Decoração da festa, bolo e enfeites de mesa

Bem, como acabei não tendo tempo de escrever aqui ontem, hoje vou mostrar toda a decoração da festa, incluindo bolo e enfeites de mesa, de uma vez só.
Um tempinho atrás, conheci o trabalho de um ateliê especializado em decoração de festas com o estilo bem parecido com o meu, ou seja, artesanal e com um cuidado especial na confecção dos produtos, é o Ateliê Árvore Vermelha. Ele foi criado por duas arteiras de primeira! E o resultado da decoração feita para a festa da minha sobrinha foi particularmente caprichado. Elas se preocuparam em tentar atender à todas as observações feitas pela minha irmã, e o que se viu foi uma decoração super delicada, como minha sobrinha, lúdica e muito bonita.
O capricho e sensibilidade já começavam na entrada, um corredor tomado por flores e outras delicadezas feitas em papel recoberto por tecido e penduradas no teto, algumas com frases de textos da Adriana Falcão. Um quadro com uma mensagem lindíssima, de um autor francês,  Gérard Gréverand, foi disposto ao final deste corredor encantado e os convidados entravam na festa mergulhados no clima de conto de fadas.
Como tive que reduzir a resolução das fotos para publicação na web, vou transcrevê-lo aqui. Acho que vale a leitura:

"As pequenas coisas que dão prazer são feitas de momentos breves, quase mágicos, nos quais os cinco sentidos parecem parar no tempo e, sem pressa, saborear toda as sensações, antes de registrá-las para sempre na memória.
Estes pedacinhos de cotidiano são feitos de cheiros, sabores, cores e sonoridades particulares que tocam você, às vezes inexplicável, e que ficam associados àqueles momentos especiais de sua vida.
São pedrinhas semeadas ao longo do caminho de sua existência.
Ao parar para observar, por alguns segundos, estes instantes e estes pequeninos prazeres, você saberá do que é que você gosta e, assim, aprenderá a se conhecer melhor. Pois dizer o que ama é um pouco como escrever a sua história ou desenhar o seu próprio retrato."
(Gérard Gréverand, "Do que é que você gosta?")

Maravilhoso, não é?


entradaQuadro com mensagem na entrada da festa. Criação e confecção Ateliê da Árvore Vermelha. Clique na imagem para ampliá-la.

Três mesas foram enfeitadas de acordo com o tema da festa, Princesa Clara.
Na primeira, logo ao lado da entrada, ficava o bolo e os cupcakes, ambos feitos pela minha mãe ,super, hiper prendada, que além de arrasar na produção do bolo, também arrasou nos detalhes, todos feitos por ela em pastilagem. Esculturas belíssimas de uma carruagem, a princesa, árvores e os três ratinhos da história da Cinderela. Vejam se não é para ficar de boca aberta:

mesa_bolo

bolo_princesa
 Mesa do bolo. Bolo, decoração do bolo e cupcakes, Maria Albertina. Decoração da mesa, Ateliê Árvore Vermelha. 



Quando éramos pequenos, mamãe deixava que eu e meus irmãos escolhéssemos o tema de nossas festinhas, e então, como ela trabalhava de dia, virava a noite preparando tudo. Os bolos sempre eram decorados com elementos comestíveis. Como naquela época não se via por aqui pastilagem americana, ela se virava com biscoitos, frutas e outras coisas mais. Os bolos ficavam incríveis! Comentário para o resto do ano! Mas mamãe nunca quis trabalhar com isso, até hoje ela acha que não daria conta de fazer muitos bolos. Que pena, não?
Perpendicular a mesa do bolo ficaram as outras duas, decoradas divinamente pelas meninas da Árvore Vermelha, e emolduradas por um painel com quadros floridos. A carruagem,  princesa, príncipe e sapatilha foram feitos em papel machê, especialmente para esta festa, e deram um toque super especial à decoração. Na mesa com bonecas vestidas de princesas, pousou um livro com duas páginas preenchidas com textos adaptados do livro "A princesa que escolhia" da Ana Maria Machado. Mais delicado e sensível, impossível.

decoracao_festa_clara mesa_carruagem 
mesa_princesa
Decoração da festa da Princesa Clara. Criação e confecção Ateliê Árvore Vermelha.



Ao lado do corredor foi disposta a mesa de guloseimas, que ficou sob minha responsabilidade. Quando vi a decoração maravilhosa das meninas fiquei até sem graça com o que fiz. Ainda bem que não ficou muito próxima das mesas decoradas por elas, senão ficariam ainda mais tímidas.
mesa_guloseimas_princesa Mesa de guloseimas, tímida, diante das maravilhosas mesas principais. Criação e confecção Favas Design.

Para finalizar, os enfeites de mesa, também feitos por mim. Algumas mesas foram decoradas com um castelo e outras com uma carruagem, ambos feita de EVA recoberta com tecido e recheados de balas, com uma tag de agradecimento e um roteiro com toda a programação da festa ao lado. Só cabe ressaltar que os fiz de última hora, e sem referência nenhuma da paleta de cores e tecidos que as meninas utilizariam. A idéia foi aproveitar alguns tecidos que tinham sobrado do aniversário de 1 ano de Sophia, daí o contraste, que só não ficou maior, pois acabei usando cores próximas do restante da decoração.

enfeites_de_mesaEnfeites de mesa. Criação e confecção Favas Design.

As lembrancinhas da festa vou deixar para mostrar amanhã, ok?
E aí? Gostaram da decoração? Eu amei, estou até pensando em contratar as meninas para decorar a festa de Sophia ano que vem, e o bolo, certamente ficará à cargo de Dona Albertina!
Por sinal, deixem-me fechar o post de hoje com a princesa aqui de casa que só não fez mais sucesso que a grande princesa da festa, sua prima Clara, e se esbaldou, fazendo até pose para a mamãe. Olhem que fofura é minha filhota:


Princesinha Sophia!

Até!

19 Deixe aqui seu comentário:

Janete Pinho disse...

Super, super linda a decoração! E que capricho nos detalhes! Amei o bolo!Tudo muito lindo. Parabéns pra todas as arteiras! E que linda a sua princesa...
Beijos
Janete

Uma Mulher de Fases disse...

Fabi adorei, a festa de um ano da Raphaela foi das Princesas, ah, mas nem chega perto desta, sabe como é, na correria você alugar a decoração e vai do jeito que cabe no bolso, mas me felicita saber que eu tenho uma menina e que outras festas cor-de-rosa virão!
Beijos

Santa Imaginação disse...

Fabi que festa mais linda!!!Tudo muito lindo e a Sophia então que graça....Parabéns a todas!!!!
Bjs
Zu

Casa de Catarina - lelê disse...

Adorei!!!
Acho que é um tema que toda menina sonha em ter, né? Ficou tudo muito lindo, de muito bom gosto!! Tão cheio de detalhes!
Beijos
lelê

Fabiana disse...

Que lindo Fabi. A ver pelo convite, realmente a festa seria um arraso né?

Mas que me sa linda, que detalhes tão bem pensados. Adoro festas assim, diferentes, sem aquelas mesmices.
e seus centros de mesa menina? um arraso! Adorei, ainda por cima feito de última hora e tão caprichados.

E sua mesa de gulosimas também ficou linda, singela, e combinou sim com a mesa principal.

Sua mãe é uma grande boleira heim? Apesar d enão trabalhar com isso, o faz com perfeição.

E sua Sophia? Ai que sorriso lindo de se ver.

Estarei aqui amanhã esperando a parte das lembrabcinhas.

Bjão!

Katia Bonfadini disse...

Fabi, você arrasa sempre!!!!! Que enfeites de mesa lindos!!!! A festa em si está super caprichada, o que são aqueles cupcakes decorados? Que delícia!!!! E aqueles cones com padronagem linda e uma estrela na ponta???? já sabe que me deu uma ideia pra produções natalinas, né? Parabéns pelo talento e bom gosto, Fabi! Ah, e Sophia é a coisa mais linda. Aliás, adoro esse nome!!! Beijos!

Lucia Laureano disse...

Fabi,

Você tem se superado a cada trabalho!!!! A festa foi linda, tudo estava muito caprichado e delicado!
Sobre o bolo da sua mãe, estou impressionada até agora!!! Que trabalho perfeito!!! Ela aprendeu sozinha ou fez curso de modelagem? Quero dicas!!!

Ainda em tempo, sobre a lembrancinha em forma de abóbora, que coisa mais linda que ficou aquilo, parabéns mais uma vez!!!

Unknown disse...

Oi Fabiana,
Nossaaa...estou maravilhada com seu trabalho, está cada vez mais lindo!
Parabéns!!!!
Beijos,
Verônica

Elaine disse...

Fabi, que festa mágica!! Linda, linda, linda!
Não tenho nem palavras para comentar o bolo de sua mãe, nunca vi bolo mais lindo, só o bolo já é uma atração à parte!
E quando ao seu comentário sobre a mesa de doces, só tenho a dizer que você está redondamente enganada ao pensar que ficou pouco em relação à mesa principal. Inclusive achei que completou muito bem a decoração.
Tudo muito delicado, bem menininha, ahhh adorei demais, fez bem aos meus olhos!rsrs

Bjs, Elaine

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Fabi!
Achei o trecho que você transcreveu muito lindo e inspirador. Até copiei e gurdei para mim. Pode?

E os cupcakes são de verdade verdadeira???
Nunca comi um, sabia? Deve ter ficado tããão bom...

Ah! Gostei da decoração da festa sim, e mais ainda da tua pequena. Dá vontade de apertar tanto... ehehehe...

...
Imagina se você precisa se preocupar ou dar explicação sobre ausências lá no Bicha Fêmea. Eu me sinto até desconfortável com isso, bicha! Pode esquecer isso e relaxar, viu? Por favor!

Beijos!

Anônimo disse...

Minha irmã linda, depois de tanto corre corre agora estou parando para lhe agradecer.
Agradecer pela criatividade, idéias que se concretizaram em elementos sem igual e tão belos de ver e sentir.
Agradecer pelo carinho com que tratou tudo e que se refletiu no bom gosto e harmonia da decoração da festa.
Agradecer pela paciência e dedicação em atender a tudo o que eu lhe pedia, na maioria das vezes em cima da hora e
Agradecer pela insistência em satisfazer ao jeitinho que eu queria, apesar de às vezes serem diferentes do seu.
Agradecer pelos olhinhos brilhando da Clara admirando tanta delicadeza e beleza.
Agradecer por você ser tão linda, ser minha irmã e ter me ajudado tanto!!!
Como dizem aí, você é porreta!!!
E para babar mais ainda, aproveitar e agradecer a minha mãe hiper linda, pela ilimitada dedicação, garras delicadas de proteção que sempre estão disponíveis em auxiliar filhos e netas a alcançarem seus sonhos!!!!
Sou muito, muito feliz por essa família linda que tenho.
E prendada!!!
Beijos,
Sua irmã

Ana Karina disse...

Nossa, quanta coisa linda aqui!
Parabéns!

Rosi disse...

Elogiar suas criações é chover no molhado, né?!
Que festa linda, Fabi! Vc tem se superado mesmo, parabéns.
Dá até vontade de ter uma menina e aderir ao rosa definitivamente. E a Sophia, uma verdadeira princesa.

Casa de Catarina - lelê disse...

Fabi
Parabéns pelo trabalho feito no blog da Rosi! Ficou fantástico! Amei!
Beijos
lelê

Ana Carolina Peixoto disse...

Fabi, amei a decoração! Vc para variar me surpreendeu! A sua produção ficou linda! E o bolo da sua mãe? Nossa demais! A Gi e a Nat arrasaram mais uma vez!
bjs,
carol

Doris Sochaczewski disse...

OI FABI,
MUITO LEGAL SEU BLOG, HOJE TEVE DEGUSTACAO DE CUPCAKES NA LOJA E TERA MAIS SABADO QUE VEM...
DA UMA OLHADINHA NA FOTO DO BLOG:
www.coisasdadoris.blogspot.com
beijos
Doris

Gisely Paulino e Natália Mendes disse...

Olá Fabi,

Agradecemos suas tão gentis palavras e queremos lhe dizer que foi um prazer trabalhar ao lado de uma família tão talentosa e agradável como a sua!

Nosso abraço,
Gisely e Natália
Ateliê Árvore Vermelha

Ione Magrassim disse...

Sabe aquela frase "modéstia as favas"?rsrssr,muito,mas muito lindo,a delicadesa e a exclusividade dão um ar de sonho encantado, coisinhas de princesa mesmo,parabéns pelo bom gosto, pelo trabalho e pela criatividade.

Regina L. M. disse...

Oi amiga eu to pesquisando e quero fazer lembrancinhas de aniversario o meu bebezinho logo logo fara seu primeiro aniversario. Queria pedir uma ajuda se vc conhecer ou souber de lembrancinhas de aniversario croche eva feltro, vc me avisa,e croche que é meu chodozinho né quero muito começar a fazer essas coisinhas para a festa do meu anjinho Lucas