Inspiração para a árvore de Natal

Engraçado, mesmo se aproximando o Natal, e o comércio acelerado há tempos para o evento, quase não vi postagens com ideias para decoração natalina.
Eu mesma, só fui atentar para o fato semana passada, quando meu marido apareceu com uma Thuya aqui em casa.  Tinha vista alguns posts sobre lembrancinhas e ideias de presentes para o Natal, e na época, pensei em fazer este ano uma decoração no estilo do design contemporâneo americano, enfeitando galhos secos num vaso de vidro. Mas, de frente para a Thuya tive que alterar um pouquinho meus planos.
Fui em busca, então, de ideias e inspirações para a nossa pequena árvore. Não foi muito fácil achar árvores diferentes, criativas e bonitas. Listarei abaixo as que gostei mais, e que me ajudaram a bolar minha própria ornamentação.
Num único site, achei três ideias bem simpáticas e interessantes. A primeira me chamou a atenção por ser uma árvore bem brasileira, fugindo dos tradicionais pinheiros.

image Imagem Casa Abril. Criação Renato Imbroisi.

A segunda e a terceira recorrem ao já conhecido galho seco, tão utilizado nas decorações americanas, mas nem por isso, menos interessante, adoro esta proposta!
Numa delas o vaso foi substituído por um cachepot espelhado, e na outra, flores de meia de seda e latão de tinta preenchido com palha de buriti.
image image
Imagem, Casa Abril. Criação: 1- Flávia Brito e Rebeca Borin. 2- Artesãs do Distrito Federal.
Ainda nesta linha de galhos secos, outras duas ornamentações bem interessantes encontrei aqui. Foram pendurados cogumelos de cêra e corações e pássaros em metal.
  image image
Imagem, Decor 8. Criação, Bloomingville.

Continuando com os galhos, mas desta vez inserindo detalhes em tecido e papel, encontrei uma árvore super criativa. A designer a desenvolveu pensando em criar um esquema em que a cada dia de dezembro, até o Natal, seu parceiro acordasse e encontrasse uma surpresinha. Pois bem, ela criou esta árvore com cones em papel kraft com padronagens em vermelho e branco impressas que servem de embalagens para suas surpresinhas. Para dar mais alegria e delicadeza ela incluiu pássaros confeccinados em feltro e tecido de algodão. Tudo pendurado em galhos secos que foram presos à uma garrafa pet recortada e envolvida com o mesmo papel dos cones. Cada cone foi numerado até 24, dia do Natal. Além de criativo e original, esta árvore-calendário pareceu-me bem divertida. Fiquei imaginando o que colocaria dentro destes cones…
image
Imagem e criação, Lisa Tilse.
Para quem se interessar, ela disponibilizou um tutorial completinho, com os moldes dos passarinhos inclusive, aqui.
Agora, uma árvore que me chamou a atenção, pela cor, diferente das usuais, e por recorrer à renda como referência decorativa, foi esta aqui.
Ela não é dourada, tem cor de palha, e parece ser de palha. Vi uma parecida estes dias num anúncio da Tok Stok. Os enfeites acampanham o mesmo tom misturado ao branco, o que dá uma sensação bem confortável. Infelizmente minha árvore é verde, não dei para seguir a mesma padronagem, mas para quem não tem árvore e pensa em uma bonita e diferente, esta é uma boa opção, não acham?
image Imagem, Martha Stewart.

No site da Martha Stewart é possível encontrar o tutorial para a confecção da estrela do topo, feita, acreditem com papel rendado, destes que cobrem pratos para bolo. Os outros enfeites encontrei em tutoriais no mesmo site, mas em postagem diferente, e muito interessante também sobre ornamentação tridimensional com renda.
image  Imagem, Martha Stewart.
image


     Para a flor em fita o tutorial pode ser lido aqui.




image

 
      Para os recortes tipo madeira com renda, veja aqui.




image


    Para os recortes com linha, tutorial aqui.




Agora, para os que não tem os furadores tipo renda, uma ideia é usar os clip arts disponibilizados, também pela Martha Stewart, imprimir e recortar. É só baixar os arquivos daqui.
Outra ideia legal, e eco-friendly, como dizem os americanos, é esta árvore confeccionada com folhas de jornal. O projeto e tutorial originalmente foram publicados na Martha Stewart, mas encontrei-o traduzido aqui.
image
Imagem, Martha Stewart.

Para finalizar vou mostrar o que realmente me inspirou na ornamentação da árvore de Natal aqui de casa. É um projeto de decoração para casamento simples, bonito e muito criativo. Gostei de tudo, das cores, da escolha dos detalhes, dos materiais, enfim, tudo. Agora me digam, não é realmente lindo?
image image Imagens, Design Sponge.

Mais detalhes desta decoração vocês podem conferir aqui.
Bem, quanto a árvore e enfeite de porta que confeccionei só poderei mostrar amanhã. É que ainda falta terminar alguns detalhezinhos. Vou aproveitar o próximo post para mostrar o que encontrei para enfeitar as portas, as guirlandas de Natal.
Ainda nesta semana também mostrarei modelos interessantes para calendários e, se conseguir, alguns produtos que estou criando.
Então, até!

20 Deixe aqui seu comentário:

dollystar disse...

Amei, amei e amei!!!! e agora estou curiosa para ver a sua arte na proxima postagem!!!!! taraããããã

bjs

Santa Imaginação disse...

Fabi uma mais linda que a outra como escolher???Mas acho que a cor de palha com as rendas foi a melhor, na minha opinião ....mas as outras tbm são lindas!!!Amei...
Bjs
Zu

Casa de Catarina - lelê disse...

Fabi

Ainda não tive nem pique para começar a pensar nessas coisas... acho que nem vai dar tempo! rsss
Beijos
lelê

Fabiana disse...

Nossa Fabi, quantas idéias maravilhosas. Tudo muito diferente, adorei!
Menina, que idéia bacana aquela da árvore com os cones, muito interessante!

Fico mega feliz com seus projetos. Que bom que está tudo caminhando bem! Ano que vem promete né?

Esperarei anciosa pelos proximos posts.

Bjs!

Roberta de Souza disse...

A criatividade é algo incrível né?
bj
beta

Fla disse...

Fabi eu acho tão linda essas árvores só de galhos...acho um arraso!
Sabe que na loja da minha mãe a moda agora é uma bola porta retrato. É no formato de uma bola de natal, feita de mdf e com um aplique de botinha. Aí a pessoa pinta da cor que quer e coloca a foto que é do tamanho de uma foto 3x4. Fica lindo de viver!
=)
Não sei se deu pra entender direitinho... mas fica lindo.

Beijos

Lidiane Vasconcelos disse...

Eita!
Quantas ideias e sugestões!
Obrigada, Fabi! :)

Fabi, lendo teu comentário lembrei que já conheço a fama dos franceses, e que corre solta, de que eles são antipáticos mesmo. E, de acordo com a fama deles, ai de você se falar com eles em inglês. Eu, quando um dia puder conhecer a cidade, nem sei o que vou fazer... a única língua estrangeira que sei falar é justamente o inglês!!! Ai, meus sais minerais... :(

Katia Bonfadini disse...

Fabi, adorei a segunda foto, dos galhos secos e também a árvore com os cones de papel!!!!! São tantas ideias originais, que fica difícil escolher a que mais gostei! Realmente você tem razão: as postagens com ideias pro Natal são poucas. Eu mesma não preparei nada porque vou passar o Natal fora e acho que a distribuição dos presentes só acontecerá em Janeiro!!!! Mas, pelo menos, disponibilizei mais um cartãozinho pros leitores baixarem no Criative-se!!!! Beijão!

Kandis Design disse...

adorei o DIY!

Gisela disse...

Não só a criatividade como o jeito para trabalhos manuais,são coisas que admiro de montão ,porque falta demais em mim,rsrsrs
Bj

Feito a Mão disse...

Fabi, quando li seu post lembrei justamente que eu tinha dito lá no blog sobre a minha vontade de neste ano usar uma árvore feita com galhos secos. Vc mostrou exatamente algo do jeito que eu tinha imaginado. Adorei a de passarinhos, em especial.
Que sintonia!!! Esse post está completíssimo!

Mas, vem cá, me conta, como anda o projeto do layout do blog? Sei que vc anada ocupada, e entendo, mas estou curiosa por saber...

Um cheiro bem grande.

Ana Karina disse...

Minha nossa, a árvore da Tok Stok arrasou! Maravilhosa.
Adorei as dicas viu?

Beijos!

Beta Bernardo disse...

Fabi, minha árvore é daquerlas bem tradicionais, os enfeites também, mas adorei todas essas ideias. Cairiam super bem como complemento da minha decor de Natal. Quem sabe não consigo encrementar algo, né??
Amei o post!!
Bjks, Beta

Luci Cardinelli disse...

Quantas idéias legais!!! Há 3 anos que não tenho árvore de natal em casa, mas ando pensando em fazer uma e os galhos secos é uma ótima idéia!!! :)

beijos

Unknown disse...

Adorei as dicas, a dos galhos secos estão lindas demais!!!
beijos

Janete Pinho disse...

Oi Fabi,
Também gosto muito das arvores de galhos secos. Me lembra infancia... A gente fazia com galho de jaboticabeira e pipoca colada (a pipoca era pra imitar a neve, rs). Mas não ficavam tão lindas quanto estas.
Gostei de todas e já estou curiosa pra ver as guirlandas e os enfeites de porta. Este ano acho que vou ficar só nos enfeites de porta e ainda não pensei em nada.
Beijos,
Janete

Priscila disse...

Oi, Fabi
As duas últimas semanas tem sido loucas e quase não tenho tido tempo de visitar os blogs. Quando consigo, passo tão rápido que nem tenho tempo de comentar...
Eu adorei as idéias natalinas. Na semana passada vi uma árvore linda na Tok Stok. Deu vontade de comprar, mas depois pensei bem e decidi fazer a velha árvore com bolinhas e enfeites, afinal, pro Gui é assim que é uma árvore de natal, né? Quero que ele me ajude a montá-la nesse ano. Acho que ela vai curtir muito.
Bjs.

Uma Mulher de Fases disse...

Fabi, adorei as árvores, pena que aqui em casa não rola...
O Carlinhos adora pinheiros naturais, com bolas e enfeites variados e coloridos, já eu adoraria uma árvore bem alta e gordinha pra colocar laços dourados com bolas vermelhas...ainda não consegui, e até lá, vou realizando o Carlinhos!
Beijos

Bird disse...

Ola Fabi,

Adorei essas idéias! Chique, economicas e reciclaveis! Tudo de bom...Ja salvei.

Obrigada por compartilhar.

Beijos

Nati disse...

amei as idéias e dicas, super interessantes!!
obrigada por compartilhar!
bjs