Noções básicas de Photoshop

Não só para fotógrafos profissionais, mas para todos que se preocupam em imprimir uma foto bonita, o tratamento digital faz uma enorme diferença, acreditem!
Hoje, o trabalho que era realizado em laboratório, pode ser realizado em casa com um software específico para isso. Eu uso, e recomendo, o Photoshop CS3, mas para os iniciantes o Photoshop Elements 6 também é uma boa opção. Para quem não quer ou não dispõe de grana para comprar estes programas existe a versão online, o Photoshop Express, com menos recursos, mas que já ajuda bastante. Outra opção são as versões "opensource", gratuitas, de editores de imagem.
A minha xará Fabiana Correia, do ótimo blog Idéias, Detalhes e Dicas, publicou outro dia por lá um artigo que fala, justamente, sobre um software gratuito que substitui bem, segundo ela, o Photoshop, o GIMP. Não o conheço, mas para quem não tem o pago acho que vale experimentar.
Para vocês terem uma noção da diferença que faz um tratamento das fotos, vou aproveitar uma explicação dada pela Pionner Woman no site dela usando uma foto que tirei com uma máquina, de baixa resolução, em Paris, da Torre Eifel, na minha viagem à Europa em 2005. Ai que saudades!
É uma dica simples e rápida, e dá uma boa introdução para quem não sabe usar o programa. Por ela será possível se familiarizar com os comandos básicos e se instruir sobre camadas ou layers, elementar para quem quer utilizar o Photoshop ou qualquer outro programa similar.



1- Primeiro vá em "File"e clique em "Open". Selecione a pasta que contém o arquivo da foto que deseja tratar e clique em abrir.
2- Você pode ajustar o tamanho da foto de 3 maneiras. Pelo ícone "zoom"na barra lateral esquerda, alterando as medidas no espaço reservado em porcentagem na barra inferior, ou clicando em Ctrl+, para aumentar, e Ctrl-, para diminuir.
3- Na barra lateral esquerda você tem os ícones de edição, como os de seleção e recorte, os para pintar e ilustrar, os para escrever, e os de configuração. Na barra lateral direita estão as janelas de trabalho. Nela você controla o que está fazendo. O primeiro ícone da barra lateral esquerda, uma seta, é o cursor. No momento é só o que precisamos. Ele, por padrão, já vem selecionado quando se abre o Photoshop, mas caso não esteja, clique nele.
4- Depois, na barra lateral direita, dê dois cliques na única camada que aparece, na abinha chamada "layer". A foto que você selecionou está como imagem de fundo, e para trabalharmos nela é preciso transformá-la em camada, o que é possível com este duplo clique. Quando fizer isto aparecerá uma janelinha para você nomear esta camada. Escreva o nome que quiser.


1- Passada esta primeira etapa, para dar o efeito que desejamos é necessário duplicar a camada que nomeamos. Para isto você tem 3 opções: clique em Ctrl+J, ou vá na barrinha inferior da aba "layer", e clique no ícone que fica ao lado da lixeirinha. Também é possível fazer isto no link "layer"da barra superior e clicando em "duplicate layer".
2- Feito isto, e com a camada duplicada selecionada, ou seja, ela fica em azul, vá na caixinha bem abaixo da palavra "layer"desta aba, onde se encontram os chamados "blendings" e clique em "hard light". Pronto! Veja quanta diferença! Só um única ação e sua foto já tomou outra cara! Este blending é ideal para fotos claras, sob luz direta, pois ele reforça os contrastes, "marcando"mais a foto e dando mais realce aos contornos.

Fica lindo, né? Uma mexidinha boba, e a foto fica muito mais interessante. É isso que eu queria mostrar, como é possível mudar uma foto sabendo usar poucos comandos no Photoshop.
Espero que este tutorial sirva de incentivo aqueles que se assustam só de falar no programa.
Quem quiser aprender mais, a Claudinha, do blog Feito à Mão, escrevendo sobre scrapbook, deu ótimas dicas sobre camadas, tutoriais, e aulas de Photoshop. Passem aqui para dar uma olhadinha.
Agora não tem mais desculpas, hein? Vamos tratar as fotos?
'Bora, então pessoal! :)
Até!

18 Deixe aqui seu comentário:

Uma Mulher de Fases disse...

Eu A-D-O-R-E-I o post, em casa, vou baixar o gratuíto e começar a brincar, sempre quis mexer em photoshop e nunca nem consegui imaginar o que fazer, agora ficou bem mais fácil!!
Beijos e obrigada!

Rosi disse...

Ai que puxada de orelha!!!
Tá, tá, tá. Vou aprender esse troço de tratar imagens.
Bjs, querida

Fabiana Correia disse...

Fabi linda, adorei o seu post. Bem explicado e útil demais.
Sabe que não tenho muita paciência de tratar as fotos? Vou começar a mexer nessa área.

Fiquei muito feliz por vc ter citado o meu blog, obrigada pela lembrança.

Tenha um ótimo restinho de semana.

Bjosss

Beta Bernardo disse...

Ficou bem legal o tuto!!!
Tá ficando craque em aulinhas, hein? srsrsrs
Eu adoro photoshop! Fuço, fuço, fuço... sou capaz de não dormir mexendo. Nunca fiz curso, aprendi tudo por aí, pela vida internética e fuçando muito. Sempre me considero capaz de fazer. Hoje considero que domino bem a ferrmaneta, embora ache que ainda tenho muita coisa pra aprender.
Com paciência, gosto e dedicação é possível usar a ferramenta!
Adorei o post!
Bjks, Beta

Beta Bernardo disse...

Ahhh... vc colocou muito bem. O hard ligjt funciona bem pra fotos claras. Nas mais escuras não fica bom o efeito não. É preciso bom senso no usso também, né? Porque o uso indiscriminado faz mal aos olhos! srsrssr
Bjks

Fla disse...

Ai que luxo.
Nunca mais vou pedir para o marido...hehehehe.
Beijos
Fla

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Fabi!
Menina! Estou chocada! Nessa blogosfera só tem mulher high tech! Pelamor!!!! :o
Olhe, vou me recolher a minha insignificância em conhecimentos tecnológicos, e quando eu crescer, discuto sobre isso contigo, tá?

...kkkkk... :D

Mas, oh! Quem quiser se aventurar no uso do photoshop, aqui é o lugar para começar a pensar em dar o primeiro passo. Arrasou, bicha fêmea! Parabéns! :D

...
Pois é, sei que ando lenta com o blog. É que não dá ainda para ficar muito tempo na mesma posição. A barriga começa a doer e apertar no local dos pontos, aí preciso deitar e ficar mudando de posição, essas coisas...

Mas aos poucos o Bicha vai voltando a normalidade quanto ás postagens. :)

Sabe que também devo aderir aos pufes? É como comentei com a Patrícia Pirota, por ele (o quarto) ser pequeno, achar móvel de apoio na mesma proporção pode ser mais difícil. E agora sabendo que contigo tem funcionado bem, devo ir por esse caminho também. :)
Beijos, bonita!

Feito a Mão disse...

Fabiana, que post massa! Meu CS ainda é o 2 e está em português, mas amei suas dicas. Essa ferramenta, por exemplo, eu nunca tinha usado.

Eu nunca fiz curso, assim como a Beta, aprendi na marra fuçando tutoriais pela internet. Me inscrevi em 2 cursos aqui no SENAC e numa escola de informática, mas acabaram não acontecendo por falta de quórum.

Quanto ao sanduba, ele é facinho mesmo. Com certeza sua ajudante dá conta. E bem prático e rápido também. Por isso é bom. Não basta ser gostoso, com o corre-corre do dia-a-dia, a gente quer é praticidade, né não?

Um beijo grande!

Santa Imaginação disse...

Quanta dica óóóótima!!!Obrigada Fabi..Bjs
Zu

Fabiana Correia disse...

Xará, adoraria ter a sua ajuda no photoshop!

Vou começar a testar para ver o resultado.

Bj

Ana Carolina Peixoto disse...

Querida, não tenho como praticar.. :-( Espero a cópia do cd que vc ficou me devendo no domingo...
Bjs,
Carol

Anônimo disse...

Fabi, seu blog está SHOW!!! Variado e super criativo!

Essa dica é ótima, principalmente para quem não tem paciência para fuçar a ferramenta! rs

Beijos de Fortaleza pra vc.

Ah! Pode dar dicas como essa sempre que puder!

Monique

Foto Álbum Exclusivo disse...

foto tratada é outra coisa né Fabi???

um beijo!

Tessituras disse...

Muito bom compartilhar...

Bjs

Uma Mulher de Fases disse...

Vamos combinar assim, vou baixar, tentar usar, e depois faço um email com questões de iniciantes e você poderá colocar as minhas dúvidas em outro post!
Chiquérrimo ter ido à Paris, esqueci de dizer isso no outro comentário...rs!
Beijos!!
P.S. Tô te seguindo...rs

Verônica Cobas disse...

Fabi,

Das coisas inspiradoras para mim, o desejo de aprender e evoluir é sempre uma fonte inesgotável. Quando olho lá para trás e penso na primeira vez que usei o computador. Caramba!!! Os monitores eram monocromáticos, usávamos MS-DOS e o editor de texto era um wordperfect. Aprendi muito. Fuçando, investigando, errando, acertando. Falo isso para você porque hoje, cercada de designers fantásticos, resolvi que em algumas áreas da informática não quero meter o meu dedinho curioso. E o Photoshop, embora entenda as ferramentas básicas, é um deles. Só comodidade e comodismo, se você me permite. Mas acho que orientações como as que você dispõe aqui no blog são excelentes para muita gente.
Ei...adoro seus comentários gentis no blog e nos meus posts. Sempre. Beijo grande. Vê

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Fabi!
É, ando pensando no Bicha e no que pode ser melhorado em termos de organização das informações/conteúdo e em como tudo é exposto. Muito do que eu imaginava consegui executar, só não sei se imaginei o suficiente e o melhor em função das minhas limitações em tudo que seja ligado a informática. Mas o que consegui até agora já me deixa satisfeita, isso até a próxima inquietação. De toda forma, muito obrigada pela disposição em me ajudar. :)
Ah, claro! Até que tenho um “Q” de high tech, sim. Em tempos de máquina de lavar roupa e louça, notebook, web 2.0 e namoro pela internet, quem não é? E eu sou isso tudo. ;)
Beijos

Anônimo disse...

Superb blog post, I have book marked this internet site so ideally I’ll see much more on this subject in the foreseeable future!