Blogger em Rascunho _ recurso criar páginas estáticas.

Depois que resolvi criar um blog comecei a pesquisar sobre ferramentas e dicas em outros blogs especializados no assunto.
Existem vários, alguns bons, outros nem tanto. O fato é que acabei elegendo meus prediletos, que sigo e assino o feed, e considero confiáveis e atualizados.
Digo isso porque alguns blogs são mantidos por pessoas que não entendem muito ou nada de programação, apenas copiam o que leêm pela web, e acabam reproduzindo códigos errados, que podem danificar ou mesmo destruir seu template. Por isso, atenção, critério e cuidado nunca são demais, viu?
Bem, mas o que me impulsionou a escrever hoje foi uma notícia publicada em alguns dos blogs que acompanho, o Usuário Compulsivo, Dicas Blogger, Ferramentas Blog, e Notícia e Blog.
Mesmo lendo muito sobre blogs e web design, ainda não tinha dado a devida atenção ao painel inicial do Blogger. Pela notícia divulgada por este pessoal, acabei descobrindo que o Blogger disponibiliza para qualquer usuário uma versão "Draft", ou Blogger em Rascunho, onde testa mudanças que poderão ser implementadas no futuro. Por ser uma versão de teste, parece que alguns recursos podem ser retirados ou alterados a qualquer momento sem prévio aviso, daí o risco, mas para o recurso publicado acho que vale experimentar.
Vez por outra recebo emails pedindo que explique como publicar páginas que não fiquem visíveis na página inicial, as chamadas páginas estáticas, para que sirvam de páginas para publicação de informações fixas, como contato, política de privacidade, descrição de algo, etc. Para isso, era necessário "enganar" o blogger e publicar as páginas com datas anteriores à criação do blog. Pois bem, agora, pela versão "draft", não é mais preciso isto. O blogger disponibilizou a criação pelo painel de configurações destas páginas, e ainda possibilita a escolha para apresentação destas páginas como gadget no sidebar ou como menu de navegação, no topo da página, abaixo do cabeçalho.
Para os que desejam um menu de navegação, mas não querem se aventurar na alteração do código para implentá-lo, é uma boa opção, limitada, pois só podem ser criadas até 10 páginas, e não admite inclusão de menu por categorias (tags), nem mudança de design, mas já ajuda, não é?
A seguir ilustro, de forma suscinta, o passo-a-passo, mas para compreenderem melhor como funciona este e outros recursos interessantes que estão disponíveis no rascunho, sugiro que leiam os posts dos links que citei anteriormente, e também dos blogs oficiais do Blogger, o Blogger in Draft e o Blogger Buzz.


1- Abra o painel principal do Blogger e clique em "Blogger em Rascunho" que se localiza no rodapé da página.



2-  Vá em "Nova Postagem" e clique em "Editar páginas". Este recurso possibilita a criação das páginas estáticas. Escolha como título a palavra que ficará visível no menu.






4- Escreva o texto que vai aparecer na página ao clicarem no link do menu. Clique em "publicar página".




5- A primeira vez que criar uma página será oferida a possibilidade de escolher como quer que os links apareceçam, ou seja, como menu, como link no sidebar, ou ainda, não escolher formato algum, ficar apenas como página estática.




6- Clique em visulializar página. Se optar pelo formato "guia", o menu de navegação, verá mais ou menos isso:



7- Se optar por formato algum, depois, no painel de configurações, em layout, elementos da página, você poderá em "adicionar gadget" escolher onde incluirá as tais páginas clicando em "páginas".










Quem quiser se manter antenado sobre novidades, recursos, e dicas para o blog, também tenho outras boas indicações de blogs. Em português, os GF soluções e BloggerSPhera, e em inglês, o BloggerStop.

É isso. Até!

16 Deixe aqui seu comentário:

Unknown disse...

Nossa, essa dicas são tão importantes, né? Eu também aprendi muita coisa, depois que criou o blog mas confesso que quando vou buscar alguma informação e tá muito difícil, as vezes acabo desistindo. humf!

Quanto ao gato, adorei saber que sua filha quer tudo que tenha gatos. Menina de bom gost!! rs!

Quando minha filha ia nascer, ~eu já tinha um gato e conversei com o pediatra que não proibiu de continuarmos com o bichano.
Agora se o seu marido e a Sophia já são alérgicos, é melhor ter orientação médica.
Mais um detalhe: tenho um cão e 2 gatos atualmente (tive 3). Os gatos não dão trabalho nenhum, enquanto o cão...nem me fale!
bjs

Rosi disse...

Fabi, querida
Saudades enormes sua!
Mas agora com esse post à la Fabi, acho que deu para matar, hehe.

Vc sabe que sou uma negação nesse quesito, ô tristeza meu Deus, mas estou bastante contente com meu layout que não vou mexer em nada não.

Bjs

Feito a Mão disse...

Mas vc é porreta, bichinha!
Eu nem sabia como chamar esse recurso, mas sei que a Lidiane fez assim lá no cantinho dela. Pensei que só fosse possível fazer isso lá no wordpresss...
Adoro suas dicas.
Que bom que vc não está chateada comigo... Eu tb ando desorganizada. Mil coisas pra fazer e pouco tempo pra executar. Estou cansada... Clara fará reposição hormonal para crescer. Pense no preço! Vou me habilitar pra ver se ganho do SUS. Isso exige mil exames! O tratamento levará mais de 3 anos. O suficiente pra fazer um rombo na poupança!

BJks

Vivi disse...

aiiiiiii me perdi no meio do caminho aiahiaha
Preciso de Tutorial em video rs

Katia Bonfadini disse...

Fabi, amei esse tutorial!!!! Suas dicas são super interessantes e vou salvar esse post para consultas posteriores. Também acho ótimo testar a página antes que ela vá ao ar, só eu sei quanto penei e quanto você me ajudou a criar meu blog pessoal antes de divulgá-lo oficialmente!!!! Esse HTML é um bicho esquisito, hein??? Mas você é ótima e adoro sua generosidade em disponibilizar essas informações! Beijão!!!

Uma Mulher de Fases disse...

Fabi, vocé pe "phoda" no bom sentido, rs, sempre ajudando e dando aquele help pra mim, que não entendo nadinha de nada, me arrisco, mas mesmo assim, morro de medo de fazer, como a Kátia, vou salvar este post, como tantos outros seus que já salvei!!
Beijos

Carlos Rufato disse...

Olá Fabiana, tudo bem?
Sou o marido da Sheila, comecei um blog e gostaria de convidá-la à conhecê-lo, falo sobre Trânsito que é algo que faz parte do meu dia-a-dia.
Li o seu post, mas pra mim, ainda é complicado, a Sheila quem sempre me ajuda com as modificações no blog, ela quem fez tudo pra mim, eu só escrevo, rs.
Com o tempo, vou aprender.
Fica o convite!
Abraços.

Fabiana disse...

Fabi, já estou usando esse recurso lá no Delícias Culinárias! É uma mão na roda para quem quer links horizontais, rs.
Vc sempre nos dando ótimas idéias!
Bjs!

Casa de Catarina - lelê disse...

Fabi,
Depois vou estudar com mais calma... rs. Não deu para acompanhar direito, só tentando fazer.
O que aconteceu com o marido?? Acidente do que?? Ele já tá bem?
Beijos
lelê

Rosi disse...

FABI

Acho que destrui o HTML do Mundinho!!!!!! O bicho tá louco e esquisito.
Tô sofrendo, sofrendo...ó céus, eu sou uma poia mesmo.

Bjs

Ypsilon Yvone disse...

Fabi
Mandou super bem nas dicas... Juro pra você que tento prestar atenção em tudo, já li muito em outros blogs essas dicas, mas fico super insegura de fazer as coisas...
Meu blog está tosco pra cacete...Mas estou me esforçando para torná-lo melhor...
Obrigada por compartilhar
linda semana pra vc.

Fla disse...

Fabi, quanta dica legal! Adorei.

Viu, fiz uma promoção no meu blog pelo niver de um ano e adoraria ter sua participação! Passa lá para conferir.
Beijos
Fla

Anônimo disse...

I've been searching all over for this! Thank God I found your post on Google.

Thx

GERTRUD
[url=http://blogingzone.com/allfree/baylensacneblog/]http://blogingzone.com/allfree/baylensacneblog/[/url]

Anônimo disse...

Hello, as you may already discovered I'm newbie here.
Hope to get some assistance from you if I will have some quesitons.
Thanks and good luck everyone! ;)

Lidiane Vasconcelos disse...

Boas dicas! :)

Nana disse...

Fabi, eu já tinha visto isso, até vou fazer um contato com essas dicas.
Bjss