! Vcs arrasaram!
Bjs,
Carol

Anônimo disse...

My cousin recommended this blog and she was totally right keep up the fantastic work!