Novos projetos _ encadernação.

Olá! Como foi o Natal?
Passei na casa da minha mãe, que como já andei comentando por aqui, arrebenta na cozinha. Foi um tal de rabanada, arroz indiano, lombo recheado, coroa de abade, bolo de coco, bolo natalino, sorvetão, torta de bombom, belisquetes, etc, e etc, que vocês já podem imaginar, não é?  Estou até agora evitando as ladeiras, afinal corro o risco de sair rolando! Rsrsrs!
Mas olha, fora os excessos fiquei bem feliz. Curtir a alegria da criançada abrindo os presentes, conversar e estar na companhia de pessoas queridas não tem preço.
Ah! E aproveitei a oportunidade para “testar” meus novos projetinhos, cadernos feitos totalmente por mim, presenteando os familiares.
Deixa eu contar. No final de novembro comecei um curso de encadernação básica com a Rosa, da Zoopress. Estava há tempos querendo aprender sobre o assunto, e pesquisando pela internet descobri este curso. Tem um preço um pouco salgadinho, mas vale o investimento. Rosa é designer, e divide com os alunos o conhecimento adquirido nos E.U.A. quando cursou encadernação com os melhores da área, professores do Center for Book Arts.
Tenho muito que aprimorar ainda, é uma atividade que demanda prática e capricho, mas acho que meus primeiros cadernos/livros ficaram bem bonitinhos.
Então, me digam aí o que acham,ok?

concertina Costura cruzada com encadernação concertina. Imagem e projeto, Favas Design.

Este modelo foi o que eu mais gostei, tem costura aparente, que eu amo, e miolo com encadernação também utilizada para álbuns de fotografia, que estarei preparando em breve. Usei papel próprio para scrapbook como forro para a capa.


costura_aparente_couro Costura aparente com fitas de couro. Imagem e projeto, Favas Design.
Neste outro, também com costura aparente, forrei a capa com tecido laminado pela Rosa. Também gostei bastante do resultado.


costura_cruzada Costura cruzada aparente. Imagem e projeto, Favas Design.
Ah! Este foi um dos que presenteei. Escolhi fazer a costura que mais gostei, claro! A capa forrei com papel de scrapbook, e ao invés de elástico, usei cordão laranja na amarração. Para o miolo escolhi papel reciclado ao invés de color plus.


costura_elástico_borboleta Modelo  também conhecido como Refillable notebook. Imagem e projeto, Favas Design.
Este tem história. Estava eu passeando pelo shopping na véspera do Natal, maluca que sou, quando resolvi entrar numa papelaria que adoro, a Papel Craft. Lá tem milhares de papéis com padronagens maravilhosas, e os produtos que eles criam com estes papéis são sempre bem inspiradores e criativos. Pois bem, me deparei com um modelinho de caderno, que já tinha visto rapidamente na internet, na PaperMuse, mas na época não me chamou a atenção como neste dia. Ele é conhecido pelos americanos como refillable notebook e tem diferentes modelos em diferentes projetos espalhados pelo mundo. Quem deu origem ao projeto não sei, mas o achei bem prático, criativo, e o melhor, rápido de fazer. Ele tem o miolo preso à lombada por elástico, o que possibilita a troca de cada bloquinho de papéis quando a pessoa quiser. Não consegui ver direito como o elástico era arrematado porque estava com minha filha, e ela desvia qualquer outra atenção que eu possa ter. Procurei um tutorial na internet, mas não achei nada que explicasse direito. Resolvi testar algumas formas. Usei elástico vendido em armarinhos, bem mais grosso que as linhas tradicionalmente utilizadas na costura de livros, e que prejudica bastante o visual final se dermos um nó como na linha. Então resolvi prendê-lo à lombada, com um acabamento discreto. Depois fiquei achando que o vendido pela papelaria devia usar elásticos sem nó para prender cabelo, mas como não os tinha, usei o meu mesmo. Ainda preciso aprimorar o acabamento, mas o resultado não ficou ruim.
refilable_bookRefillable book. Imagem e projeto, Favas Design.

Neste dois últimos modelos de refillable books forrei a capa com papel de scrapbook e fiz recortes no papel com desenhos criando relevo e contraste. Em ambos usei o mesmo elástico da lombada para fechá-los. A diferença é que no primeiro usei para miolo papel color plus e no segundo papel reciclado.
Assim que eu aprimorar este modelo trago um passo-a-passo aqui para o blog, ok?
Estes modelos de caderno e outros, incluindo de álbuns, estarei disponibilizando para compra em breve na lojinha virtual que está para ser inaugurada, mas se alguém se interessar antes, é só entrar em contato por e-mail que monto o design desejado.
E agora, vou aproveitar para deixar meus votos de um super, maravilhoso ano novo para todos que estão sempre me apoiando por aqui e também aos que só vem dar uma espiadinha. :)
Até 2010!

31 Deixe aqui seu comentário:

Santa Imaginação disse...

Super, ultra, mega lindos esses livros/cadernos Fabi!!!E pra você também um maravilhoso 2010...
Bjs
Zu

Janete Pinho disse...

Oi Fabi,
Seu Natal pelo jeito foi, literalmente, uma delícia. Que bom, né? E Natal com crianças é sempre muito legal mesmo. Este ano passei longe da família, só com minha filha. Mas foi legal também. E diferente...
E que lindos os cadernos! Eu adoro estas coisas e gostaria muito de aprender. Mas isto é coisa pra depois de me aposentar... Quando sua lojinha estiver pronta, com certeza vou encomendar um.
Um ótimo 2010 pra você. Que seja de muita paz, alegrias e sucesso em todos os seus projetos.
Um beijo grande

Emele Batista disse...

Feliz Ano Novo. Boas idéias pro ano que vem. estamos acompanhando.
Saúde e Paz.
Abraço, Emele

Priscila disse...

Uau, Fabi!
Que coisas lindas!!!!
Vc tinha que colocar pra vender em alguma papelaria maneira. Ia fazer o maior sucesso!!! Altíssimo bom gosto!
Olha, fiquei com água na boca ao ler o cardápio do seu natal! Eu tenho a impressão que comi desde o natal mais que no ano inteiro. Mas nem quero saber. Agora só volto pra dieta no ano que vem.
Bjs.

Fabiana disse...

Fabi, saudades das suas postagens!

Amei os cadernos,, e já estou de olho nos albuns!

Dá para escolher a quantidade de fotos em cada um? E o tamanho das fotos também?

Você tem muito bom gosto sabia?

Tenha um feliz ano novo!

Ana Carolina Peixoto disse...

Fabi, amei o trabalho. Acho que vc tinha que fazer alguns e colocar para vender em papelarias direcionadas... Acho que ia fazer o maior sucesso!

Bjs,
PS: Adorei que vcs foram me dar um beijinho lá em casa no dia 20!

Anônimo disse...

MARAVILHOSOS! Amei todos, difícil escolher um só! ;0)

Amiga, um 2010 cheio de realizações pra vc e sua família!

Beijos.

Luci Cardinelli disse...

Lindos seus trabalhos! Quanto capricho :)

Um 2010 maravilhoso para você!

beijoss

Bird disse...

Fabi,

Feliz Ano Novo!!!!

Olha estam todos lindissimos, mas principalmente gostei do de passarinhos hehehehe

Beijocas

Eva disse...

Cheguei por aqui hoje e já estou te seguindo porque achei seu trabalho bárbaro e o blog, lindo demais!

Santa Imaginação disse...

Fabi adorei!!!Que bom que gostou...denovo um 2010 com muiiitas realizações!!!Bjs
Zu

Rosi disse...

Queridona

Desejo que 2010 seja MUITO generoso contigo.

Mil beijos.

Livia disse...

Nossa! Lindo! Adoro coisas fofas de papel colorido, rsrs e tudo está muito lindo!
Que bom que gostaram das ecobags!!!! Gostei muito de saber!
Beijos

Flávia disse...

Menina, amei tudo!!!

Como assim "evitar ladeiras" kkkkkkkkkk

Vou ficar esperando o passo a passo, viu?
Quem mandou prometer... rs rs

Tem uns videos de book binding inspiradores no youtube, do Peter, se não me engano. Você já viu?

*********

Que 2010 venha cheio de muita alegria, prosperidade e saúde!

Sucesso para o bloguito!

Nos vemos no ano que vem!

Bjsss

Lidiane Vasconcelos disse...

Eita, Fabi!
O que dizer sobre esses cadernos? Só sei que eles são tão bonitos, que dá até pena de usar. Fiquei me imaginando com um desses, porque eu uso um caderno para anotar minhas ideias de postagens e fazer o planejamento por semana, porque se eu não fizer assim o prazer de blogar vira um caos e não é o que quero. Pois muito bem, fiquei me imaginando com um caderno desses. Das duas uma: ou eu não usaria por pena, ou usaria e iria perder o foco do Bicha só porque ficaria namorando o caderno... kkkkkk... :D

Lindos!!!!
Ei! Feliz Ano Novo, bonita! Que em 2010 seus projetos tomem mais força e te realizem cada vez mais, viu?

Beijos

Beta Bernardo disse...

É D. Fabi!!! Eu sabia que quando esses cadernos saisse do forno iam arrebentar, mas não tinha ideia de que seriam tão lindos!!! Que capricho no acabamento. Primoroso do jeitinho que eu gosto! E as fotos estão profissas!! Adorei!! Arrebentou!
Agora, é colocar logo essa lojinha pra funcionar e brindar todos com seus trabalhos!!
Parabéns! Vc nasceu pra isso!!
Bjks, saúde e sucesso em 2010!!!
Beta

Lucia Laureano disse...

Fabi,
Toda vez que venho aqui fico enlouquecida com o seu trabalho! Você é super caprichosa e atenta aos detalhes, com isso sempre consegue um resultado perfeito!!! Parabéns!!!
Queria aproveitar para fazer um orçamento, posso? Queria que vc me ajudasse comum novo LO para meu blog pessoal, pois com um bb e uma criança pequena em casa, mal tenho tempo para postar quissa passar horas batendo cabeça com html... Me passa um orçamento e as formas de pagamento assim que puder.
Aproveito para desejar um feliz 2010, com muita paz, realizações e suce$$o para todas nós!
beijos,

Patrícia Karina disse...

Oi Fabi:
Que lindos! Tb sou apaixonada por cadernos, e sem ter visto teu post (meu PC tinha estragado), fiz uma postagem ontem num dos meus blogs, onde só cato coisas da internet e tb fiz algums blocos e agendinhas para as professoras da minha pequena. Aguardo o PAP. Quero encadernar também. Se quiser ver, são cadernos tipográficos impressos em Lisboa, acesse o link http://criatrecos.wordpress.com/
Tudo de bom em 2010, e que possamos dividir nossos trabalhos.
Bjks

Ana disse...

Feliz ano novo amiga! Que 2010 seja cheio de boas realizações e que Deus preencha todo o seu coração sempre!
Abração!

Construindo Laços Boutique de Festas disse...

Querida Flávia...
Como sempre o que faz é primoroso. Adoro ler o que escreve pois sei que pe com paixão e dedicação. Suas explicações são exatas, precisas, não polpa nenhum detalhe e sempre nos faz participar da sua emoção em criar.
Quem faz com amor deixa tudo bonito, mas aquele que também faz com a alma faz maravilhas.
PARABÉNS pelas maravilhas, pela pessoa que é, pela lealdade, amizade e companherismo.
Que 2010 seja brilhante, com muitas vitórias conquistadas com trabalho e esforço. Se Deus quiser e ele quer.
Beijos

Construindo Laços Boutique de Festas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Construindo Laços Boutique de Festas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Feito a Mão disse...

Fabi, é como eu costumo dizer, vc demora a postar, mas quando posta, nos surpreende com essas maravilhas! Nem sei dizer qual é o mais bonito, viu??? Parabéns.

E notei que vc mudou o visual do blog. O que houve? Não gostava do antigo? Eu achava tão lindo aquele seu fundo... Mas vc gosta mesmo é de mudar, pelo que percebi, não é? Bem diferente de mim. Penso antes de uma atitude, mas uma vez tomada, crio raízes.

Um ótimo 2010 pra vc! Tudo de bom.

Cláudia.

Sissi disse...

Fabiiiiiiiiiii! Super ANO NOVO pra ti. Que os seus talentos estejam cada dia mais em envidência. Sobretudo que a sua luz própria continue iluminando o nosso olhar sobre as coisas belas da vida. Te adoro!

Nana disse...

Ai que lindooooo!!!
Agora ninguém te segura Fabi, isso era um sonho meu de aprender, mas não sei se tenho paciência hahahaha
Querida, um feliz 2010 cheio de paz e amor para você.
bjss

Bird disse...

Fabi Lindaaa!!!

Feliz Ano Novo pra vc e sua familia!!!

beijoes

Kandis Design disse...

Nossa, que lindo!

E feliz ano novo, tudo de bom, saúde, sucesso e muita felicidade nesse novo ano...!

Beijos!

Unknown disse...

Fabi,
Adorei os cadernos, ficaram incríveis!!!
Vc tem um dom maravilhoso, aproveite pra ser muito feliz através dele!
Mais uma vez desejo um 2010 maravilhoso, com muitas realizações, saúde e prosperidade!

Passei aqui tb pra te convidar pra participar de uma promoção de um outro blog. Passa lá no Nov@mente pra saber mais.
bjs

Casa de Catarina - lelê disse...

Fabi
Achei tudo lindo!! Adoro encadernações diferentes, caderninhos coloridos... melhor ainda quando feitos com carinho!
Parabéns!!!
Feliz 2010!
Beijos
lelê

Katia Bonfadini disse...

Oi, Fabi!!!! Feliz 2010!!!!! Que esse ano seja cheio de realizações e alegrias pra você!!! Te desejo muito sucesso, você merece! Seus álbuns estão lindíssimos, como tudo o que você se propõe a fazer! Amei as padronagens e todos estão com acabamento super caprichado. Quando eles estarão disponíveis na lojinha? Adoraria presentear algumas amigas!!!! Beijão!

Árvore Vermelha Ateliê disse...

Fabi,
Olá Querida!
Em primeiro lugar queremos desejar um 2010 maravilhosos para você e sua linda família. Foi muito bacana ter conhecido vocês em 2009.
Segundo, amamos seus cadernos e queremos encomendar 02 exclusivos para nossas anotações AV.
São Lindos!
beijocas,
Gy e Nat