Espaço para brincar

Minha filha Sophia, faz um tempinho, mostrou adorar desenhar. Normal, a maioria das crianças nesta idade gosta. Mas, talvez pela minha frustração em não ter este dom, resolvi estimulá-la nesta atividade, até porque é uma ótima maneira dela desenvolver, além de habilidades psicomotoras, a criatividade, liberar suas fantasias, imaginação, enfim, uma oportunidade dela se expressar. Para isso, comprei vários lápis de cor, giz de cera, e mais recentemente, ela ganhou da madrinha um quadro negro.Mas ando inquieta, querendo ampliar o espaço para as criações dela.
Lembrei de uma foto que vi em alguma revista de decoração que, na época, me chamou a atenção por ser um projeto bonito e prático. O arquiteto pintou uma das paredes do quarto de brincar com tinta esmalte verde-escolar, criando uma grande lousa. Ficou lindo, e os desenhos em giz da criançada deram um ar muito mais divertido ao quarto.
O problema é que aqui em casa são só dois quartos, então o cômodo que tem feito as vezes de quarto de brincar é a varanda. Li, aqui e aqui, que não é muito indicado fazer do quarto de dormir o espaço de brincar, apesar de saber que esta é a realidade de muitos lares, e admito que a maioria dos brinquedos de Sophia acaba ficando por lá mesmo, mas quis dar mais espaço para ela, um lugarzinho especial. Então comprei uma daquelas casinhas de boneca grandes, que cabe a criança dentro, bem colorida, espalhei os brinquedos maiores, como bicicleta, patinete, carrinhos de boneca, smart car, e os apetrecos que simulam um micro lar, como fogão, mesa, panelinhas, etc, pela varanda e dentro da casinha. Ficou bem bonitinho e confortável.
Porém, tenho adaptado da melhor forma possível este espaço, pois moro de frente para uma mata e ao lado da praia, numa área que faz um canal para correntes de ar que vem do mar e cruzam com as que vem da Pedra da Gávea. Lindo, mas uma loucura ficar na varanda quando chove. Com o vento, a chuva a invade e vira quase um lago. :) Pensei em usar esta idéia da pintura na parede de lá, mas ela fica encharcada , criando bolhas de ar que acabam descascando a tinta. Uma aporrinhação.
Então, pesquisando pela internet, achei uma idéia que me parece ser a mais adequada para a minha situação, adesivos de parede que podem ser escritos com giz. E achei uns com figuras super fofas. Vejam só:

Imagem retirada de uma anúncio aqui.

Também achei outros adesivos bem bonitos e interessantes aqui.
Achei bem prático, mas ainda estou decidindo, até porque, vejam se não dá para ficar tentada em pintar a parede com estas imagens aqui:

Imagem retirada daqui.









Imagens retiradas daqui.






A parede que me lembrei, infelizmente não consegui achar novamente. Mas nestas buscas acabei me deparando com outras ótimas idéias para quartos de brincar, como aqui e aqui e aqui. Em uma delas achei até um pedaço do parede forrado com quadro branco, uma idéia que minha mãe tinha pensado para forrar alguns móveis do quarto da criança, também deve ficar bem legal.

Imagem retirada daqui.

Gostaram das idéias? Tem outras sugestões para me fazer? Vou adorar recebê-las!
Inté!

14 Deixe aqui seu comentário:

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Fabi!
...hummm... como ainda não comecei a enveredar pelo universo maternal+educacional+lar como ambiente que estimule o desenvolvimento da criança, não sabia que o quarto não fosse o lugar mais adequado para as brincadeiras...

Sabendo disso, acho que vou me valer do quintal para criar um espaço de brincar por lá. Aqui em casa nós temos originalmente 3 quartos, mais um deles já é escritório. Restou o nosso e o quarto que será do bebê.

Me ocorreu um ideia “mirabolante” agora... no teu prédio é possível alteração de fachada? Se sim, talvez fechar a varanda com vidro fosse uma alternativa possível.

Seu post está ótimo.
Parabéns!
Beijos!

Patricia Pirota disse...

Oi Fabi!

Que bom que vc está estimulando o lado artístico da filhota! Dou total apoio.

Achei suas sugestões ótimas!
E pensei cá com as minhas teclas, que talvez, seria uma saída vc comprar aqueles quadros brancos, nos quais se escreve com caneta, sabe? Dá pra pintar a borda colorida, ou então personalizar, colocar bichinhos...
Penso que esse quadro é melhor que o quadro com giz. Porque o giz é feito de cal, e pode fazer mal tanto pra mãozinha quanto pra respiração dela.
Além disso, esse pode ficar no quarto dela, porque não faz sujeira. Daí vc pode colocar uma mesinha ao lado, com lápis de cor, papéis, enfim...

Não tenho experiência nenhuma com crianças, então não sei se dá certo. Mas espero que tenha ajudado...

Sobre seu comentário no cafofo...

Ai mulher, 'brigadíssima pela resposta!
Gostei demais de saber sua opinião, a adorei as dicas, todas anotadíssimas.

Sabe que vc teve a primeira impressão que as pessoas tem de mim "ao vivo"? É muito comum as pessoas me conhecerem, e depois de um tempo dizerem que ficaram com medo, porque eu sou muito "nervosa" nas minhas opiniões. Mas depois descobrem que nem só de fel é feita a Patrícia. Vez ou outra também há mel =)

Sobre as imagens, eu as acho lindas, mas como disse no texto, não tenho muita intimidade com as bichinhas, sabe. Mas andei pensando em colocar umas pra ilustrar. E agora com a sua dica, vou tentar...

Ah! Que bom que gostou da ilustração do Felipe. Aquela menininha sou eu, aos 4 anos =)
Vou pedir pra ele fazer uma arte com ela. Porque se depender de mim, não sai nadinha...

Bom final de semana!
Beijão pra vc!

Patricia Pirota disse...

Fabi!
Mudei a imagem. E vc tinha razão. Ficou bem mais bacana!
Só que, assim... Como sou uma negação com manipuladores de imagem, foi tudo no Paint mesmo [ai meu pai, não me jogue uma pedra, pelamordedeus!].
Assim que meu amigo voltar de viagem, peço pra ele fazer uma descente.

Mas vim aqui pra agradecer de novo a dica. 'Brigada viu, bonita!

Beijo!

Ruby Fernandes disse...

Fabi querida, adorei seu comentário no Bicha, falou tudo.
Bjokas florzita.

Estúdio de Design disse...

Oi Fabi!
Obrigada pela visita (e vim retribuir)! Estou muito feliz que tenha gostado do blog. Não consegui ir neste fim de semana à exposição, provavelmente irei na semana que vem e posto as impressões da exposição.
Descobri que depois de SP esta exposição vai para o Rio, seguem os dados:
Paço Imperial

15 outubro a 29 novembro

Praça XV de Novembro, 48 - Centro Rio de Janeiro - RJ. Tel: (021) 2533.4407 (021) 2533.4359. Site: www.pacoimperial.com.br

Assim, vocês cariocas também poderão aproveitar, não?
Vou atualizar o meu post com estas informações também!
Já conhecia o seu blog, estou inscrita para receber informações por email, mas vou te linkar, assim te visto com mais frequência.

Sobre o espaço para a sua filha, gostei muito do quadro verde, mas ele gera muito pó você não acha? Talvez aquelas lousas brancas sejam mais adequadas pra desenvolver este trabalho, uma vez que a canetinha uma vez apagada não gera pó. Existem tintas laváveis, mas eu realmente não recomendaria, porque geraria uma manutenção grande para você. Gostei também dos adesivos lousa, tem espaço delimitado e geram bons desenhos.Falo sobre a limpeza, porque vivo em um lar de alérgicos! rss. Então tenho esta preocupação sempre! Gostei da dica da Lidi sobre o fechamento da varanda, aqui em SP muitos prédios permitem este artifício e é uma bela área que você ganha para a sala ou até mesmo para um outro espaço. O custo inicial não é muito barato, porque qualquer obra em vidro é um pouco cara, mas sempre penso que você está ganhando um novo "cômodo" na casa.
Beijo grande! Leticia

Feito a Mão disse...

OI, Fabi, que legal vc se preocupar com o espaço da Sophia. Muito importante isso.

Ótimas dicas essas dos adesivos.

A Maria clara nunca fez, mas a Mariana de vez em quando risca uma parede... danada. Mas quem sabe se eu pusesse uns adesivos desses no quarto de brincar e restringisse as riscaduras àquele local?

Vamos ver se eu encontro algo assim...

Ainda não fiz o bolod e limão. Fiz um de chocolate nesse fds, os 3 me venceram na escolha. Acho que farei um para eu levar ao trabalho. Só eu não sou muito fã de choco aqui em casa.

Um beijo enorme!

Santa Imaginação disse...

Fabi, idéias geniais essas de parede lousa ...além de decorar, resolve muitos problemas com pequenos pintores de parede rsrsr...Boa semana para você!
Bjs
Zu

Rosi disse...

Quando criança eu também era arteira e amava desenhar, pena que naquela época não existia essa infinidade de opções para estimular as crianças.
Acredito que o mesmo era usar um quadro branco para a Sophia, realmente não gosto de giz, acho que é prejudicial a saude e se vc colocar no quarto dela então, pode desencandear uma alergia respiratório, sei não.
Boa semana para vc!!!

Uma Mulher de Fases disse...

Na minha época eu pintava as paredes da casa dos meus avós, que por serem apaixonados pela idéia de ter uma criança em casa, não achavam ruim, afinal era só esfregar que sairia!!
Hoje não tenho espaço pros meus filhos, então os brinquedos ficam no quarto mesmo, mas outro dia, forramos o chão com formulários contínuos, pintamos os pés e mãos com guaxe e fizemos a festa por aqui!
Eu adorei a cozinha com a parede como lousa, mas minha renite não ia deixar eu ter uma destas, mas o quadro branco é bem interessante.

Fungindo um pouco, tenho um amigo que colocou uma placa de metal na parede do quarto e fez um mural gigante com fotos, desenhos, ficou ótimo!

Beijos!!

Fabi Carvalhos disse...

Adorei as dicas,obrigada meninas!

Lidi, infelizmente aqui no prédio não é permitido alteração de fachada, uma pena pois sua idéia seria ótima. Bjs.

Pati, menina! Que bom q gostou da sugestão,pq o resultado ficou muito bom mesmo. Parabéns! Qt ao quadro branco acho q acabarei optando por ele e os adesivos pois Sophia é bem alérgica. Bjs.

Ruby, bom vê-la por aqui. Bjs.

Letícia, q boa notícia!q Tentarei ir. Qt ao quadro, como disse p/ Pati acho q optarei por ele mesmo. Bjs, Fabi.

Claudinha, achei a idéia dos adesivos bonita e interessante, acho q colocarei um na varanda, junto c/o quadro branco.
Faça o bolo,sim, vai adorar!Bjs.

Zu, esteas idéias realmente aplacam a tentação dos pequenos, vou adotar urgente!q :) Bjs.

Rose, tem razão. O giz p/ Sophia não é nada indicado. Adotarei o quadro branco mesmo. Bjs.

Sheila, esta tal de rinite é um porre, não? Siphia sofre com isso, tadinha. Terei de adotar o quadro c/caneta mesmo. Conheço este quadros de metal, tenho até um na cozinha q dá para escrever tb, muito legais. Bjs, Fabi.

Fabiana disse...

Oi Xará, gostei muito do seu post. A Sophia tem muita sorte de ter uma mãe como vc, que avalia e corre atras de cada situação. Se a situação é soltar a imaginação, bora ajudar né?
A idéia da pintura na parede é ótima. Inclusive semana passada, no quadro Lar doce Lar, do Caldeirão do Huck, o quarto de brincadeiras da criança foi feita uma parede assim, eu fiquei apaixonada pela parede, é muito lindo, criativo, tdo de bom. Mas como as meninas informaram logo acima, o giz faz mal à saúde, então não seria viavel. Adorei a ideia da Patricia, acho mais viável.
Bj grande!

Leticia disse...

Acredita que apesar de arquiteta, amar paisagens, ainda não conheço o Rio? Preciso ir para conhecer a cidade... uma vergonha, não?
Eu tb ando com máquina fotográfica... rs. E comprei um celular com câmera 5MG pixel para não dar chance pra bobeira... sou descendente de japonês, ai você já viu? Mania de tirar foto vem no DNA.
A minha criatividade é meio caótica... normalmente surge no meio da noite. Quando era mais nova dormia com um bloco de notas na cabeceira, hj sou mas relaxada, o que lembro, anoto, o que não lembro me dá liberdade pra criar...
Beijo!

Re Batista disse...

Imagens fofas mesmo! E sem contar que são ótimas idéias... não tenho filhos, mas tenho sobrinhos pequenos e um monte de amigas com filhos ou que estão gpravidas, e elas vivem pe pedindo dicas para arrumar o quarto dos pequeninos, e agora vou ter mais "experiência" pra passar, rs.
Ótimo post.

Ah, e obrigada pela opinião lá no post da sala.
BjOs e ótima noite!

Ana Carolina Peixoto disse...

Adorei as idéias! Eu estou escrevendo um post sobre o quarto de brinquedos que montei para Malu. O quarto não está totalmente pronto. Ainda faltam alguns detalhes. Mas o resultado para as crianças... é divino! Aguarde o meu post. By the way, vc tem que ir lá com a Sophia...
Bjs