Convite tema "Pirata" _ estilo "tunnel book"

Não pretendia demorar tanto a postar o convite da festa para família e amigos de Sophia mas, infelizmente, fui internada de emergência para uma cirurgia e fiquei algum tempo me recuperando físicamente e emocionalmente.

Bem, passado o susto e a tristeza retorno para continuar a mostrar tudo que fiz para a festa de Sophia.

Estou aguardando as fotos registradas pela fotógrafa mas vou adiantando o que tenho.

Este convite, assim como todos os que crio, foi pensado para agradar a quem mais interessa, a aniversariante e claro, surpreender os convidados. Acho que alcancei em cheio meu intuito. Sophia amou, ficava horas olhando pelo furinho e me dizendo o que via e admirando seu rostinho na imagem com o poema, muito legal! O trabalho já valeu só pela alegria dela!

Há tempos queria testar um estilo de livro que acho bem interessante, o tunnel book. Em buscas pelo google é possível encontrar várias versões deste modelo, mas vi um, num livro infantil, que me chamou atenção e me inspirou para o convite.

A intenção era projetar um convite que lembrasse uma luneta, ou telescópio, usada pelos piratas em alto mar. Tinha visto um outro modelo bem mais fácil de fazer aqui mas como sou abusada e teimosa resolvi fazer o modelo mais difícil. E bota difícil nisso! À primeira vista fazer uma concertina, aquelas dobras paralelas no papel parecendo sanfona, é fácil, mas não se iludam, uma dobra errada e adeus projeto! Sem exagero, se as dobras não ficarem perfeitamente sincronizadas as páginas ficam todas desalinhadas e o livro torto. Pois bem, acho que fiquei especialista no assunto porque fiz tantas dobras que minhas mãos doíam!

A padronagem foi escolhida seguindo a proposta de romantizar um pouco o tema, bem masculino, e transmitir a identidade da festa. Esta última intenção não foi alcançada por total desorganização minha. Deixei de conversar e alinhavar bem minhas ideias com as meninas da decoração, do Ateliê Árvore Vermelha, e no final a padronagem e paleta de cores do convite fugiu um pouco da que foi adotado na festa. Felizmente, antes de produzir os enfeites de mesa, personalização das guloseimas e lembrancinhas conversei com elas e pude alterar o projeto inicial em tempo. Mas como o convite não tem necessariamente que seguir a decoração da festa, não foi tão desastroso o resultado.

O desenho principal fiz editando e tratando ilustrações que tinha e uma foto de Sophia, tudo com a intenção de harmonizar as imagens e passar a ideia de uma única ilustração. Modéstia à parte, ando craque neste estilo, talvez por amar photoshop e ilustração e me sentir muito confortável usando este software. O resultado me agradou muito, ficou bem alegre e divertido.

Também me senti particularmente mais criativa para os textos. Escrevi o poeminha do convite, um outro para o livro que fez parte do enfeite de mesa e o da lembrancinha. Claro, todos revisados e corrigidos pela minha querida tia Adelaide, especialista em literatura infantil, que deixou-os muito mais interessantes.

Bem vamos as fotos.

Capa do convite Pirata. Criação e confecção, Favas Design.

Não queria usar a caveira original dos piratas, acho-a muito agressiva, então substituí pela imagem de um macaquinho com um coração na venda dos olhos. Não ficou fofo? A etiqueta recortada em flor também ajudou a feminilizar mais o tema.

Contracapa e frente do telescópio/tunnel book. Criação e confecção, Favas Design.


Como queria enfatizar a ideia do telescópio usei o enquadramento da imagem no mastro com a piratinha olhando o mar. Reforcei a "marca" da pirata mostrando a macaquinha usada como símbolo, repetindo na bandeira e no chapéu da pirata.

Não queria levar a ideia de um pirata ganancioso e mal, queria passar outra mensagem, mas educativa, então idealizei a proposta de uma pirata que busca um tesouro muito mais especial que ouro ou dinheiro, ela busca o amor e para tal valoriza os bons valores morais. Daí surgiu o poema:

Velas ao vento!
Brisa do mar!
Um pirata em seu navio
E novas aventuras no ar.

Terra à vista! _ grita um marujo.
Baixar velas! _ ordena o capitão.
Vamos atracar
E pelas pistas do mapa da ilha
Muitos mistérios desvendar.

Mas o pirata e seus marujos sabem
Que quem se faz ao mar
Tem muito o que contar;
Que amizade, lealdade, coragem
Não podem faltar,
Para o maior dos tesouros encontrar:
o AMOR.

Poema criado por Favas Design. Revisão e correções, Maria Adelaide Carvalho.


Visão do orifício feito no tunnel book. Criação e confeccão, Favas Design.


Nossa! Esta foto ficou horrível! Mas foi o que consegui. Infelizmente não tenho a lente ideal para esta situação.

Ao olhar pelo orifício e puxar a concertina, dando distância para o foco na imagem de fundo, era possível visualizar a imagem de uma ilha com animais fofinhos como o leão, hipopótamo, girafa e zebra. Escolhi estes animais porque Sophia adora o filme "Madagascar". Numa placa vinha o texto: siga as pistas no mapa e participe desta aventura!
Escrevi o texto para auxiliar o convidado a perceber que tinha que puxar uma linha presa ao dito mapa com as informacões da festa que foi colocado por trás da imagem de fundo.

Imagem vista pelo orifício. Criação, Favas Design.

Interior do "tunnel book".

Também era possível ver as três camadas dispostas para dar profundidade ao telescópio. Inseri ondas e na penúltima camada um bote com um hipopótamo e um cachorrinho remando até a ilha. Ficou bem bonitinho!


Convite completo. Criação e confecção, Favas Design.

Bem é isso. Não pretendo repetir este projeto, além de trabalhoso tem um custo de material alto, mas valeu como teste.
Nos próximos posts mostrarei os enfeites de mesa, mesa de guloseimas, lembrancinhas e decoração da festa.
Quem quiser ver um pouco da decoração pode acessar o blog do Ateliê Árvore Vermelha. Elas já postaram por lá as fotos que tiraram da decoração.
Até!

14 Deixe aqui seu comentário:

Beta Bernardo disse...

Que lindo!!!! Só vc mesmo!!
E aí, como foi a festa? A Amanda disse que foi linda e cheia de crianças!!
Vou aguardar as fotos!
Bjks Beta

Foto Álbum Exclusivo disse...

Lindo lindo... Espero que estejas recuperada. Tudo de bom!

Leticia disse...

Fabi
Saudades de você! Mas vc está bem agora??? Se recuperou? Estou aqui torcendo por vc...

Ficaram lindos os convites... vc está cada vez melhor! Está cada vez mais elaborado, está cada vez mais perfeito! Parabéns

Beijos
lelê

Fla disse...

Que coisa mais linda que ficou.
E nossa menina, espero que já esteja bem e recuperada!
Beijos

Luci Cardinelli disse...

O que dizer? Cada trabalho seu me deixa mais encantada. Quanto capricho! E fazer para a filhota deve ter sido mais prazeiroso ainda.
Espero que você já esteja recuperada

beijos

Ana Karina disse...

Que coisa mais linda e delicada!
AMEI!
Deve realmente ter sido trabalhoso, mas valeu a pena.

E o q houve? Espero que estejas bem melhor agora... Melhoras!

Beijos.

TÂNIA SIMÕES disse...

Cada vez mais criativa. Parabéns!
Abçs.

Ana Carolina Peixoto disse...

Amiga, eu recebi o convite e tive a oportunidade de manuseá-lo. Ficou tudo lindo!

bjs,
Carol

Feito a Mão disse...

Fabi, espero que esteja bem melhor agora.

Só um coração de mãe seria capaz de tamanha delicadeza. Seu convite ficou originalíssimo, delicado, belo, romântico, marcante e inesquecível.
Seu poema ficou muito fofo e eu imagino o trabalho que deve ter dado confeccionar tudo isso.
Há coisas que só nossos filhos justificam.
Um abraço,
Clau.

Feito a Mão disse...

Fabi, espero que esteja bem melhor agora.

Só um coração de mãe seria capaz de tamanha delicadeza. Seu convite ficou originalíssimo, delicado, belo, romântico, marcante e inesquecível.
Seu poema ficou muito fofo e eu imagino o trabalho que deve ter dado confeccionar tudo isso.
Há coisas que só nossos filhos justificam.
Um abraço,
Clau.

Katia Bonfadini disse...

Fabi, vc não me cansa de me surpreender! Que convite lindo, que cratividade, que talento e que novidade! Nunca vi um convite nesse formato super original! E a ideia do telescópio é maravilhosa!!!!!!!! Sensacional, sensacional, sensacional! Você tem maos de fada e tenho a maior admiração por quem trabalha com dobraduras, já que sou péssima com coisas tridimensionais. Grande beijo!!!!

Simone Scharamm disse...

Parabéns! Lindos trabalhos!
Beijos!

Anônimo disse...

Por favor, como faço para adquirir estes convitinhos de pirata Aguardo, neidelc@uol.com.br

Anônimo disse...

If you could e-mail me with a few suggestions on just how you made your blog look this excellent, I would be grateful.