Reciclagem criativa – Moldura e escultura de parede

Dias atrás, coincidentemente, encontrei dois projetos com materiais diferentes mas seguindo a mesma proposta. Achei-os bem interessantes e resolvi dividir com vocês, pois acredito que também irão gostar.
O primeiro foi criado por uma artesã americana, Michele Beschen’s que tem um programa por lá que divulga seus trabalhos de reciclagem com diferentes materiais. Este projeto em questão foi feito com tubos de PVC, mas, sinceramente, achei um pouco difícil de se trabalhar. São necessários serra e acessórios de marcenaria, que não tenho nem pretendo adquirir, mas a idéia é bastante interessante, uma moldura criada pela junção de vários círculos do tubo, em diferentes tamanhos. O resultado é bem bonito.

img_pvcpipeframe_ss1Moldura com tubos de PVC. Imagem, DIY Ideas. Criação, Michele Beschen’s.

O outro projeto foi criado por Tali Buchler, do Growing up creative, um blog com idéias para educadores e familiares interessados em estimular as crianças a reciclarem e ao mesmo tempo despertarem sua criatividade. Quando o vi lembrei logo do projeto da Michele, mas o achei bem mais fácil de reproduzir, pois é feito com rolos de papel. Também o achei lindo e bem flexível a adaptações. Pensei, por exemplo, em criar um porta retratos mesclando as técnicas dos dois projetos, ou seja, cortando os rolinhos de papel em vários círculos, uns dobrados outros não, juntá-los ao redor de um molde retangular, colar, pintar, e depois com um estilete cortar a parte superior e inferior para prender a foto protegida por uma folha de acetato.
6a010535781c42970c0120a5b046e6970b-800wi Escultura de parede feita com rolos de papel. Imagem e criação, Tali Buchler.

Vejam o tutorial do projeto aqui e depois me digam se concordam que pode dar um ótimo porta-retratos também.
Até!

14 Deixe aqui seu comentário:

Casa de Catarina - lelê disse...

Vc tem razão Fabi, PVC é difícil de trabalhar. Tive que fazer alguns trabalhos com este material na facul, principalmente maquetes... é complicado para fazer cortes, para ter precisão é necessário ferramenta especial, para corte a lazer e tudo mais.... mas a outra idéia é bacana. De repente trabalhar com algo maleável, papel, encapar com tecidos, usar cores... pode dar um bom efeito. Metais, tb não arriscaria... rsssss. Tem uma madeira que eu adorava na facul, chama madeira-balsa... molinha para trabalhar e fácil de colar (tem cola especial, nada demais). É meio carinha, mas tem coisas q ficam lidas com ela!
Beijos!
lelê

Elaine disse...

Fabi, adorei a ideia do enfeite de parede com os tubos de papel e ainda mais de sua ideia de combinar as duas e criar um híbrido! Foi uma sacada bem legal!
Vim agradecer tb o link que me passou, fui lá correndo conferir e adorei o pap. Já reciclava sacolas plásticas transparentes que vieram do varejão e uso em minhas embalagens. Corto a parte transparente junto com TNT e costuro as bordas na overloque, deixando a costura aparente, mas o plástico é muito mole e me dá um certo trabalhinho. Com este pap conseguirei solucionar este problema. Obrigada por indicar!
Bjs, Elaine

Luci disse...

Adorei a idéia com os rolos de papel, lindos!!
Muito legal os kits!!!Depois vou ver um jeitinho de divulgar porque sempre tem gente precisando e estão uma graça.
Obrigada pelos comentários nos blogs :) pois é, são 3 e não dá mesmo pára fazer tudo que quero. Ainda tem a comunidade no orkut. Final de ano então é super corrido aqui.

beijo e sorte com a lojinha :)

Simone Azevedo disse...

Fabi vim conhecer seu blog e acabei me apaixonando pelas ideias de reaproveitamento sao realmente muito boas.

Vou te seguir e voltar sempre.

Bjosss

Luci Cardinelli disse...

ah aqueles porta-lápis fiz decoupage com guardanapos, mas com tecido também deve ficar lindo.
O que detesto mesmo é lixar as peças, ninguém merece :(

Katia Bonfadini disse...

Fabi, amei essas ideias de reciclagem, a primeira moldura é um charme só!!!! Beijos!

Fla disse...

Achei os dois lindos Fabi.
Sabe que eu já vi uma mesa feita com tubos de pvc? Senão me engano eram 4 pedaços de pvc em cada canto da mesa, para ficar firme, e cada pé era pintato de uma cor. Ficou super diferente e legal, eu jamais adivinharia o que era se a moça da loja não tivesse me contado.
Mas realmente é um material difícil de se trabalhar né?!
Beijos

Lidiane Vasconcelos disse...

O segundo projeto é muito bonito. O efeito ao vivo deve ser fantástico. Quando li sobre o segundo, lembrei que vi em Porto de Galinhas umas luminárias feitas em PVC vazado. Aquilo deve ter dado um trabalho arretado...

Katia Bonfadini disse...

Fabi, quer dizer que você vai fazer um curso badalado de encadernação???? Depois me conta os detalhes, mas tenho certeza de que você vai ser a primeira aluna da turma!!!! Beijos!

Uma Mulher de Fases disse...

Adorei os rolinhos de papel higiênico na parede, jamais imaginei dar destinho pra isso que não aqueles porta-canetas que fazíamos na escola....rs!
Acho que dá um porta-retrato dos bons, se fizer, posta a foto!
Beijos

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Menina amei essa idéia!!!
Não tem desculpa para deixar a casa sem estilo...Não é?
Beijos

Re Batista disse...

Fabi querida!
Tudo bem?
Olha como vicê deve saber, eu sou fã de reciclagem e reaproveitamento e achei magnífca estas idéias. A de tubos não é tão difícil não querida, esse negócio de marcenaria tá por fora, é só ter uma serrinha que não custa mais que 3,oo reais e cortar os tubos não é difícil... vou tentar fazer.
ADOREI!

Um lindo fim de semana!
BjOs da Re.

Daniela SZX disse...

Oi Fabi! Seu blog está lindo!
Adorei as dicas e você me deu uma solução fantástica para os milhares rolos de fita banana, fita dupla-face, de fita de cetim que gurdo quando os materiais acabam!!!! Vou juntar mais, pintar tudo de uma cor só e pronto!!!!!!
Beijinhos!!!!

Anônimo disse...

gostei de ver as imagens está girissimo