Biscoitos da sorte

    Um pouco antes do dia dos professores tinha pensado em fazer lembrancinhas para os professores de Sophia com biscoitinhos da sorte.
    Fui em busca da receita, mas ouvindo algumas amigas que entendem de verdade de cozinha, acabei desistindo.
    Mas eis que, junto com as receitas, acabei descobrindo projetos lindíssimos dos biscoitinhos, só que não comestíveis, feitos de tecido, crochê e papel, e o melhor, também acabei conhecendo o trabalho de artesãos, maravilhosos, como o da Maryangela, do Planeta Amigurumi. Hã? Não sabe o que é isso? Eu também não sabia, mas descobri lá no Planeta, explicadinho pela Maryangela: "Amigurumi é a arte japonesa de fazer bonecos de crochê ou tricô circular parecidos com bichinhos de pelúcia, como ursinhos, coelhinhos, gatinhos e muito mais. Um amigurumi tem um visual chamado kawaii (em japonês) ou cute (em inglês), quase sempre traduzido como “fofo” em português: formas arredondadas, uma cabeça bem grandona, com troco e membros pequenos, e um rostinho infantil." Legal, né? A Maryangela explica sobre isso e muito mais lá no Planeta, além de ser super generosa e dividir com os visitantes receitas e super dicas de crochê. Fiquei apaixonada, não só pelos biscoitinhas que ela fez em crochê, mas por todo seu trabalho, cada um melhor que o outro! Fiquem com uma amostrinha, a dos biscoitinhos:

services.do Imagem e criação: Maryangela, Planeta Amigurumi.

   Pelas dicas da Maryangela acabei chegando em mais três outros trabalhos, da Brassy Apple, da Lady Harvatine, e da Martha Stewart, todos com tutorial.
   O da Brassy Apple usa tecido, manta acrílica e papel. Muito bonito, e mais próximo das minhas habilidades, já que não sei fazer crochê.
Biscoito da sorteImagem e criação: Brassy Apple.


   O da Lady Harvatine é em feltro com tecido, e tem uma costura circular feita em máquina de costura. Ops! Já dificultou para a pessoa aqui, mas acho que pode ser feita a costura a mão também, sem prejudicar a estética do projeto.
2476228927_7bb4404c6a Imagem e criação: Lady Harvatine.

   O da Martha Stewart usa feltro, fita e arame, e sugere inserir nos biscoitinhos, além do papel com o texto, algumas balinhas. A impressão que me deu é que o peso das balinhas vai abrir o biscoito, mas só testando para conferir.

mla103020_0208_fortune_l Imagem e criação: Martha Stewart.

   Chegando nas  versões que me são mais familiares, algumas boas idéias que encontrei em papel.
   No blog Origamii, além da imagem de biscoitinhos feitos em papel na técnica de origamis, tive o prazer de encontrar ótimas dicas de livros infantis, e um trabalho primoroso desenvolvido pela Irene, de contar histórias através de personagens feitos em origami. Segundo ela, os personagens podem estar prontos ou serem feitos a medida que a história se desenrola. Genial! Para quem curte esta técnica, ela também disponibiliza por lá alguns diagramas.
biscoito-da-sorte-origami Imagem e criação: Irene, do Origamii.

   Outros três projetos em papel, e também com os distintos tutoriais, encontrei em sites especializados em casamentos, americanos. Achei todos bem interessantes e fáceis de serem produzidos, e concordo, darão todo um charme numa festa, seja casamento, ou aniversário, Natal, reuniõezinhas, e quando e onde imaginarem.
Imagem e criação: Intimate Weddings.

biscoito-da-sorte1 Imagem e criação: Once Wed.

laorigamicookie6 Imagem e criação: ScrapFriends.

   Ideias, tutoriais, e diferentes projetos são largamente encontrados pela web, achei até uma vídeo-aula ensinando a fazer um biscoitinho em papel. No mesmo site desta aula, encontrei também um vídeo ensinando a fazer o biscoitinho comestível. E não é que comecei a mudar de ideia e achar que não é tão difícil assim? Acho que a Nana, do Manga com Pimenta, tem razão, a grande dica é assá-los em fogãozinho elétrico. O dia que comprar um, tento fazer.
Quanta boa ideia, não? Quanta criatividade! A Maryangela sabe bem disso, e até comentou em seu blog, o Planeta Amigurumi sobre o assunto, referenciando uma ilustradora e escritora, a Keri Smith, que sabiamente, cita em seu blog, e no livro "How to be an explorer of the world",  100 ideias para ampliar a criatividade. Dentre elas, como traduzido pela Maryangela, “manter um diário de tudo o que você vê, e tentar ver essas coisas de um jeito novo, como se fosse a primeira vez.” “Tudo é interessante. Se você não acha, preste mais atenção.”
Então é isso. Abram os olhos. Experimentem. Vivenciem.
Até!

23 Deixe aqui seu comentário:

Janete Pinho disse...

Fabi, adorei os Amigurumis. Já visitei o blog da Maryangela e fiquei doida pra fazer um bichinho daqueles. Não sou muito boa de croche, mas vou tentar.
Achei super legal também os bisicoitinhos da sorte. Quanta coisa bacana tem por por aí. Criatividade sem limites...
E você menina, impecável como sempre! Adorei o post.
Beijinhos,
Janete

Fabiana disse...

Fabi, que legal essa idéia. Biscoitinhos da sorte como artesanato, amei!
Vou dar uma vasculhada nos blogs que indicou.

Bj grande!

Lidiane Vasconcelos disse...

Tudo soooo cute! :D
Só não dá para comer... :(


:)

Verônica Cobas disse...

Fabi,

Gosto demais do seu jeito de relatar suas experiências e contar de suas criações. Teu texto incorpora essa alma do tutorial e sempre acho suas indicações, sugestões e pesquisas muito interessantes e ricas ao olhar de quem, tal qual você, prospecta também para encontrar o seu próprio estilo. Pessoalmente, gosto dessa brincadeira lúdica dos biscoitinhos da sorte. Jamais abro mão do meu, nem mesmo no China in Box. E fui conferir todos os sites de origami. Karla está me ensinando a fazer tsurus em papel e tem sido uma experiência fascinante. Beijo grande

Santa Imaginação disse...

Oi Fabi!!!Que máximo esses Amigurumis...e o biscoito também...adoro...bjs
Zu

Ana Carolina Peixoto disse...

Fabi, que lindo! Adorei a idéia! bjs,

Casa de Catarina - lelê disse...

Que criativo! Adorei os biscoitos... nunca pensaria nesta possibilidade.
E parece ser bem fácil...

É Fabi, precisei dar um tempo, estou com muitas coisas simultâneas, então precisamos priorizar, mesmo que eu adore postar, não tem como.

Beijos
lelê

Fla disse...

Adorei todos, e é melhor que os de comer, porque é uma lembrança pra sempre!
=)
Beijos

Katia Bonfadini disse...

Fabi, adorei descobrir os Amigurumis. Outro dia vi uns potinhos com cactus feitos de crochê e parecem ter sido retirados de uma revista japonesa, super kawaii!!!! Os biscoitos da sorte são muito fofos e eu adoraria poder comprá-los prontos aqui no Rio, mas nunca descobri onde são vendidos. Sei que em SP tem algumas opções. Beijão!!!!

Unknown disse...

Oi Fabi,
Cheguei aqui atrave´s do post de hoje da Lidiane (Bicha Fêmea)... E to encantada com o Favas!!! Que delícia de blog, quanta criatividade. Dá vontade de correr pra casa e pegar minhas tralhas de scrap pra fazer coisas lindas assim!!! :D
To te seguindo!
Adorei!!!
Bjocas,
Carol

Sissi disse...

Ai, Fabi, que fofura! Esse feito a partir da dobra do guardanapo é muito fácil de fazer a gente mesma. Faço coro às palavras da Ve, do Criative-se!, dá pra notar que você faz uma pesquisa aprofundada do tema...que inveja (boa) amiga! Nesses tempos corridos, respiro porque é automático. Por isso, me perdoa se as vezes sumo, mas sempre corro de volta pra cá pra descansar na sua fonte. Superbeijo.

Livia disse...

Oi, Fabi!
Adorei os biscoitinhos! E obrigada pela dica, já mudei a configuração para popup!
Beijos

Ana Karina disse...

Que graça esses biscoitinhos!
Nossa, é de uma delicadeza tamanha.
Lindinhos.

Bjs!

Nana disse...

Flor, hahahaha
Adorei ver o meu nominho por aqui :)
Olha, eu tinha visto esses biscoitos semana passada, babei horrores, imagina né?
Só que ainda estou na fase dos coelhos, não tive tempo para tentar reproduzir, mas eu fico meio que assim para vender, pq ela já vende, eu acho que é criação dela e o direito dela vender!!!
Mas quem sabe para dar a amigas é um caso legal né?


Bjssss

Sissi disse...

Fabi, eu quis agradecer lá no blog o post "Foto Cantada". Você é fofa e muito querida. Corre lá pra ver. Beijos.

Lidiane Vasconcelos disse...

Ei, Fabi! E onde é que está escrito que presentes a gente só dá no aniversário?! ...kkk...
Que bom que você gostou. Acho você talentosíssima e o que é bom, é para ser mostrado. Tenho dito sempre isso desde que comecei com o Bicha, digo porque acredito e ajo conforme o que penso.
E, claro! Um dia vamos nos encontrar e vamos dar um abraço beeem forte. :)

Patrícia Karina disse...

Fabi
Amei os biscoitinhos, principalmente os do Planeta Amigurumi. Pensei até em fazer minha árvore de natal com eles...
Como sempre, tudo lindo.
Bjks

Uma Mulher de Fases disse...

Fabi, passando correndo pra matar a saudades!
Adorei as várias formas de se fazer os biscoitinhos da sorte, tem pra todos os estilos e aptidões, isso é que é bem legal, pois qualquer um pode fazer, é só ver com qual modelo se identifica mais!
Beijos

Rosi disse...

Fabi, querida
Saudades de vc!
Estou realmente sem tempo para visitar os blogs amigos, meus posts estão todos programados, uma loucura!
Mas hoje resolvi vir conferir o que vc anda aprontando...
Amei os biscoitos da sorte em tecidos e crochês, muito criativo. Aqui em Sampa há uma empresa que faz o tal biscoito (comestível) e padroniza a embalagem da maneira que hoje quiser. Conhece? Chama-se Hakuna Matata.
Tb gostei muito do post sobre fotos e música, sabe que tenho a mania de relacionar esses dois elementos sempre, basta olhar uma foto por mais tempo, de algo que gosto que lembro de uma música...
Bjs

Re Batista disse...

Oi Fabi!
Gente, eu fico pasma com tantas coisas fofas e criativas que vejo!
Adorei!

Uma linda noite pra você!

Ah, estou realizando o primeiro sorteio lá do blog, passa lá tá?

BjOs da Re.

Patricia Pirota disse...

Fabi!
Saudades docê, meu bem...
Menina! Que ótimas essas dicas!
Adorei todas! Ainda mais eu, que sou apaixonada por biscoitinhos da sorte!
Vou tentar fazer...

Um beijão bem grande procê!

Luci Cardinelli disse...

adorei suas dicas!!!! vou tentar fazer!
gosto muito das idéias e de como vc as apresenta.

beijo e ótimo final de semana!

Adriana disse...

Fabi, adorei a ideia dos biscoitinhos da sorte e também todas as dicas e tutoriais que vc postou.Isso sim que é uma pesquisa de verdade. Muito bom!
beijos
Adriana