Aprimorando conhecimentos em design digital e gráfico.

Vez ou outra recebo e-mails me perguntando se ministro algum curso sobre Photoshop ou Design digital. Fico até lisonjeada mas ainda não cheguei neste nível de conhecimento. Estou dando meus primeiros passinhos neste universo e aprendendo aos poucos, mas pensando sobre o assunto, descobri uma maneira de ajudar, compartilhando com vocês os cursos que já fiz, estou fazendo e os que pretendo fazer, e claro, dando minha opinião sobre cada um deles.

Quando resolvi mudar de área o primeiro curso que fiz foi o de Webdesign na Infnet. O custo é bem alto e o curso oferece aulas para o aprendizado básico, o que me decepcionou bastante, mas tem um diferencial e tanto, não se limita a ensinar a utilização de softwares, oferece aulas voltadas para o conhecimento da prática no mercado e isto já fica claro com a seleção dos professores, a maioria atuante no mercado.

Depois deste, resolvi tentar um de Design Web que achei na internet e que gostei tanto, que já estou no quarto curso oferecido pelo profissional. São os cursos do Bruno Ávila, blogueiro, publicitário e web designer cheio de carisma. Não são caros, entretanto também não são voltados para principiantes. Um mínimo de conhecimento é exigido para que não se fique boiando nas aulas, que podem ser feitas no horário que o aluno achar mais conveniente, mas tem um porém, tem data de término para acesso. Atualmente ele oferece apostilas no final do curso, o que ajuda a rever as aulas. Já fiz o de Design Web, PSD para HTML e CSS, Design Joomla, PHP para webdesigners e agora estou fazendo o de Identidade Visual, recomendo todos e mais ainda seu blog, o Avante, cheio de notícias interessantes e relevantes para curiosos e quem atua na área.

Também fiz o curso online Web para Designers da editora Arteccom, que publica a revista Webdesign, que gosto bastante. Acesso ilimitado ao curso, mesmo depois de terminado, chat com palestras em tempo real, fórum para interação aluno-professor/aluno-alunos são alguns dos recursos oferecidos, no entanto o achei muito teórico. Eles lançaram outros cursos depois, mas por causa deste fator que considero bem relevante, não me animei a fazer os outros.

Como venho de uma formação acadêmica totalmente distinta da área de comunicação e design, resolvi fazer também um curso de fotografia no Ateliê da Imagem, com o intuito de aguçar minha visão, mergulhar no mundo visual e estimular minha sensibilidade artística. Funcionou, mas também serviu para descobrir minhas limitações na área. Não levo o menor jeito para a coisa!  Gostei bastante, o custo não é baixo, mas vale o investimento.

 

Com a boa receptibilidade do que venho criando para convites, embalagens e design web, percebi que minha praia era mesmo a área de design digital e gráfico.

Parti então para cursos em design gráfico. O primeiro foi o de encadernação. Lendo e pesquisando sobre o assunto concluí que aprendendo bem encadernação conseguiria me inteirar sobre cartonagem e aprimorar o desenvolvimento de produtos criados com papel. Uma amiga tinha me indicado um curso super badalado pelos designers cariocas sobre criatividade, o Diário Gráfico, ministrado pelo ilustrador Renato Alarcão. Pois bem, consultando seus workshops cheguei até o curso criado pela esposa dele, a Rosa Guimarães, que tem um estúdio totalmente voltado para encadernação, o Zoopress Studio.  Já comentei aqui sobre ela quando mostrei os cadernos que fiz no curso e depois dele. Ele também tem o custo alto, mas vale o investimento. Rosa é muito caprichosa e transmite o tempo todo sua preocupação com a qualidade final do produto. Não tem como sair de lá sem as principais noções para o desenvolvimento de um livro, no mínimo, bem acabado. Senti falta de algumas dicas, aqueles toques que chamamos de "o pulo do gato", mas como ela também vive da venda dos livros que ensina a fazer, a gente até entende o porque da omissão destas dicas. E também tem outra coisa, a prática é que faz o profissional, não é? Podemos aprender a teoria, mas se não houver prática dificilmente conseguiremos um resultado satisfatório.

Foi com o mesmo raciocínio que decidi procurar me informar e aprender sobre scrapbook. Já perceberam como em scrap são usadas diversas técnicas de artes plásticas e design gráfico e digital? No scrapbook é possível encontrar costura, pintura, técnicas de escultura, recursos de fotografia, ferramentas de tratamento e edição de imagens, conceitos de design, como cores, formas, alinhamento, etc., e muito mais. Criar layouts em scrapbook exige que o profissional, ao menos, tenha conhecimentos básicos destas áreas. Com isso, resolvi me inscrever em mini-cursos que descobri através da divulgação em blogs sobre o assunto. Estes mini-cursos, assim como o material e ferramentas de scrapbook são bem caros aqui no Brasil, infelizmente, mas quem pensa em seguir por esta área, são imprescindíveis. O primeiro fiz na ACAlbum com a Suzy West e definitivamente não gostei. Tudo muito corrido, sem flexibilidade para criações próprias, tínhamos que seguir o roteiro e voar para fazer tudo.

O segundo fiz na Papperie com a Donna Downey. Outra coisa!  Vocês podem conferir até no tamanho do meu sorriso nas fotos! Os projetos feitos durante o curso ainda estão sendo finalizados por mim, mas assim que estiverem prontos mostro aqui para vocês. A Donna é super simpática, acessível e cativante, deixa os alunos livres para criarem do jeito que quiserem. Aliás, este é o slogan dela, inspirar-se e criar da sua maneira, livremente. Além disso, as meninas da Papperie são bem atenciosas, ganhamos um mimo super fofo de lá e um kit do evento que estou até com pena de usar de tão lindo! Fiquei super animada com o curso, tanto que até já reservei vaga para um próximo que terá lá na Papperie, desta vez com a Ana Shirkey, da marca americana Stampin'Up! que adoro!

E como conhecimento nunca é demais, este mês iniciei um curso de um software que uso, mas não domino, o Illustrator, na PUC/RJ, ministrado pelo Mestre em Design pela Central Saint Martins College of Art and Design, Lula Rocha. Estou amando! Indico a todos aprenderem a usar o Illustrator e o Photoshop. Sei que são softwares caros, mas valem muito o investimento.

album_shiri_idan Cursos de scrapbook digital não são muito fáceis de se encontrar, mas hoje recebi um e-mail de uma scrapper, a Michelle, ou Mic como prefere ser chamada, divulgando um curso que, acredito, interessará muita gente. Mic é webjornalista, blogueira, e sócia do Palavra-Chave e tem o scrapbook como hobby, mas olha, nem parece. Os layouts criados por ela são lindos e super criativos. Pois bem, ela está oferecendo um curso de scrapbook digital. Não precisa saber usar o photoshop, ela ensinará a utilizar as ferramentas básicas do programa. O objetivo é capacitar os participantes a criar álbuns, convites e lembranças digitais, apresentar conceitos e peculiaridades do mundo do Scrap Digital, oferecer referencial e teoria para a criação de páginas de Scrap, e ensinar os recursos fundamentais do Photoshop para a criação de páginas de Scrap. O curso tem duração de um dia e ela o dvidiu em duas turmas, uma no dia 08 de maio e outra no dia 22 de maio, de 9 as 14hs, no centro do RJ. Quem se interessar é só entrar em contato com ela pelo e-mail divulgado em seu blog.

Acredito que todo bom profissional nunca deve deixar de estudar, porque sempre temos o que aprender, principalmente nos dias de hoje, onde as novas tecnologias e informações surgem cada vez mais depressa. E mais, que dividir conhecimentos só nos faz crescer e aprender mais e mais.

Então, está aí. Deixo hoje aqui minha contribuição para aqueles que, assim como eu, desejam aprender mais sobre comunicação e design.

Espero que aproveitem bastante!

Até!

12 Deixe aqui seu comentário:

Bird disse...

Fabi,

Nao sei se vc sabe, mas existe um software quase igual ao Photoshop chamado GIMP que é GRATIS ara download?! Nao é porcaria nao, é utilisado por graphic designers que fazem Manga cantoons japoneses e tudo, vale a pena conferir e indicar pra galera ai! Eu uso e recomendo! Ainda mais pra que esta começando e nao quer gastar muito...Realmente tem todas e se nao mais, funcionalidades que o Photoshop!

Beijocas

Leticia disse...

Fabi
Queria muito fazer tanto o de web, quanto o de photoshop (fiz o curso de photoshop a uns 14 anos... rs. junto com corel... faz mtooo tempo!)
Mas suas dicas são para as cariocas, não????
Eu adoro este mundinho, sinto até falta de me dedicar mais.
Beijos
lelê

Luma disse...

Oi Fabi!
Nossa, parece até que você escreveu isso tudo para mim, rsrsrsrs...
Dicas anotadas, e é isso mesmo que você falou, o bom profissional tem sempre que buscar conhecimento, principalmente no mundo de hoje em que o presente vira passado num click. Valeu mesmo!
Beijo!

Bird disse...

OI Fabi,

Eu também ja vi em varios sites o pap das borbolets, inclusive eu peguei no Feito a Mao! So nao tinha visto feito com tulle...

Sobre o Gimp, eu falei mais foi para dar uma dica pro pessoal ameteur que esta começando agora e nao tem condiçoes de gastar tanta grana em softwares como o Photoshop!

Os dois programas tem suas qualidades e defeitos, mas se alguém quiser algo suuuper semelhante ao Photoshop de alta qualidade (pois existem freewares que sao porcaria, mas o GIMP como eu disse é utilisado por professional vector cartoonists) GRATIS ainda por cima, o GIMP é ideal!

Como vc da tantas dicas pro seus leitores, achei que talvez estivesse ajudando, sei la! :)

Beijocas

Déia. disse...

Infnet é um dos melhores lugares para se aprender mesmo, mas é carinho..
Vale bem a pena para quem quer se aprofundar nesta área.
Parabens pela materia, muito legal.
bjs

Leticia disse...

Fabi
Saudades menina! Tá correndo muito né?? Depois do casório vou ver se procuro cursos pela net de photoshop (de novo... rs) e de webdesigner... por enquanto, tá complicado, né? Correria total pra fechar as coisas. Vou me casar em menos de 4 meses! Pouco tempo, mas quero fazer bastante coisa, pra economizar!
Depois quero dar uma perguntada pra vc sobre layout do blog... to pensando em dar uma mudada nele (tb depois do casório) e queria saber se vc faz, como funciona e quanto custa...
Beijos
lelê

Leticia disse...

Fabi!
E ai? td bem? viva???
Só passando pra dizer um oi!
Beijos
lelê

Leticia disse...

Fabi!
E ai? td bem? viva???
Só passando pra dizer um oi!
Beijos
lelê

AMOrganização disse...

Estou comecando a me interessar por esses assuntos digitais. Adorei as dicas. Obrigada por dividir seu conhecimento.
beijos
Adriana

Tays Rocha disse...

Vim agradecer a visita e adivinha se não adorei teu blog e já não fiquei por aqui? Muito legal tudo aqui, estou te seguindo ;o)
Beijocas.

Construindo Laços Boutique de Festas disse...

Fabi Querida...
Com todo carinho dediquei um selinho a vc., está no post de hoje em meu blog.
Espero que goste...
Beijos

Beta Bernardo disse...

Passei qui e peguei links pra indicar seus tutos maravilhosos! srsrs Uma amiga p´recisando de ajuda!
Bjks pra vc!
Beta